Projeto Dança Maré! leva oficinas e espetáculos ao CAM

Novo projeto patrocinado pela Lei de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura, o Dança Maré! leva para o Centro de Artes da Maré – CAM, no Rio, dia 14 de março, o espetáculo Sob Rodas, de Renato Cruz. A apresentação faz parte do primeiro módulo do programa, que segue até maio com obras do universo das danças urbanas e ao longo de todo ano leva oficinas e espetáculos ao espaço.

Coprodução do Festival Panorama 2014 e criado durante residência na 4ª edição do Entrando na Dança, Sob Rodas fala das diferenças, dos pontos divergentes que se cruzam: o velho com o novo, o homem com a mulher, o nordestino, o sudestino, o nortista e o norte.

Elemento de forte simbologia na cultura Hip Hop e presente em todos os eventos do gênero, a roda é lugar de ascensão, de construção de protagonismo. Durante a pesquisa das histórias de cada bailarino, de suas expectativas e angústias dentro e além do processo de criação, Cruz construiu, através de diversas metáforas, um retrato das pressões que pairam sobre as cabeças daqueles que vivem este universo.

Graduado em Dança e pós-graduado em Artes Cênicas, Renato Cruz foi bailarino da Cia. de Danças da Cidade de 2003 a 2013, dirigida por Marise Reis e Roberto Pereira. Foi intérprete colaborador da Cia Dani Lima de 2006 a 2008 e atualmente é diretor da Companhia Híbrida. É diretor do projeto social Arte é o Melhor Remédio, patrocinado pela Unimed-Rio/Ministério da Cultura e diretor artístico da Arena Híbrida Festival de Hip Hop, um dos mais importantes do gênero no Rio de Janeiro, e o mais antigo, com 10 edições.

Foto: Sob Rodas, de Renato Cruz © Pedro Farina

Serviço:

Sob Rodas, de Renato Cruz

Data: 14 de março, sábado
Horário: 18h
Local: Centro de Artes da Maré – Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Nova Holanda – Rio de Janeiro
Classificação etária: 12 anos
Entrada gratuita.