Projeto transforma lajes da periferia em espaços de exposição em Salvador

O projeto #OcupaLajes, que realiza desde fevereiro oficinas e mostras artísticas no Subúrbio Ferroviário de Salvador, pretende agora circular por outras regiões da cidade. Até o dia 20 de abril está aberta a seleção para pessoas interessadas em transformar sua laje em um espaço cultural. Serão contempladas três lajes da periferia com uma exposição de Artes Visuais no mês de junho, com duração de quatro dias e custos de montagem assumidos pelo projeto. O regulamento completo e ficha de inscrição estão disponíveis na página do projeto.

A laje é destacada no projeto por ser entendida como espaço representativo da periferia, tido como lócus experimental de socialização dos seus moradores, familiares e vizinhos. Tal perspectiva tem como precursora a experiência do Acervo da Laje, espaço responsável pela iniciativa que já integrou importantes eventos como a 3ª Bienal da Bahia e 31ª Bienal de São Paulo. Desde 2011, o local mostra que no subúrbio as lajes podem ser espaços de difusão das artes visuais, por aproximarem-se de populações historicamente afastadas do circuito artístico tradicional.

A exposição itinerante a ação de encerramento do #OcupaLajes, com execução prevista de 4 a 21 de junho. Até maio, o projeto finaliza o ciclo de oito oficinas e quatro mostras artísticas voltadas preferencialmente a crianças e jovens da periferia de Salvador. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Salvador.

O Acervo da Laje

O Acervo da Laje

Localizado em São João do Cabrito, bairro vizinho à Plataforma, o Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador, região que reúne 10% da população da capital baiana. Sua galeria é composta por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças.

Criado em 2011 por José Eduardo Ferreira Santos, Mestre em Psicologia e Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Acervo está aberto para visitação gratuita. Interessados devem fazer agendamento através dos telefones (71) 3401-1244, 99929-8934 e 99382-8185.