Projeto Co. convida moradores de São Bernardo para ‘passeios dançados’ no ABC

A companhia Projeto Co. convida habitantes, trabalhadores e transeuntes do centro de São Bernardo do Campo, especialmente das imediações da Rua Marechal Deodoro, para um ‘passeio dançado’ pela região central de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista –  com o propósito de olhar para espaços já conhecidos e ressignificá-los através de uma experiência corporal. A ação é um dos experimentos que fazem parte do projeto Díptico das Multidões, financiado pelo edital Proac, do governo do estado.

São propostos dois roteiros diferentes. Nas tardes de sábado, dias 18 de março e 2 de abril, é o chamado Passeio das Praças, com duas horas de duração, indo da Praça Santa Filomena até a Praça Lauro Gomes. Nas manhãs de domingo, dias 19 de março e 3 de abril, é o Passeio das Pedras, indo pela Rua Marechal Deodoro até a Praça Lauro Gomes.

Segundo Paula Petreca, criadora da Projeto Co., a ideia desse percurso é fazer uma exploração sensível dos lugares, estimulando os cinco sentidos – inclusive o paladar, sendo que o passeio inclui um piquenique. “Essa é uma ação de relacionamento com a população local, aonde vamos realizar pequenas danças em espaços históricos da cidade, criando um circuito na região central de São Bernardo, que percorreremos a pé (…) A ideia é mesclar passado e presente numa narrativa dançada, que percorre a principal rua de nossa cidade, o antigo caminho do mar”, explica.

Os locais foram escolhidos não somente pela grande circulação de pessoas, mas pela diversidade – são lugares em que passam pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais, profissionais, vindas de diferentes bairros – o que permite o contato do trabalho com um público bem abrangente, e não só o especializado em dança.

Não é a primeira vez que essa companhia leva dança para a cidade. Desde 2010, toda a pesquisa do grupo é voltada para a relação do corpo com o espaço urbano, considerando, sobretudo o modo como os corpos se movem moldados pela arquitetura, e também a forma como a relação entre as pessoas que transitam cotidianamente pelas ruas, pode adensar o sentido das obras de arte.

 

Serão até 16 participantes por passeio e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail projetoco@gmail.com até o dia 15 de março.

 

ROTEIRO 1 – PASSEIO DAS PRAÇAS – (atividades para tardes de sábado)
Dias 18 de Março e 02 de abril às 15h – 2h de duração com lanche incluso
Ponto de partida – Praça Santa Filomena
Ponto de chegada – Praça Lauro Gomes

ROTEIRO 2 – PASSEIO DAS PEDRAS – (atividades para manhãs de domingo)
Dias 19 de Março e 03 de abril às 10h – 3h de duração com lanche incluso
Ponto de partida – Rua Marechal Deodoro, nº 515 (em frente a tecelagem Vitória)
Ponto de chegada – Praça Lauro Gomes