Um café com Pina Bausch

A bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch morreu em junho de 2009 (leia aqui). Agora, ela ganha uma homenagem que reúne dança, palavra e emoção, mistura que ela mesma ajudou a espalhar pelo mundo através de sua técnica. Três mulheres e um café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch, que estreia nesta sexta-feira (9/04), no Rio de Janeiro, parte de uma linguagem híbrida para ao público reflexões sobre a dança.

Maria Alice Poppe e o ator Ricardo Duque dançam entre 30 cadeiras, num cenário que remete a Café Müller, obra histórica de Pina de 1978 (apresentada no programa que esteve em São Paulo em 2009). Enquanto a movimentação acontece, a pesquisadora Thereza Rocha conversa sobre Pina, a história da dança e a estética da dança contemporânea. Como a própria Thereza explica, não se trata de uma recriação nem de uma remontagem, e sim, de uma ‘transcriação’ de Café Müller. O trabalho é uma colaboração entre Maria Alice e Thereza, com direção da segunda.

Três mulheres e um café fica em cartaz no Espaço SESC (Rua Domingos Ferreira 160, Copacabana. Telefone 21 2547-0156) até 2 de maio. Sextas-feiras e sábados, às 20h; domingos, às 19h. Os textos possuem tradução para a linguagem de sinais.

Clique aqui e assista à galeria que o idança fez em homenagem a Pina após sua morte.