Rumo à expansão | Towards expansion

Vamos começar pelo português. Rumos são caminhos com direções.O Rumos Dança, que o Itau Cultural promove a cada dois anos, nasceu como um diagnóstico, ao qual se seguiram importantes ações que respondiam à análise dos sintomas apurados. O corte de verbas sofrido para a sua segunda edição, acontecida em março passado, inviabilizou a continuidade e aprimoramento do projeto original. A partir dessa restrição, precisou enfrentar uma outra, vinda do jornalismo cultural de hoje (quase nenhum espaço para a dança, ausência de discussão crítica no que ainda é, eventualmente, publicado). A soma de ambas implicou numa indevida aproximação deste evento à vala comum dos festivais-vitrines, aqueles que montam uma programação de espetáculos e a complementam com uma atividade aqui e outra ali.

Felizmente, apartando-se desse modelo, o Rumos conseguiu manter o caráter de aposta em um projeto. Um de seus diferenciais continua sendo o de viabilizar a encenação de: a) propostas coreográficas vinculadas a um percurso de pesquisa; e b) que representem uma tendência relevante na dança contemporânea brasileira. O artista selecionado recebe uma verba para montar a sua proposta e ganha também a documentação em vídeo profissional do resultado a que chegou.

Como fiz parte da comissão que indicou os 32 projetos dentre os 415 apresentados (ao lado de Dulce Aquino, Fabiana Britto, Alejandro Ahmed e Henrique Rodovalho), sei que se buscou oferecer um diagrama de tendências. Por razões de orçamento encurtado, dos 32 somente 14 aconteceram ao vivo e 18, em vídeo. Além desses, pela primeira vez houve também uma seleção de trabalhos em videodança, realizada por outra comissão, que contemplou Pé de Moleque (Dafne Michellepis e Kiko Ribeiro) e Dentro do Movimento (Patricia Werneck e Chico de Paula) – obras que também foram exibidas na inconveniente e inadequada Sala Azul do Itau Cultural que apresentou os outros espetáculos – um auditório mal adaptado que oferece visão parcial de todas as suas poltronas. As duas instalações aconteceram na Galeria Vermelho.

Valeria deixar muito claro que o Rumos Dança não apresenta a seleção dos melhores trabalhos do ano e nem tem compromisso com uma distribuição geopolítica da sua representatividade, caso contrário, seria preciso tornar público um critério para o peso que cada estado teria nesse mapa (ICMS? censo? parâmetro eleitoral?). Fundamental é não esquecer que o alcance do Rumos Dança ultrapassa aquilo que exibe durante a semana da sua realização. Exemplo: a Base de Dados nascida em 2002 foi atualizada (inclui instituições, periódicos, festivais e produções de dança brasileira), alguns dos espetáculos serão apresentados em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, curadores nacionais e internacionais que assistiram ao evento já manifestaram interesse em programar alguns artistas.

Evidentemente, o maior saldo vem sempre da oportunidade do convívio – preciosidade num país do tamanho do nosso, onde a informação simplesmente não circula. Para a próxima edição, seria desejável que existisse um local capaz de receber artistas e público também depois dos espetáculos. Estimular e promover diariamente a troca entre artistas, bem como entre artistas, interessados e críticos, muito provavelmente contribuiria bastante para a ampliação do processo de qualificação do discurso da dança entre nós. Também ajudaria se fossem propostas novas formas de discussão e debates fora do habitual modelo de palestra, conferência, mesa redonda ou seminário expositivos. Exatamente porque o país é gigantesco e ninguém sabe tudo o que acontece em todos os outros lugares, o intercâmbio que um evento como esses possibilita pode ser muito otimizado.

Seria preciso também repensar o sistema adotado pelo Itau Cultural com relação aos ingressos. Numa época em que se imprime ingresso em casa para ir ao cinema, precisar se submeter à fila para senhas na chuva, seguida de fila para entrar na sala de espetáculos não mais se justifica.

Institucionalmente, o ganho foi importante, uma vez que todas as atividades propostas (inclusive as que aconteceram fora, na Galeria Vermelho), tiveram lotação plena, com gente voltando por falta de ingresso. A direção do Itau Cultural deve ter percebido a vitalidade da cena contemporânea brasileira de dança, que se mostrou capaz de interessar curadores e programadores da cidade, do país e internacionais – mérito de Sônia Sobral, a coordenadora de artes cênicas, que assinou o projeto deste ano. Espera-se, portanto, que o próximo Rumos Dança seja tratado com a dignidade que merece, recebendo condições de praticar o que lhe confere o sentido de seu nome: voltar a ser um diagnóstico com prospecção realizada por pesquisadores, publicando este resultado, e voltar a ser novamente capaz de atuar naquilo que detecta.

Trilhas contemporaneas e alguns desvios

Maíra Spanghero

Dentre as inúmeras reflexões que poderiam ser levantadas a partir das obras apresentadas pelos artistas selecionados na Mostra Rumos Dança, duas delas chamam a atenção: a disparidade e o aspecto político. As discrepâncias ou disparidades podem ser percebidas na maneira de entender o que seja dança contemporânea, no modo de proceder durante a investigação, no estágio de implementação no corpo, na articulação das informações e no tempo em que o processo de pesquisa vem se realizando. Já o aspecto político pode ser dimensionado no assunto que foi escolhido para ser tratado coreograficamente, nos posicionamentos e questionamentos que cada criador coloca e, na responsabilidade e atitude que o público precisa assumir como tal.

Para continuar a ler, clique aqui.

*Maíra Spanghero é autora do livro A Dança dos Encéfalos Acesos, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e, professora convidada do curso de Tecnologias e Mídias Digitais (PUC/SP) e do Curso de Especialização em Dança Cênica (UDESC/SC).
Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

Let’s begin with the Portuguese meaning of the word. “Rumos (Paths)” are ways in a direction. Rumos Dança, sponsored by Itau Cultural every two years, arose as a diagnosis and was followed by important actions that responded to the analysis of the detected symptoms. The funding cuts it suffered for its second edition last March halted the continuation and improvement of the original project. After that restriction was imposed, it was forced to confront another, today’s journalism (with almost no space for dance and the absence of critical discussion in the text that is eventually published). The sum of both these hindrances was the unfair approximation of this event with the common gutter of “showcase festivals”, those that set up a programming for performances and complement them with an activity here and there.

Fortunately, parting from the model, Rumos was able to maintain its sense of adventure. One of its differentials continues to be its ability to organize and implement a): choreographic proposals connected to a body of research; and b) proposals that represent a relevant trend in contemporary Brazilian dance. The selected artists receives funding to create a proposal and to also a professional video documentation of the final result.

Because I was a part of the commission that nominated 32 projects among the 415 that were presented (next to Dulce Aquino, Fabiana Britto, Alejandro Ahmed and Henrique Rodovalho), I know that the programming sought to offer a diagram of trends. Due to a tightened budget, of the 32 that were chosen only 14 were performed live and 18 on video. In addition to these, for the first time there was also a selection of video dance works undertaken by another commission that included Pé de Moleque (Dafne Michellepis and Kiko Ribeiro) e Dentro do Movimento (Patricia Werneck and Chico de Paula) – works that were also exhibited in the inconvenient and inadequate Blu Room of Itau Cultural – an auditorium that was poorly adapted and that offers only a partial view from all of its seats. The two installations occurred at Galeria Vermelho.

It is worth noting that Rumos Dança does not present a selection of the best works of the year. In fact, it does not even have a commitment with a geopolitical distribution of its representativeness. In order to achieve such representiveness, a criteria would have to be publicly implemented that would grant a proportionate weight to each state (ICMS? census? electoral parameter?). It is fundamental that we not forget that the scope of Rumos Dança surpasses those performances that are exhibited during the week that it takes place. Example: The Database founded in 2002 was updated (including institutions, periodicals, festivals and Brazilian dance productions), and some of the performances will be presented in Belo Horizonte and Rio de Janeiro. In addition, national and international trustees that watched the event have already expressed interest in scheduling the performances of certain artists.

Evidently, the largest balance always comes from the opportunity of conviviality – precious in a country the size of Brazil, where information simply does not circulate. For the next edition, it would be better if there was a location capable of receiving artists and the public after the performances as well. Stimulating and promoting the exchange between artists, interested individuals and critics on a daily basis would likely contribute immensely to expanding the qualification of local discussions on dance. It would also help if new forms of discussion and debate were proposed that diverged from the normal lecture, conference, round table or expository seminar model. Precisely because Brazil is so gigantesque and no one knows everything about what happens in other places, the inter-exchange that an event likes this permits can be optimized to the fullest.

It is also necessary for us to re-think the system adopted by Itau Cultural concerning admission tickets. In an age where we can print out our tickets at home to go to the movies, making people wait in line for tickets and then wait another line to enter the theatre is no longer justified.

The initiative represented an important institutional gain because all of the proposed activities (including those that took place at the Galeria Vermelho, were completely sold-out, with people returning due to a scarcity of tickets. Itau Cultural must have perceived the vitality of the contemporary Brazilian dance scene, which proved itself capable of capturing the interest of the city’s trustees and programmers, both in the country and on an international level – thanks to scenic arts coordinator Sonia Sobral, that signed the project this year. It is hoped, therefore, that in the years to come Rumos Dança is treated with the dignity that it deserves, and that it receives the conditions to practice that for which it is named: return to being a diagnosis that uses the studies of researchers, publishing this result and returning with a renewed capacity to act in accordance with that which it detects.
Contemporary trails and some detours

Maíra Spanghero

Amongst the innumerable reflections that could be raised from the works presented by the artists selected in Mostra Rumos Dança, two of them call the attention: the disparity and the political aspect. The discrepancies and disparities can be noticed in the way of understanding what it is contemporary dance, in the way of proceeding during the inquiry, in the period of implementation in the body, in the articulation of the information and the period that the research process is being carried through. The political aspect can be dimensionned in the subject that was chosen to be treated in the coreography, in the positionings and questionings that each creator has and, in the responsibility and attitude that the public need to assume as such.

To read more, click here.

*Maíra Spanghero is the author of A Dança dos Encéfalos Acesos. She is at Post-graduate program in Comunication and Semiotics at PUC-SP, where she is invited teacher at Technologies and Digital Medias (PUC/SP). She also teaches Specialization in Scenic dance at UDESC/SC.