Rio-SP: Performances e espetáculos agitam fim de semana

Segue até o dia 30 de junho o PERFORMANCE EM ENCONTRO, evento que reúne 55 artistas e coletivos nacionais e estrangeiros (México, Argentina, Colômbia, Chile, Portugal e Canadá) em 54 performances, cinco rodas de conversas/debates temáticos, quatro exposições de fotos e quatro sessões de videoperformances, no SESC Campinas.

O projeto encerra um ciclo de programações mensais que discutiram, ao longo de 19 meses, a performance como uma linguagem, trazendo sempre artistas para fazerem debates, workshops, oficinas, além de se apresentarem para o público da unidade e de espaços públicos na cidade. Todas as atrações são gratuitas. Confira a programação completa aqui.

No Rio, o novo trabalho da Companhia REC volta com curta temporada no Teatro Eva Herz para mais duas apresentações nesta sexta e sábado. , que significa Você ou Tu em crioulo cabo verdiano – o terceiro trabalho do grupo – é uma criação sobre incorporações velozes, estados fugazes e fragmentos da memória. Em maio, o espetáculo teve curta temporada na Arena Carioca Dicró e no Teatro Angel Vianna (Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro).

A partir da construção de estados, os intérpretes promovem criações instantâneas de movimentos e encontros inusitados. O trabalho, além disso, encontra inspiração em fenômenos do universo como órbitas, magnetismo, forças de atração e repulsa entre corpos, gravidade.

A coreógrafa Alice Ripoll explica que outra influência para a construção da coreografia foi o universo construído pelo cineasta Tarkovski no filme Solaris, de 1972. “Neste filme são traçados paralelos entre estados de consciência, realidade dos fenômenos psíquicos como a memória, e um planeta desconhecido”. Padrões de movimentos dos astros, como as órbitas, inspiraram o grupo a visitar um ambiente ritualístico e a ancestralidade africana, de onde aparecem influências da capoeira na movimentação, e das batucadeiras de Cabo Verde na música do trabalho.

Foto: Espetáculo Bô, com a Companhia REC © Renato Mangolin

 

Serviço:

PERFORMANCE EM ENCONTRO
Dia 19, sexta, das 16h às 23h (abertura);
De 20 a 30/6, sábados e domingos, das 9h30 às 18h. Terça a sexta, das 9h30 às 22h.  Performances, debates, workshops e exposições.
Grátis.
Local: Sesc CAMPINAS – Endereço – Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas – SP

Espetáculo “BÔ”, de Alice Ripoll

Dias 26 e 27 de junho
Horário: sextas e sábados, às 19h30
Local: Teatro Eva Herz | Livraria Cultura – Cine Vitoria (Rua Senador Dantas n° 45) – RJ
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia)
Duração: 50 minutos | Classificação: 10 anos
faz parte do projeto Cia REC – Manutenção 2015 e possuiu patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura.