Selvática recebe grupo de estudos práticos e teóricos sobre artes híbridas

A Casa Selvática, espaço cultural independente gerido por artistas, em Curitiba, em seu quarto ano de existência, tem se tornado uma referência na cidade no que se refere ao caráter interdisciplinar, subversivo, celebrativo e politicamente engajado da produção artística que se desenvolve lá, e ao mesmo tempo pela grande diversidade de escolhas éticas e estéticas dos trabalhos de outros artistas que circulam pelos eventos que realizam.

Até o dia 10 de abril, a Selvática recebe inscrições para o GranGran, grupo de estudos teóricos e práticos que desenvolverá seu trabalho na Casa, de abril a dezembro deste ano. A proposta partiu de quatro artistas selváticos: Francisco Mallmann, Janaína Fukushima, Renata Cunali e Ricardo Nolasco – mas, segundo a carta-convite, o que se pretende é que os propositores não sejam coordenadores do grupo que vai se formar e sim integrantes.

Segundo Ricardo Nolasco, a ideia é construir um lugar de dialogo entre artistas que queiram experimentar e refletir a partir do hibridismo. O grupo reúne referências comuns que são trazidas pelos participantes. Os temas passam pela sexualidade, política, gênero, ficção, morte, desvio e rito. Nolasco conta sobre a função deste referencial: “está ali para ser retrabalhado, negado e subvertido”.

Ao longo de oito meses o grupo irá se reunir quinzenalmente para discutir, experimentar e apresentar esses experimentos em mostras. Haverá também encontros para que cada um dos dez participantes apresente propostas de trabalho, além de momentos com outros artistas, convidados para trazer novas perspectivas e provocações, que atualizem a dinâmica do grupo.

A participação de R$200, para pagamento em duas vezes, ou R$160 para quem pagar em uma parcela. Esse valor será destinado ao aluguel do espaço, ao cachê dos artistas convidados e outras demandas do grupo, como o gasto com as mostras, por exemplo. Quem tiver interesse em participar, pode baixar o formulário de inscrição aqui e enviá-lo preenchido para o e-mail ograngran@gmail.com. As informações completas e a carta-convite estão disponíveis aqui.

 

[Foto: Ricardo Nolasco, um dos proponentes do grupo de estudos, em imagem de Pedro Mansa.]