Qual a questão, afinal? | What’s the matter, after all?

Um dos aspectos que tem sido continuamente marcado como atributo da dança contemporânea refere-se à transformação do assunto da obra em uma questão. Neste sentido, o caldeirão dança contemporânea abriga propostas de coreografias, performances e, até mesmo de conferências, com indagações múltiplas e variadas: algumas inteligentes e claras, outras que não são facilmente compreendidas e, até mesmo, aquelas que são incompreensíveis.

Contribuindo com a reflexão acerca das muitas danças contemporâneas que vêm sendo feitas no Brasil e pelo mundo, aconteceu em Brasília, a 9ª edição do Festival Internacional da Novadança.
O evento engloba apresentações, workshops, mostras de filmes e vídeos, encontro de criadores e coreógrafos, e propõe, desde sua criação em 1996, promover o intercâmbio de informação e o aperfeiçoamento de dançarinos e coreógrafos, criando um pólo de desenvolvimento da dança contemporânea na região centro-oeste.

Este festival, que tem crescido e se transformado a cada ano, vem aprendendo com a própria experiência abandonando, gradativamente, as reflexões sobre a New Dance e assumindo a complexidade e diversidade das temáticas da dança contemporânea atual. Neste ano, a programação incluiu a mostra de filmes Dançando para a Câmera, premiando e exibindo Vídeos-Dança brasileiros e o seminário Toda Criança Dança, com a participação de artistas, professores e arte-educadores, que abordaram questões sobre o ensino da dança e a dança na educação.

Se uma das preocupações do festival é a formação de opinião, o caminho a ser trilhado parece estar se solidificando, uma vez que as reflexões estão saindo das salas dos encontros de criadores e coreógrafos e das conversas com os artistas, adotando outros formatos, entre eles o de seminário. Ao que parece, tem-se assumido que na dança o pensar caminha com o fazer. Assim, quem ganha é a comunidade que pode começar a formar, de fato, opiniões diversas sobre as múltiplas danças contemporâneas que foram selecionadas para o festival.

Se foi intencional ou não a opção por colocar obras tão díspares num mesmo evento, ninguém sabe, o fato é que se apresentaram, nesta edição, profissionais e cias de diversas localidades, com questionamentos e níveis de maturidade muito diferentes e, se a intenção era mesmo essa, faltou explicar esse acomodamento. Se apresentaram, neste ano: a Balangandança Cia (SP), Eliana Carneiro (Brasília), o baSiraH – Núcleo de Dança Contemporânea (Brasília), Jérome Bel (França), Gustavo Ciríaco (Rio de Janeiro), Wesley D’Alessandro (SP), Andréia Nhur (Sorocaba), Malgorzata Haduch (Holanda), Damián Muñoz (Espanha), Peter Lavratti (SP), Marise Dinis (Belo Horizonte), Patrícia Werneck (SP), Hisako Horikawa (Japão) e Cia Márcia Duarte (Brasília).

Como mérito do evento é que, de fato, este tem atingido seus objetivos, promovendo a comunicação, o intercâmbio, o aperfeiçoamento de profissionais da dança, além da formação de opinião.
No entanto, lembramos que distinguir ajuda a qualificar e o perigo de não ficarem explícitos os objetivos das escolhas, é o público começar a formar a opinião de que isso e aquilo pertencem ao mesmo campo de conhecimento ou de que não gosta de dança contemporânea e, não perceber que não gostou daquela dança contemporânea. Fato que, ao nosso ver, merece ser pensado. Lembramos que, quando pensamos juntos, Brasília ganha e a dança ganha.

Susi Martinelli* – Pesquisadora, professora do Instituto de Educação Superior de Brasília. Doutoranda em Psicologia na área de criatividade. Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP.
Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

One of the aspects that has been continuously marked as an attribute of contemporary dance refers to the transformation of the work subject into an issue.

In this sense, the contemporary dance kettle holds proposals of choreographies and performances and even conferences with multiple and varied speculations: some intelligent and clear, others that are not so easily understood, and even those that are incomprehensible.

Contributing with the reflection on many contemporary dances that are taking place in Brazil and the rest of the world, the 9th International Novadança Festival took place in Brasília, involving presentations, workshops, film and video exhibits and meetings between creators and choreographers. Since its first edition in 1996, the event has aimed to promote the exchange of information and professional training of dancers and chorographers, creating a center for contemporary dance development in the Central Western region of the country.

This festival, which has grown and transformed each year, has learned through its own experience, gradually abandoning the reflections on New Dance and assuming the complexity and diversity of current contemporary dance themes. This year, the programming included the film series Dancing for the Camera, the awarding and exhibition of Brazilian Dance Videos, and the seminar Every Child Dances, with the participation of artists, professors and art educators, who dealt with issues surrounding the teaching of dance and dance in education.

If one of the concerns of the festival is the forming of opinion, it appears that the path is beginning to take shape, since the reflections are leaving the meeting rooms of creators and choreographers and the conversations with artists, adopting other formats, among them the seminar. And by what it appears, it has been assumed that in dance, thinking accompanies doing.

In this way, the winner is the community that can begin to form different opinions about the different contemporary dances that were selected for the festival. Whether the choice to place such different works in the same event was intentional or not, nobody knows.
The fact is that in this edition professionals and companies from different places presented together, with very different ideas and levels of maturity and, if the intention was really this, there was no explanation for this accommodation.

This year, the following professionals performed at the event: Balangandança Dance Company (SP), Eliana Carneiro (Brasília), baSiraH – Contemporary Dance Center (Brasília), Jérome Bel (France), Gustavo Ciríaco (Rio de Janeiro), Wesley D’Alessandro (São Paulo), Andréia Nhur (Sorocaba), Malgorzata Haduch (Holland), Damián Muñoz (Spain), Peter Lavratti (São Paulo), Marise Dinis (Belo Horizonte), Patrícia Werneck (São Paulo), Hisako Horikawa (Japan) and the Márcia Duarte Dance Company (Brasília). To the merit of the event, it has in fact achieved its objectives, promoting communication, exchange and the improvement of dance professionals, in addition to helping form opinions.
Nevertheless, it is important to remember that distinguishing help to qualify and the danger of not leaving the objectives of the choices sufficiently explicit, it is the public that begins to form the opinion that this and that belong to the same field of knowledge or that they do not like contemporary dance in general instead of perceiving that they simply did not like that particular contemporary dance. A fact which, in our opinion, deserves attention. Remember that, when we thing together, Brasília and dance both end up winning.

Susi Martinelli* : Researcher and professor at the Brasilia Institute of Higher Education, Martinelli is currently working toward her doctorate in Psychology in the area of creativity. She has a bachelor’s degree in Dance and is licensed by the University if Campinas (UNICAMP).