Projeto Interação e Conectividade chega a sua oitava edição em Salvador

Entre os dias 21 e 30 de agosto, Salvador será palco da oitava edição do projeto IC – Interação e Conectividade. A partir da perspectiva curatorial Arte, Tesão e Outras Transas, o evento traz dez dias de intensa produção e diálogo artístico, com sete espetáculos internacionais e nacionais, incluindo uma obra infantil, além de projetos de arte, encontro musical e oficinas.

Este ano, a edição traz duas grandes novidades que movimentam a programação: o projeto Curta Teatro, em que quatro cineastas terão a oportunidade de se colocarem em outro lugar na criação, elaborando ações experimentais, e o programa de web-rádio Discoreografia, onde Elisabete Finger recebe artistas que costuram suas histórias, memórias e projetos artísticos.

Um dos destaques da programação, o espetáculo Pindorama, da Lia Rodrigues Cia. de Danças, aterrissa pela primeira vez na capital baiana. Movido pelo questionamento da vida em conjunto – quais os limites e singularidades? –, a obra marca a abertura da programação e fica em cartaz nos dias 21 e 22 de agosto, às 20h, na Quadra do IFBA, com entrada franca.

A edição também inaugura um novo modelo de se relacionar com o público, através da criação do canal ICTV. Durante o festival, serão produzidos conteúdos audiovisuais originais para serem veiculados na web e na TV.  

Programação traz o olhar do artista-curador 

Realizado desde 2006 pela produtora cultural e ambiente de criação Dimenti, o IC – Interação e Conectividade tem potencializado a relação entre a produção contemporânea em dança e outros campos da criação artística – cinema, música, artes visuais, teatro, escrita –, experimentando novos parâmetros de curadoria e programação.

A partir dessa perspectiva, as diretrizes do projeto estão conectadas aos princípios que norteiam as práticas dos seus realizadores e participantes: experimentação artística, criação em risco, flexibilidade e criticidade. Desse modo, o projeto pensa a arte e, mais especificamente, a dança como uma prática complexa mobilizada por uma pluralidade de conceitos e configurações.

Foto: “Pindorama”, com a Lia Rodrigues Cia. de Danças © Sammi Landweer

Serviço:

IC8 – Arte, Tesão e outras transas

Data: 21 a 30 de agosto
Locais: IFBA – Av. Araújo Pinho, nº39 – Canela – Salvador
ICBA – Av. Sete de Setembro, 1809 – Salvador
Instituto Feminino da Bahia – Rua Politeama, 2 – Politeama, Salvador
Teatro Sesc-Senac Pelourinho – Largo do Pelourinho, 19 – Pelourinho, Salvador
Amsterdam Pop Club – Largo dos Afiltos, s/n, Mirante dos Aflitos, Salvador
Aliança Francesa – av. sete de setembro, 401 – barra, salvador
Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande – Salvador
Casa-Museu Solar Santo Antônio – Rua Direita do Santo Antonio, 177, Salvador,
Ingressos: O projeto envolve atividades gratuitas ou a preços populares, com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia).