Estúdio Ruth Rachou fecha as portas e pede colaboração para quitar dívida

Com 43 anos de existência, o Estúdio sediou sua última aula no dia 22 de dezembro

O ano de 2015 terminou com uma notícia triste para a história da dança brasileira. Após mais de quatro décadas de atuação, e tendo sido um dos espaços mais emblemáticos do ensino da dança moderna e contemporânea no país, o Estúdio Ruth Rachou encerrou suas atividades ao final do mês passado. A última aula foi realizada no dia 22, no endereço mais recente, na Rua Augusta, em São Paulo, que hoje sedia um novo estúdio.

O Estúdio Ruth Rachou foi um dos pioneiros na difusão de duas técnicas que contribuíram muito para a modificação do pensamento sobre corpo e movimento no país, a técnica Graham, nos anos 1970 e 80, e também foi um dos primeiros espaços no ensino de Pilates, logo no início dos anos 1990.

Ruth, hoje com 88 anos, é bailarina, diretora, coreógrafa, professora. Iniciou-se profissionalmente, em 1954, no Ballet IV Centenário, considerado o berço do pensamento moderno na dança brasileira. Foi responsável pela formação de várias gerações de artistas, e, nas últimas décadas, vinha mantendo o espaço ao lado do filho Raul, que hoje garante a manutenção do pensamento construído no Estúdio, por meio das aulas que ministra em outros locais.

Com poucos alunos nos últimos anos, o Estúdio contraiu uma dívida de aproximadamente 60 mil reais e hoje divulga uma campanha de financiamento coletivo para sua quitação.

Quem quiser efetuar uma doação de qualquer valor, deve fazer um depósito ou transferência para a conta do Estúdio, no Banco Itaú, agência 0196, conta 15832-3. O CNPJ é 43306091/0001-09. O depósito deve ser identificado como “Ruth43”, até o dia 31 de janeiro. O histórico do financiamento será publicado posteriormente no site da escola. Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo e-mail: ruth43@uol.com.br

[Na foto: Ruth Rachou, em 2010. Fonte: Wikidanca.net]