Verdades inventadas, de Thembi Rosa

Semanas de danças e públicos

O Semanas de Danças terminou no dia 26 de junho com a proposta de colocar em prática um teste: mais dança, associado a atividades de formação, resulta em mais público? Depois de 25 espetáculos e mais de 100 apresentações, a resposta parece ser afirmativa. A proposta caminha na direção da própria vocação do Centro Cultural São Paulo que é a da diversidade, da amplitude de espaços e do livre cruzamento de ideias. Nesta edição em que o tema foi “Públicos”, o evento exibiu três espetáculos a cada noite e ofereceu ações de formação. Além de encontros entre público e artista, palestras junto ao projeto Professor no Centro e montagens para o público infantil. Ainda que a coerência entre os espetáculos seja colocada em segundo plano, por que não motivar crianças, estudantes e trabalhadores das mais variadas origens a frequentar as plateias de dança?

A temporada foi aberta em maio com Percursos de área reescrita, a mais recente obra da J.Gar.Cia Dança Contemporânea, que reestreou no Semanas com elenco renovado, apropriando-se da melhor forma possível do Espaço Cênico Ademar Guerra. Além dele, merece atenção a parceria entre o pianista Banjamin Taubkin e a bailarina Morena Nascimento. Depois de três anos dançando na Tanztheater Wuppertal, Morena traz para o palco lembranças da sensualidade e do onírico presentes na companhia alemã. Uma proposta leve, fluida e afetuosa nascida da vontade dos artistas de diluir música e dança.

Outra reestreia do evento foi Verdades inventadas, da mineira Thembi Rosa. Desta vez, além da instalação Alarm Floor, de Rivane Neuenschwander, a bailarina contou com sons disparados ao vivo por Canário, do duo musical O Grivo. “Os sons acentuam a noção de ambiente, sendo ele capaz de me alterar e ser alterado por mim ”, diz Thembi. O figurino proposto por Ronaldo Fraga, que mimetiza os veios das tábuas de madeira da instalação, acentua ainda mais a ideia de um “acoplamento estrutural”, conceito do cientista chileno Humberto Maturana para demonstrar a correlação entre os seres vivos e o ambiente.

O Semanas aproveitou ainda dois projetos que fizeram parte da mostra Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Specific (NC-NC:SS), no fim do ano passado. O primeiro, Um solo de muitos caminhos, da Cia. Projeto Clarabóia, se inspirou nos fluxos da metrópole para deslocar quatro “palcos-caixas” móveis pelas rampas da Praça das Bibliotecas. Já o segundo, Canto Curioso, de Marina Salgado, foi uma brincadeira com o buraco no fim do Piso Flávio de Carvalho. A proposta do NC-NC:SS era justamente provocar esta interação criativa com ambientes específicos do prédio.

O Semanas teve espaço ainda para comemorar os 10 anos da Cia. Oito, apresentando dois espetáculos de sua trajetória – Modos de Ver, de 2001 e Devoração, de 2008. Resgatou duas das mais recentes obras de Eduardo Fukushima, Entre contenções e Como superar o grande cansaço (este último prejudicado pela qualidade do som no Espaço Cênico Ademar Guerra), e convidou artistas não paulistanos, como Andréia Nuhr, do Grupo Pró-posição, as cariocas Naiá Delion e Claudia Müller, e ainda Gustavo Ciríaco, que contou com a parceria do português António Lopes na estreia de Drifting/Em Deriva.

Por ultimo, vale passar por Ecos, da Cia. Fragmento de Dança, que parte da obra de Frida Kahlo e Virginia Woolf para explorar questões ligadas ao “feminino” na contemporaneidade. Aqui, além da lembrança de um escultural dueto homem-mulher, digno de Rodin e Camille Claudel, fica a sugestão de carregar menos nos “climas” e comunicar algo de forma mais contundente. O mesmo poderia valer para Produto perecível laico, que a Cia. Borelli estreou dia 23. Inspirado na poesia A morte, de Cruz e Souza, o espetáculo dá vazão ao grito sufocado, às dores do corpo-alma, à transitoriedade da matéria de maneira poética, porém ainda instável. Movimentos suaves, rasteiros, tranquilizantes até, apontam para a transformação das nossas dores estanques em danças mais conscientes e pró-ativas. Assunto difícil, ignorado pela maioria, que encerrou com chave de ouro estas tão diversas Semanas de Dança.