SESC Ipiranga recebe espetáculo “A Imagem como Ausência”, de Marcus Moreno

Livremente inspirado na obra e na forma de criar do pintor americano Jackson Pollock (1912-1956), reestreia nos dias 19 e 20 de julho, o espetáculo A Imagem como Ausência, de Marcus Moreno. Parte da programação do projeto É Logo Ali, que acontece no galpão do SESC Ipiranga, a montagem propõe refletir sobre a presença do que não é necessariamente visto ou dito, num espaço em que o corpo se constitui pela própria ação e busca seu modo de fazer dança.

O ponto de partida para a criação foi o da tela em branco, o espaço de acontecimento que está prestes a ser preenchido. A partir do contato com as obras de Pollock, conhecido por subverter o suporte e permitir a queda da tinta com a tela esticada no chão, a composição foi se constituindo com a urgência e o imediatismo de dançar, estimulada pela ação de ‘pintar pintando’, percorrida pela forma, pela cor, pela abstração e sua capacidade de tornar-se movimento.

‘Escorrer’, ‘respingar’, ‘(des)manchar’, ‘(des)controlar’ são alguns dos verbos de ação que serviram como mote para criar uma série de pequenas improvisações. Tendo o corpo como propulsor de questionamentos levantados ao longo dos meses de trabalho, a pesquisa contou com a orientação da artista Key Sawao, que também colaborou com o treinamento corporal.

Foto: © Silvia Machado

Serviço:

“A Imagem como Ausência”, de Marcus Moreno

Data: 19 e 20 de julho
Horário: Sábado, às 20h30 e domingo, às 17h30
Local: Casarão do SESC Ipiranga (Galpão) – Rua Bom Pastor, 709, Ipiranga, SP
Ingressos: R$12
Duração: 40 minutos
Classificação etária: Livre