‘Silêncio prenhe’ da Cia Nósláemcasa faz três apresentações em BH

De 1º a 3 de abril o Programa Observatório de Dança Contemporânea recebe o espetáculo Silêncio Prenhe, da Cia da Cia Nósláemcasa, no Espaço Cultural Ambiente, em Belo Horizonte. O espetáculo abre a programação de 2016 do projeto.

A companhia foi criada há 12 anos pela coreógrafa Patrícia Werneck e o músico Celso Nascimento – que neste trabalho também estão em cena – e desde o início tem tido como foco não apenas a montagem de espetáculos mas também as ações formativas, como oficinas, workshops, debates, palestras, além de exposições fotográficas, documentários em vídeo e projetos de circulação, sempre buscando criar um espaço de pesquisa em que música e dança têm o mesmo peso, sem hierarquias.

No processo de criação de Silêncio prenhe, assim como em outros trabalhos da companhia, música e dança são elaborados de forma concomitante. “Som é movimento. A trilha sonora foi criada junto com a coreografia – em todos os ensaios o Celso estava presente. A gente vem treinando há anos nesse sentido. Para isso, inserimos o treino do Tai Chi nos ensaios, para amplificar nossa escuta e afinar nossa conexão”, conta Patrícia.

Neste espetáculo, segundo explica, o ponto chave é a necessidade de vivenciar o silêncio como forma de decantar a informação e potência criativa em contraponto com o excesso de demandas e estímulos propostos pelo cotidiano na contemporaneidade. O início foi a leitura do livro Sobre o Silêncio, da escritora Andréa Bomfim Perdigão, que é constituído de várias entrevistas com pessoas de áreas diversas (artistas, terapeutas, cientistas, etc) falando sobre como cada um entende ou percebe o silêncio

“Temos observado que há uma grande busca pelo silêncio; e falta um espaço de pausa, de reflexão, de desaceleração, de decantação. Achamos fundamental entender o que a gente fala, silêncio é uma sensação e não ausência de som. No nosso trabalho não se trata de falar ‘sobre’ o silêncio, mas de vivenciá-lo. Silêncio Prenhe é como um estado propício à criação. Através do treino/aquecimento, da preparação para entrar na cena, do trabalho de escuta e dilatação corporal, treinamos uma disponibilidade para criar em tempo real”.

 

Silêncio prenhe
De 1º a 3 de abril
Sexta, sábado e domingo, às 20h30
Meia Ponta –Espaço Cultural Ambiente
Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia, Belo Horizonte, MG
Ingressos: R$ 10,00 (Preço único)
Duração: 40 minutos
Classificação: 12 anos
Informações: ambiente@mercadomoderno.com.br
Telefone: (31) 3241-2020