SESCTV estreia série sobre dança contemporânea

Lugar antes praticamente proibitivo, a televisão vem, aos poucos, abrindo espaço para a dança contemporânea. Prova disso é que estreia no SESCTV nesta quarta-feira (20/05), à meia-noite, a série Dança Contemporânea, que exibirá uma versão condensada de espetáculos, além de entrevistas com coreógrafos e bailarinos e registros de ensaios.

O programa é uma parceria entre o SESCTV e a produtora Pipoca Cine Vídeo – que também participou da execução da série Figuras da Dança, da TV Cultura. “Desde 1971 eu gravo espetáculos de dança. Em 78, criamos o programa Corpo de baile, que registrou toda a movimentação da dança moderna brasileira daquele período. Depois veio a série Coreografia, no início dos anos 80. O diferencial agora é o conteúdo anterior à exibição do espetáculo, com entrevistas e making of para informar o espectador que vai assistir”, explica o diretor da série, Antônio Carlos Rebesco.

O programa de estreia será com Kafka in off (foto), trabalho da Cia. Borelli de Dança gravado em março de 2009, no SESC Santana, em São Paulo. Além de funcionar como um registro documental de uma parte da história da dança, a série pretende levar o espectador a refletir sobre a importância que outras formas de arte como a literatura, a fotografia e as artes plásticas exercem sobre a dança. Na entrevista que antecede o espetáculo, o coreógrafo Sandro Borelli fala sobre o trabalho corporal dos bailarinos e a inspiração na obra do autor Franz Kafka. “Esse espaço para a dança é importante para ampliar o público. Há uma variedade de tendências hoje e a série dá estímulo a quem não está muito acostumado à dança. A televisão deveria servir para educar mais a população”, opina Rebesco.

Ao todo, 21 programas já estão produzidos. No próximo, no ar dia 27 de maio, o público assistirá a Kuarup, ou a questão do índio, com o Ballet Stagium. E no dia 3 de junho será apresentado De.Gelo, com Cia. Maurício de Oliveira.

Clique aqui para saber como sintonizar a SESCTV em cada estado.

Leia também: Jogado é a atração da semana na série Dança Contemporânea