Somente para homens | For men only

Com um elenco formado exclusivamente por homens, o espetáculo Territórios, com coreografia de Esther Weitzman e dramaturgia de Beatriz Cerbino, estréia dia 27 de julho no Caixa Cultural – Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro. Numa conversa com Esther, o Idança.net quis saber um pouco mais.
Como se moldou Territórios?

O ponto de partida foi o meu desejo de trabalhar com um grupo formado somente por homens, de me aprofundar na fisicalidade dos corpos masculinos. Eu parti de questões como: o peso do corpo masculino, como ele atua no espaço, o contato com o solo. Na verdade, se moldou através do diálogo entre a minha criação de movimentos com esses bailarinos (Alexandre Franco, Edney D’Conti, Felipe Padilha, Gerah Diaz, Marcellus Ferreira, Marcelo Lopes, Rodrigo Maia e Samuel Frare). Territórios é minha segunda experiência com um elenco de homens. Acredito que existe um elemento de equilíbrio na criação, trocamos nossas energias. A delicadeza foi nosso carro chefe.
Há um “sentimento de pertencimento” em todo o trabalho…Como isso se explica?

É o pertencer a um grupo, e como diferentes memórias e biografias constroem o coletivo. É uma idéia de construção do todo a partir da particularidade de cada um .

A escolha do nome do espetáculo tem algo a ver com isso?

Com certeza. A idéia do título surgiu da nossa experiência de conviver com diferentes universos e como essas diferenças podem ser trabalhadas em grupo.

Força e leveza / delicadeza soam como paradoxos. Como é construída essa relação?

Não vejo como paradoxo, mas como elementos complementares. Sempre busquei em meus trabalhos a relação com o espaço e o peso, e é claro que essa pesquisa se transforma ao longo do tempo. Com esse elenco de homens, uma de nossas pesquisas foi encontrar a relação entre força e leveza no corpo, no movimento masculino.

O que o diferencia de um trabalho concebido para mulheres ou um grupo misto? (complementando a pergunta acima)

É a energia que une o grupo e que resulta desse encontro.

Como foi trabalhada a dramaturgia do espetáculo?

Como não se trata de contar uma história ou trabalhar uma narrativa linear, a dramaturgia em dança contemporânea trabalha próxima da coreógrafa e diretora no sentindo de organizar as idéias colocadas em movimento.

Terras (espetáculo da Esther Weitzman de 2002) e Territórios se aproximam não apenas na força do conjunto não é ?!

É também. Mas Terras foi criado a partir unicamente da pesquisa de movimentos no meu corpo. Em territórios cada bailarino criou uma célula coreográfica que foi incorporada ao trabalho. Houve uma criação conjunta. Continuo interessada na força de um grupo.
Existe uma homogeneidade em seu processo de criação artística. Como isso se revela em Territórios?

Minha pesquisa vem se transformando ao longo do tempo, prefiro pensar em assinatura coreográfica, ou melhor, na construção de uma identidade coreográfica, e não homogeneidade. Cada trabalho é um processo distinto, ganhando identidade própria. Mas é claro que sempre se reconhece neles a minha assinatura.

Estamos muito felizes em apresentar esse trabalho principalmente pela oportunidade de reunir um elenco tão especial. A nossa troca foi riquíssima!!! Aprender a conviver com a diferença foi um dos nossos grandes ganhos.
With a cast formed exclusively by men, the performance Territories, with choreography by Esther Weitzman and dramaturgy by Beatriz Cerbino, premieres on 27th July at Caixa Cultural – Nelson Rodrigues Theater, in Rio de Janeiro. In a chat with Esther, Idança.net wanted to know a little bit more about the show.

How was Territories molded?

The starting point was my desire of work with a group formed only by men, to deep myself on the physicality of the masculine bodies. I started from questions like the weight of the masculine body, how it acts in the space, the contact with the ground. Actually, it molded itself through the dialogue among my creation of movements with these dancers (Alexandre Franco, Edney D’Conti, Felipe Padilha, Gerah Diaz, Marcellus Ferreira, Marcelo Lopes, Rodrigo Maia and Samuel Frare). Territories is my second experience with a cast of men. I believe that exists an element of balance in the creation, we change our energies. The delicacy was our carro-chefe.

There is a “feeling of belonging” in whole work… How do you explain that?

It is about belonging to a group, and how different memories and biographies construct the collective. It is an idea of construction of a whole from the particularity of each one.

The name’s choice of the performance had something about it?

Sure. The idea of the title appeared from our experience at coexist with different universes and how these differences can be worked in-group.

Strength and slightness/ delicacy sound like paradoxes. How is this relation constructed?

I do not see like paradox, but as complementary elements. I always searched the relation with space and weight in my works, and of course this research transforms itself along the time. With this cast of men, one of our researches was to find the relation between strength and slightness in the body, in the masculine movement.

What differentiates this piece from a work conceived for women or a mix group? (Complementing the question above)

It is the energy that unites the group and results from this meeting.

How was the dramaturgy of the performance worked?

As it is not about telling a story or to work a linear narrative, the dramaturgy in contemporary dance works closer with choreographer and director in a sense of organizes the ideas in movement.

Terras (piece by Esther Weitzman of 2002) and Territories approach themselves not only in the force of the set. Isn’t it?

It is too. But Terras was created solely from the research of movements in my body. In Territories, each dancer created a choreographic cell that was incorporated to the work. There was a joint creation. I continue interested in the force of a group.

Homogeneity exists in the process of Esther’s artistic creation… How is this revealed in Territories?

My research comes transforming itself along the time; I prefer to think about choreographical signature, or better, in the construction of a choreographical identity, and not about homogeneity. Each work is a distinct process, gaining its own identity. But it is clear that my signature is always recognized in all of my creations.
We are very happy to present this work, especially for the chance to congregate a so special cast. Our exchange was very very rich! One of our great profits was to learn to coexist with the difference.