Sala de Maravilhas no Largo das Artes, Rio de Janeiro

Concebida como uma exposição, Sala de Maravilhas, reúne um conjunto de artistas da cena todos envolvidos na construção de um lugar, de um inventário, de um presente passado futuro em um mesmo recinto.

Sala de Maravilhas se lança assim à aventura de expor uma coleção de experiências de um grupo de artistas e sua ativação em tempo real no espaço compartilhado com os visitantes de uma galeria. Uma coleção de suas trajetórias artísticas, dos seus dias, de sua inserção em uma história da arte da cena, dos seus imaginários e dos de uma época. A concepção e direção artística é de Gustavo Ciríaco. António Pedro Lopes, Dyonne Boy,  Ignacio Aldunate, Lucía Russo, Lucas Bueno, Milena Codeço e Marcela Levi são os artistas envolvidos no projeto.

Uma coleção de homens e mulheres, de mundanos, de brincantes, de sincretistas, de tropicálias revividas. Uma coleção de sublimes.

Este projeto foi contemplado pelo FADA 2012 (Fundo de Apoio à Dança da Cidade do Rio de Janeiro) e integrou o programa International Creator in Residence, promovido pela Tokyo Wonder Site em uma colaboração multimídia com 9 artistas japoneses. (Tóquio, 2012).

Sala de Maravilhas | Rio é acolhido pelo Largo das Artes no quadro e em continuidade do seu projeto Ações Contemporâneas.

SERVIÇO:

Abertura: 16/05 das 19h às 22h
Exposição: 17/05 à 01/06 (terça à sábado)
Local: Largo das Artes ( Rua Luis de Calmões 2, Sobrado)
Contatos: 21 2224 2985 | largodasartes.com.br

 

Performando o espaço (in)visível

Oficina com Gustavo Ciríaco

Teatro em grego antigo significa lugar de onde se vê, lugar para se ver.  Um lugar onde interpretações, sensações, compreensões são constantemente construídos em relação direta com o que se põe diante de dos olhos.

Um lugar com muitas camadas, o teatro assim como o espaço da galeria oferece um aqui compartilhado, cujos contornos  são constantemente transformados através de ações e dos códigos de se estar junto em um lugar de onde se vê.

Neste workshop o foco será discutir as condições de visibilidade e invisibilidade aplicadas aos espaços de exposição e de apresentação, assim como ao espaço público em geral. Os regimes de atenção e a relação entre arquitetura e experiência serão os pontos chaves para se compreender os contextos, perspectivas e ações que tornam um espaço performático, público ou simplesmente privado. Os participantes são convidados a se engajar em discussões, exibição de vídeos, trabalho prático de criação e experiências em espaços urbanos e de exposição/apresentação.

 Participantes: estudantes e artistas atuantes nas artes visuais e do espetáculo e interessados em geral.

Número de participantes: 10

Participação mediante envio de pequena biografia  para largodasartes@gmail.com

Onde: Largo das Artes
Rua Luis de Camões, 2. Sobrado. Centro, Rio de Janeiro.
Quando: dias 22/5, 23/5 e 24/5 das 10h às 14h.