Porto Alegre Cia. de Dança leva mostra de repertório ao Theatro São Pedro

O Theatro São Pedro, em Porto Alegre, recebe a partir desta quinta-feira, 31, uma curta temporada da Porto Alegre Cia de Dança. A mostra especial traz dois espetáculos do grupo, que se apresenta na capital gaúcha até o dia 3 abril.

Inspirada em poemas de Mario Quintana, As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens abre a mostra e propõe uma viagem coreográfica pela obra do poeta gaúcho, através da técnica de dança japonesa Butoh. O espetáculo cultiva o poder sintético das imagens, metáforas, associações insólitas e outros tantos recursos da poesia de uma das mais extraordinárias figuras no campo da expressão literária nacional.

No palco, encontram-se seres míticos, os anjos de Quintana, que ao som da voz de seu criador e de músicas que o inspiraram, transitam por situações cotidianas, dirigidas pelo coreógrafo paulista João Butoh, expoente da dança Butoh na América Latina e fundador e diretor da Ogawa Butoh Center e da Cia de Butoh, onde pesquisa e desenvolve a Técnica Aiar Butoh, de sua autoria.

Fruto de intercâmbio com o coreógrafo e bailarino escocês Mark Sieczkarek e com direção geral de Tânia Baumann, nos dias 2 e 3 de abril é a vez do grupo se apresentar com Eu Estive Aqui. Concebida no Rio Grande do Sul, a montagem teve sua estreia na Alemanha, em Wuppertal – sede do Tanztheater de Pina Bausch, percorrendo outras cidades do estado de Nordrhein-Westfallen.

O espetáculo faz um aprofundamento da busca humana, independentemente de local e tempo. Apontando para o eterno que há em cada instante, através de painéis translúcidos, traz para o palco a intensidade do momento presente, convidando a um mergulho sensorial, induzido pelas trocas de luz. Misteriosamente conectado a um figurino elegante e a um cenário inspirado na flora brasileira, instaura um ritual mágico e hipnótico, embalado por músicas do Cordel do Fogo Encantado, Caetano Veloso e Naná Vasconcelos.

Surgida da união de forças criativas e representativas da comunidade de artistas, pensadores, técnicos e executivos, desde o princípio a atuação da Porto Alegre Cia de Dança tem se pautado por uma independência artística e gestão autônoma. Sem um coreógrafo residente, o grupo busca dançar a diversidade, através das mais atuais linguagens contemporâneas desenvolvidas por criadores do Brasil e do mundo.

SERVIÇO:

As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens
Dias 31 de março e 1º de abril, às 21h

Eu Estive Aqui
Dias 2 e 3 de abril, às 20h e às 18h, respectivamente.

Ingressos: R$ 20 (inteira)

Local: Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n° / Centro Histórico / Porto Alegre/RS
Telefones: (51) 3227.5100 / 3227.5300

 

[Fotos: 1 – Eu Estive Aqui  © Gabriela Paludo Sulczinski  / 2 – As Únicas Coisas Eternas São As Nuvens © Lívia Auler]