Projeto Histórias ao Pé do Ouvido resgata a dança pernambucana através de podcasts

Assim como contar é reviver uma história, o projeto Histórias ao Pé do Ouvido não só resgata como traz importantes entrevistas de artistas da dança do Recife. Liderado pelos pesquisadores e bailarinos Elis Costa e Marcelo Sena, também orientador da pesquisa, o trabalho traz oito episódios de podcast que dialogam com o passado e apresentam uma abordagem descontinuada sobre questões como temporalidade, linguagem, profissionalização, formação, movimento e política na dança.

Desde janeiro de 2014, Elis e Marcelo vêm se debruçando sobre entrevistas realizadas entre os anos 2003 e 2004, em formato de áudio. O material, captado pelo Acervo RecorDança, apresenta informações importantes sobre a dança no Recife entre 1970 e 2000. “Através do podcast, que é um arquivo digital de áudio, a gente colocou várias pessoas importantes para conversar. Pessoas que estão e não estão mais vivas, mas que tiveram grande contribuição para o desenvolvimento dessa arte no Recife”, aponta Elis.

Durante o processo, foi feita a análise e a compilação de um extenso material, que recebeu edição a partir de eixos temáticos, levando em consideração também o contexto histórico de cada entrevistado. “Acredito que o público vai se interessar por este produto, pois ele não precisa de intermediação e traz a questão da acessibilidade, já que pessoas que não podem ver também terão acesso”, pontua Costa.

O projeto está disponível no site do Acervo RecorDança e será enviado para a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, a Biblioteca Joaquim Cardozo (CAC/UFPE), a Escola Municipal de Arte João Pernambuco e a Fundarpe. A pesquisa tem incentivo do Funcultura e da Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco.