Sob a Pedra Furada | Under the Pedra Furada

Serra da Capivara, Piauí – Carminha, mineira com mais de 20 anos de convívio com os Krahô conta uma linda história: em 1948, o etnólogo Harald Schultz trocou um revólver calibre 22 por um koyré (objeto sagrado) com um índio jovem da Pedra Branca, que desconhecia o valor simbólico dessa machadinha. Desde então, os Krahô vivem sem o coração da tribo. Meses atrás, a antropóloga Vilma Chiara, ex-orientanda de Lévy Strauss, viúva de Schultz, procurou a companheira de pesquisa Niéde Guidon, fundadora e diretora presidente da Fumdham, manifestando o desejo de devolver o koyré para os Krahô. Foi essa emocionante cerimônia de devolução que abriu o festival Interartes 2004, realizado pela FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano).

Poderia parecer precipitado consagrar a importância de um evento ainda na sua segunda edição, mas o Interartes já pode ser considerado um modelo. Dirigido por Lina do Carmo, conta com a competência de Cris Buco e Elaine Ignácio para a sua realização. Debaixo da imponência do céu da caatinga, no anfiteatro da Pedra Furada, cerca de 1.200 pessoas se reúnem a cada noite para embeber-se da diversidade e da abrangência de informação que Lina do Carmo seleciona como programação. Uma platéia sem familiaridade com o tipo de arte que lhe é oferecida e que a recebe como se fosse formada por especialistas. Quem ainda não sabe que é a distribuição democrática da informação que constrói a cidadania, precisa conhecer o festival que vem nos ensinando a ver um Piauí muito diferente daquele apenas associado à miséria e à pobreza com o qual estivemos sempre convivendo.

Evidentemente, o trabalho permanente que esse trio de ouro desenvolve no Pró-Arte Fumdham (o projeto social da Fundham que desenvolve a educação através da arte e a arte através da educação), tem papel central na política contínua de construção de cidadania que vem sendo empreendida na região há mais de 30 anos pela atuação da Fumdham na região, tendo a antropóloga Niéde Guidon à frente. Há muitas singularidades envolvidas no Interartes e uma delas é a transmissão completa e em tempo real de todo o festival, que dura cinco dias, pela TV Meio Norte para todo o Piauí e para parte do Maranhão e do Ceará, com flashes veiculados pela TV Bandeirantes. Comandada pela talentosa jornalista Maia Velloso, que consegue fazer com que 30 horas contínuas de programação ao vivo se transformem em um verdadeiro processo educacional moderno e renovador, essa transmissão comprova, com a sua exceção, o quanto a TV brasileira permanece distante da contribuição cultural que deve ao país. Vem, portanto, do interior do Piauí, o modelo de ponta no relacionamento mediado pelo estado entre a arte (financiada com o dinheiro público via Leis de Incentivo) e a TV (igualmente uma concessão pública).

Nesse novo perfil que o Interartes desenha para o Piauí, muito contribui o apoio do governador Wellington Dias (PT) à Fumdham, e não podem ser esquecidas as importantes ações que a secretária Sônia Terra vem desenvolvendo à frente da pasta da Cultura. A maturidade política com que o governador conduziu a polêmica em torno da exibição do – Samba do Crioulo Doido – serve como exemplo. Na sua denúncia contra o preconceito, Luiz de Abreu faz da bandeira brasileira uma continuação da sua carne nua. A segurança e a serenidade com que fez manter o respeito à expressão artística atestam que o Piauí hoje não mais se alinha com os preconceitos historicamente vinculados à miséria.

Patrocinado pelo governo do Piauí, pela Telemar, pelo Siec (Sistema de Incentivo Estadual à Cultura), pelos Ministérios da Cultura e do Turismo, Caixa Econômica Federal e Petrobrás, e tendo o apoio do Consulado Francês, o II Interartes condensou, durante cinco dias, 14 espetáculos, dez oficinas com as crianças do Pro-Arte Fumdham, quatro palestras no Museu do Homem Americano e uma programação paralela diária no povoado São Pedro com música, artesanato e gastronomia locais.

O que singulariza o Interartes é exatamente o tipo de curadoria que Lina do Carmo realiza com notável agudeza para as misturas entre erudito e popular, nacional e estrangeiro, local e global. Sua programação revelou Sertão, a mais recente produção de Marcelo Evelyn, que nasce madura, sintetizando anos e anos de busca coerente. E apresentou a delicada poesia do teatro de imagens dos franceses da Compagnie Les Rémouleurs, o hilário show típico de cabaré comandado pelo excelente Paul Morocco, um Beethoven tocado debaixo da constelação de Escorpião pela pianista chinesa radicada na Alemanha PI-Hsien-Cheng, que também toca A Arte da Fuga, de Bach, para a própria Lina do Carmo dançar seu exercício de resistência em Fugitus, a cativante Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, a energia do Quasar dançando sem seu cenário habitual (e assim revelando qualidades até então encobertas da sua Coreografia para Ouvir), a bela intimidade compartilhada por João Negreiros em seu solo Marcas, um Brasil que ousa buscar outras formas para sua dança popular com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.

Depois dos Krahô, as crianças do Pró-Arte Fumdham dançaram o Pacto Renovado, demonstrando o quanto cresceram em somente um ano de trabalho. Não poderia haver escolha mais auspiciosa para deixar claro que a realização de cada Interartes promove exatamente isso: renova o pacto que possibilita ao Piauí provar que a arte consolida a cidadania porque é, ela mesma, uma ação social.

Helena Katz é professora-doutora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e crítica de dança do jornal O Estado de São Paulo.Translation by Fabiana Júlio, Ccaps Translation and Localization.

Serra da Capivara, Piauí – Coming form Minas Gerais and having lived with the Krahô for more than 20 years, Carminha tells us a beautiful story. According to her, the ethnologist Harald Schultz exchanged a 22 caliber gun for a koyré (sacred object) in a trade with a young Indian from Pedra Branca in 1948. Schultz did not know the symbolic value of that little hatchet, though. The Krahô have lived without “the heart of the tribe” since then.

Some months ago, the anthropologist Vilma Chiara, who is Lévy Strauss’ ex-student and Schultz’s widow, contacted her research colleague Niéde Guidon, founder and president director of FUMDHAM (Foundation Museum of the American Man). She expressed the desire to return the koyré for the Krahô. It was this touching returning ceremony that opened the Festival Interartes 2004, coordinated by FUMDHAM.

It may sound hasty to give so much value to an event that is only in its second edition, but Interartes can already be considered a role model. It is directed by Lina do Carmo, and relies on the competence of Cris Buco and Elaine Ignácio. Around 1,200 people gather every night to drench themselves in the diversity and scope of information that Lina do Carmo selects as programming under the impotent sky of the caatinga (the drought region of Northeastern Brazil) in the Pedra Furada amphitheatre. It is an audience that is not familiar with the type of art that is offered and that receives it as if it had been created by specialists. Those who still do not know that the democratic distribution of information builds citizenship need to experience the festival that has been teaching us to see a Piauí that is very different from the one that is associated only with hard times and the poverty that we live with.

It is evident that the permanent work that this golden trio develops at Pró-Arte FUMDHAM (FUMDHAM´s social project that develops education through art and art through education) has a major role in the continuous politics of citizenship development, which has been used in that region for more than 30 years (through FUMDHAM) and which is organized by the anthropologist Niéde Guidon.

There are many peculiarities involved in Interartes and one of them is the broadcasting in real time of the whole festival (which lasts five days) by TV Meio Norte for the entire state of Piauí and parts of the states of Maranhão and Ceará, with some flashes by TV Bandeirantes. It was presented by the talented journalist Maia Velloso, who is able to transform a 30-hour live transmission into a truly modern and renewing educational process. This broadcasting proves, with its exception, how much the Brazilian TV remains distant from the cultural contribution that it owes the country. The state-of-the-art model in the relationship that the state mediates between art (supported by public money via Incentive Laws) and TV (also a public affair) comes from the inside of Piauí.

The new profile that Interartes is designing for Piauí gets a good deal of contributions from Governor Wellington Dias (PT) in his support for FUMDHAM. Plus, one cannot forget the important things that the secretary Sônia Terra has been doing in the Cultural sector. The political maturity with which the governor conducted the controversy in relation to the exhibition of the Samba do Crioulo Doido (Samba of the Crazy Black Man) is an example. Luiz de Abreu makes the Brazilian flag a continuation of his bare skin in his fight against prejudice. The security and serenity with which the respect for the artistic expression was preserved prove that Piauí today does not match the prejudice historically connected to poverty.

During five days, Interartes 2004 condensed 14 performances, 10 workshops with the Pro-Arte Fundham children; four lectures in Museu do Homem Americano (American Man Museum) and an every-day parallel program in the town of São Pedro town music, arts and crafts and local gastronomy. All of that was sponsored by the Piauí government, Telemar, SIEC (The State Cultural Incentive System), the Ministry of Culture and Tourism, Caixa Econômica Federal Bank, Petrobras and the French Consulate.

What makes Interartes special is exactly the kind of accurate curator job that Lima do Carmo does for the mixtures between the well educated and the popular, the national and the foreign, the local and the global. Her programming revealed Marcelo Evelyn’s most recent production – Sertão. It arises as mature and synthesizes years and years of coherent search. It also presented a delicate poetry of the theatre of images of the French from Les Rémouleurs, the hilarious typical cabaret performance led by the outstanding artist Paul Morocco. It consists of Beethoven’s music being played under the Scorpio constellation by PI-Hsien-Cheng, a Chinese piano player who lives in Germany. She also plays Bach’s – The Art of Escape – for Lina do Carmo to dance her resistance exercise in Fugitus, the captivating group Cabaçal by the Aniceto brothers, the energy of Quasar dancing wothout its usual set (thus revealing qualities so far unnoticed in Coreografia para Ouvir), the beautiful intimacy that João Negreiros shares with us in his solo Marcas (Marks), a Brazil that dares search for other ways for its popular dance with Ângelo Madureira and Ana Catarina Vieira.

After the Krahô, the Pró-Arte Fumdham children danced O Pacto Renovado (The Renovated Pact), demonstrating how much they have grown in only one year of work. There could not have been a more auspicious choice to make it clear that the making of each Interartes promotes exactly that: it renews the pact that makes it possible for Piauí to prove that art consolidates citizenship because it is, in itself, a social affair.

Helena Katz is dance critic for O Estado de São Paulo, teacher and reseracher at PUC-SP .