Regina Miranda leva o público a uma experiência imersiva em instalação coreográfica

De 18 de julho a 20 de agosto, o público poderá conhecer a instalação P.O.E.M.A., nova obra da coreógrafa Regina Miranda, que fica aberta à visitação das 11h às 20h, na Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro. Além da instalação, no horário das 16h30 às 19h30, também são realizadas performances ao vivo, que se integram à estrutura instalativa.

Em P.O.E.M.A., o aleatório e os desdobramentos que são gerados com a participação ao vivo de público e performers, que transformam concretamente o ambiente sonoro e imagético.

Em um dado momento, um membro desconhecido e voluntário da plateia é ligado a um sensor de alta sensibilidade e o ritmo de sua respiração é que vai gerar e alterar o som e a imagem. Quando o sensor é desligado, cessam também as imagens e a música generativa, estabelecendo-se o silêncio.  A partir daí,  o trabalho se desdobra em mais uma camada , que acontece na integração da dança ao vivo, do videodança e da música original criada a partir de textos de Regina, pelo músico turco Kivanç Tatar, que vem se dedicando à processos generativos de composição. O videodança que é projetado nesse momento é produzido através da técnica de videomapping.

A instalação conta com a colaboração dos artistas internacionais Mirjana Prpa (Servia), arquiteta especializada na criação artística de ambientes de realidade virtual e reúne três intérpretes-criadoras da Companhia de Regina Miranda – Marina Salomon, Patrícia Niedermeier e Marina Magalhães. A cenografia é de Natalia Lana, os figurinos de Luiza Marcier, o vídeo de Barbara Branco e a luz de Luiz Paulo Nenen.

 

P.O.E.M.A., com a Cia Regina Miranda
De 18 de julho a 20 de agosto
Visitação das 11h às 20
Performances das 16h30 às 19h30

Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
Classificação: Livre
Entrada gratuita

 

[Foto: Divulgação (C) Adriano Fagundes]