Poemas de Nijinsky são mote para novo solo de Juliana Moraes

 Inspirada pela obra O Diário de Nijinsky, Desmonte marca a volta da bailarina e coreógrafa à cena solo

Criado como resposta a uma experiência pessoal angustiante, quando seu parceiro e codiretor da peça, Gustavo Sol, enfrentou uma grave doença, Desmonte, novo solo de Juliana Moraes, estreia nova temporada em São Paulo. Durante os ensaios, a artista teve contato com a obra O Diário de Nijinsky, que traz depoimentos de um dos maiores bailarinos de seu tempo escritos em 1919, nas semanas antes de sua internação em um hospital psiquiátrico. O encontro com o livro desencadeou o processo de pesquisa da montagem, que volta a ser apresentada em dois espaços de São Paulo a partir de 31 de março.

Inicialmente escrito em prosa articulada, aos poucos as palavras de Nijinsky em seu diário se desmontam em onomatopéias, repetições silábicas e fluxos de pensamento sem nexo aparente. Juliana passou então a se gravar lendo esses poemas, além de escrever textos próprios e adquirir o hábito de registrar pessoas falando na televisão, na rua e em vários outros locais. Os sons derivados das falas gravadas se tornaram o estímulo para a criação de uma movimentação acelerada e fragmentada, que são usadas como impulsos para um corpo em curto-circuito.

“O trabalho lida com muitas camadas de signos, emoções e sensações: a dor do outro para não se perder na própria, a fala que se transmuta em gestos, o balé e sua relação disciplinar pela repetição, estados de presença poética entre o controle e a entrega, o limite não como representação, mas como estrutura cênica”, conta Juliana.

Sempre com entrada gratuita, Desmonte fica em cartaz de 31 de março a 4 de abril, na Galeria Olido e de 6 a 9 de abril, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

SERVIÇO:

Desmonte

De 31 de março a 4 de abril
Horário: 20h
Local: Galeria Olido – Avenida São João, 473 – São Paulo
Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

De 6 a 9 de abril
Horário: 20h30
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – na  Área de Convivência – Rua Três Rios, 363 – SP
Grátis. Retirar ingresso: com uma hora de antecedência.

Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 40 minutos

[Fotos: Cris Lyra]