Teatro Xirê apresenta espetáculo infantil no Cacilda Becker

Após quatro anos desde sua estreia, a Cia. de Dança Teatro Xirê volta a apresentar o espetáculo Quando Crescer, Eu Quero Ser…, que volta aos palcos do Rio de Janeiro para um único final de semana. Solo de Andrea Elias que percorreu o Brasil e o mundo viajando por países da América Latina e Europa, a montagem de dança-teatro para crianças faz uma crítica divertida e, consequentemente, um alerta para os caminhos que costumamos traçar em busca de nossas idealizações.

Em Quando Crescer, Eu Quero Ser…, Jujuba de Morango está em busca de tornar-se uma primeira bailarina. Para isso faz tudo o que entende ser necessário: procura o melhor espaço, carrega consigo todo o seu aparato e trabalha muito cumprindo exaustivas e intermináveis horas de ensaios, certa de que para alcançar seu objetivo terá que seguir exatamente o mesmo caminho feito pela bailarina que tem como ídolo. O público torna-se cúmplice e, quem sabe, torcedor da personagem ao longo de sua trajetória.

O trabalho fica em cartaz dias 21 e 22 de fevereiro, sábado e domingo, no Teatro Cacilda Becker.

Inovação e desdobramento pedagógico

A Cia. também lança durante a temporada a coleção Cadê a Dança?, que integra audiovisual, literatura e brinquedo. Resultado da pesquisa do grupo de 2003 a 2011, além de permitir a difusão documentada do trabalho, o material estimula o desenvolvimento e aprimoramento da produção em dança contemporânea para o público infanto-juvenil, possibilitando a democratização da linguagem. Para cada espetáculo, foi criado também um Brinquedo de Dançar, que seguindo a linha de pesquisa da Cia, propõe outras mídias para fruir a dança.

CadêaDança_7

O “Cadê a Dança?”contém três DVDs com os espetáculos de repertório da Cia para o público infanto-juvenil. © Luísa Pitta

Criada em 2003, a Cia. de Dança Teatro Xirê, desde sua estreia, esteve em temporada com seus espetáculos no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, além de realizar turnês pelo nordeste e pelo sul do Brasil, com participações no exterior sempre a convite de instituições internacionais. No Rio de Janeiro, é pioneira na pesquisa e produção em dança contemporânea para o público infanto-juvenil e mantém suas atividades continuadas desde sua criação.

Foto: © Lucíola Vilella

Serviço:

Cadê a dança? – Lançamento

20 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 18h30
Local: Teatro Cacilda Becker, Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre

Espetáculo Quando crescer, eu quero ser… com a Cia. de Dança Teatro Xirê

Data: 21 e 22 de fevereiro, sábado e domingo
Horário: 16h
Local: Teatro Cacilda Becker, Rua do Catete, 338 – Largo do Machado
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos