Um eixo deslocado | A displaced axis

O corpo do Ceará é assim: situa-se na região Nordeste do Brasil, um pouco abaixo da cintura do Equador, numa posição nitidamente tropical, ocupando 1,74% da área brasileira. Ao Sul, faz limites com Pernambuco, ao Norte com o Oceano Atlântico, a Oeste com o Piauí e a Leste com a Paraíba e o Rio Grande do Norte. De vegetação xerófila, adaptada ao clima semi-árido, sua geografia configura uma forma triangular que assemelha-se à de um coração. No verão, devido à ocorrência de chuva, brotam folhas verdes e flores na insistente paisagem branca da caatinga seca. A capital, Fortaleza, localiza-se numa planície da sua costa litorânea. Um Brasil “de lá”, cenário longínquo e aparentemente desidratado, que desde 1997 precipita em Bienal de Dança do Ceará, quando por alguns dias este coração “fora do eixo” bate mais forte.Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

A última palpitação começou no dia 4 de novembro, na capital, onde ficou até o dia 9, antes de seguir até o dia 16 para Icapuí e Paracuru, no litoral, e para Sobral e Quixadá, no interior do Estado – esta “segunda fase” uma conquista da quarta edição do evento. Foram dias de teatros e praças públicas lotados, inaugurados com o espetáculo do suíço Gilles Jobin (The Moebius Strip) e do francês Alain Buffard (Good Boy), um dos cinco representantes da dança contemporânea francesa, que ganhou destaque este ano na Bienal. Junto com ele estiveram também importantes referências da produção daquele país, como Rachid Ouramdane (Au bord des métaphores), Régine Chopinot (Wall dancin’ wall fuckin’), Julie Nioche (3 x Fin Novembre) e a aguardada Maguy Marin (May B), que num dos seus mais importantes trabalhos, encerrou o ciclo de Fortaleza com uma chuva de longos aplausos. Uma variedade de trabalhos que, seja pela palavra, pelo manuseio do tempo, pelo figurino ou pela interação com as técnicas de imagem, busca uma outra reflexão sobre o que é um espetáculo de dança.

“Uma curadoria ousada para os padrões do Ceará”, nas palavras de Ernesto Gadelha, curador do evento e coordenador da área de dança do Centro Dragão do Mar. Segundo ele, “com exceção de Maguy Marin e Gilles Jobim, todos trabalham na fronteira entre o que é dança e o que não é. Fogem completamente do que a gente está acostumado a conceber como dança, o que foi, neste sentido, uma provocação”. De fato, coreografias como The Moebius Strip, Au bord des métaphores e Wall dancin’ wall fuckin’, colocaram em questão temas como origem, morte, novas tecnologias e sociedade de consumo, que se por um lado causou um certo distanciamento por parte dos mais conservadores, por outro possibilitou trocas criativas entre tradição e invenção.

Já a dança local tateou linguagens mais inventivas, marcadas tanto pela geografia do Estado, como em Mangue: Memórias da pele, da Vidança Cia de Dança, como pela pesquisa em dança contemporânea. Quanto isso é atingido é um ponto que talvez mereça mais discussão. Mas é neste ponto que a dança contemporânea desempenha seu papel mais importante, que assim como o evento investe nas singularidades de cada região com o objetivo de questionar e formar platéias a partir da criação de um pólo de dança no Ceará.

“A importância da bienal é mostrar que dança não é o clássico. O clássico não tem nada a ver com a gente”, sublinha David Linhares, coordenador geral da Bienal, que há oito anos idealizou o projeto, quando a dança cearense ainda tinha pouca visibilidade. E aqui, é interessante ressaltar que até mesmo companhias mais tradicionais como o Balé da Cidade de São Paulo (Desatino do Norte, Desatino do Sul) investiram em composições mais arrojadas, utilizando vídeos, animações gráficas e intervenções sonoras no palco. Mesmo assim, parece ter havido uma espécie de desalinhamento “editorial” que pediria uma seleção mais cuidadosa por parte das próximas curadorias em favor de um todo mais encorpado e, por que não, mais livre.

Mas o destaque foi para as companhias nacionais selecionadas pelo evento, como a Cia. 2 Nova Dança, de São Paulo, (Artérias.2), a dança sincera e bem humorada do mineiro Rui Moreira (Receita, solo criado especialmente para ele por Henrique Rodovalho) e a improvisação informal de Peter Dietz (dinamarquês residente em Recife), que apresentou Versão: ao vivo com um DJ substituto, já que o pernambucano Dolores não pode comparecer. Das companhias cearenses, que pelo menos em tese eram o eixo da Bienal, marcaram presença a Cia. da Dita Dança (De-Vir), inspirado na literatura de José Gil, e a Cia. Vatá (Orixás), que se fixa nos já conhecidos ritmos do Candomblé e outros da tradição brasileira.

Além dos 22 espetáculos, foram realizadas a mesa-redonda Produção e Circulação em Dança e palestras com o francês Armando Menicacci e Helena Katz, que procuraram refletir sobre a movimentação necessária por trás do palco, nos bastidores da cena, para que a dança aconteça. “Antigamente tínhamos presença e ausência, ‘estou aqui’ ou ‘não estou aqui’. Agora temos uma forma híbrida, entre presença e ausência”, disse Menicacci, numa fala cuidadosa e atenta aos novos meios de percepção. Conceitos assim nortearam a Bienal, assim como os propostos pela crítica e professora de dança Helena Katz, que diante de uma platéia interressada, comentou: “Não houve momento mais propício do que agora para pensar políticas públicas”.

Opinião compartilhada pela secretária de Cultura do Estado do Ceará, Cláudia Leitão, que no mesmo dia da abertura do evento anunciou o primeiro edital para a dança: “Chegamos à quarta edição da Bienal de Dança do Ceará num momento particularmente efervescente para a gestão pública da cultura no Brasil”, registrou no texto do programa. Ao todo, serão R$ 158 mil destinados para projetos em pesquisa (R$ 20 mil), produção (R$ 90 mil) e circulação (R$ 48 mil) – este último privilegiando as regiões fora da capital. “É um bom começo para muita gente que está produzindo com nada”, comemorou o curador.

Daqui para frente, o maior desafio é transformar a Bienal num evento constante não apenas de dois em dois anos, investindo em ateliês e oficinas, como os que já aconteceram este ano. A edição de 2005, que terá a consultoria de Gilles Jobim, pretende fazer parcerias com a ÿfrica e países da América Latina, deslocando também a nível internacional o eixo da produção. Além disso, ao estabilizar-se no contexto da produção cultural brasileira, irá reforçar os contatos com os demais estados do Nordeste, como Recife, João Pessoa, Piauí e Bahia. Desta forma, num contínuo movimento de contração e dilatação, o evento, que já recebeu companhias internacionais de países como Holanda, Bélgica e Austrália, pode ao mesmo tempo penetrar nos interiores do Estado e sobrevoar outras paisagens possíveis. Um processo de enraizamento e de apuro das antenas parabólicas, que apesar de recém- semeado, luta por um equilíbrio saudável e mais consistente. Afinal, até mesmo um corpo fora do eixo precisa de um fio de prumo. De resto, só se tem a celebrar e incentivar esta dança que com sua ginga própria luta contra as adversidades naturais e por mais dias de chuva. A força de certas flores que, por debaixo da terra ressequida, conseguem desabrochar. Com a IV Bienal de Dança, o verão chegou mais cedo no Ceará.

Deborah Rocha viajou a convite da organização da IV Bienal de Dança do Ceará e é redatora do site Cultura e Mercado.

The territory of Ceará is situated in the Northeastern region of Brazil slightly below the Equator belt in a distinctly tropical position, occupying 1.74% of the total Brazilian territory. To the South, it borders Pernambuco, to the North, the Atlantic Ocean, to the West, Piauí and to the East, Paraíba and Rio Grande do Norte. With xerophilous vegetation adapted to a semi-arid climate, the region’s geography forms a triangular shape that is similar to that of a heart. In the rainier summer months, green leaves and flowers spring up along the white landscape of the dry caatinga (region of stunted, spare vegetation typical of the dry region of Northeastern Brazil). The capital of Fortaleza is located on a plain region of the coast. Since 1997, this excluded region of Brazil and its remote and apparently dehydrated scenery has hosted the Ceará Dance Biennial. It is during these few days, that this off-axis heart beats more fiercely.

The last palpitation began on November 4th in the capital, where it remained until November 9th before moving on to Icapuí and Paracuru on the coast until the 16th of the same month. Then, the Biennial moved on to Sobral and Quixadá, in the interior of the state – this second phase a conquest of the fourth edition of the event. There were days of theatres and public squares filled with people, inaugurated with the performance of the Swiss choreographer, Gilles Jobin (The Moebius Strip) and the French choreographer Alain Buffard (Good Boy), one of five representatives of contemporary French dance that earned recognition this year at the Biennial. Also present were important references of French dance production, including Rachid Ouramdane (Au bord des métaphores), Régine Chopinot (Wall dancin’ wall fuckin’), Julie Nioche (3 x Fin Novembre) and the awaited Maguy Marin (May B) Dance Company, which in one of its most important works closed the Fortaleza cycle with a rain of long applause. A variety of works that, whether through the word, the handling of time, the model or through the interaction of image techniques, seek another angle on what constitutes a dance performance.

“This is a bold curatorship for Ceará standards”, said Ernesto Gadelha, trustee of the event and dance coordinator at the Centro Dragão do Mar. According to Gadelha, “with the exception of Maguy Marin and Gilles Jobim, all of them work near the boundary of what is and what is not dance. They digress completely from what we are accustomed to conceiving as dance, which was, in this sense a provocation”. In fact, choreographies such as The Moebius Strip, Au bord des métaphores and Wall dancin’ wall fuckin’, call into question subjects such as origin, death, new technologies and a consumerist society. If on one hand this caused a certain distancing on behalf of the most conservative, on the other hand it permitted creative exchanges between tradition and invention.

Local dance has already experimented with more inventive languages, marked as much by the geography of the State, such as in Mangue: Memórias da pele, da Vidança Cia de Dança, as by the research of contemporary dance. To what extent this is attained is a point that perhaps deserves more discussion. However, it is at this point that contemporary dance performs its most important role. Like the event, dance invests in the uniqueness of each region, with the principal objective of questioning and forming audiences through the creation of a dance pole in Ceará.

“The importance of the Biennial is to demonstrate that dance is not only constituted by the classical. The classical does not have anything to do with people”, said David Linhares, general coordinator of the Biennial. Eight years ago, Linhares designed the project when dance in Ceará was still hardly visible. And here, it is interesting to point out that even the most traditional companies such as Balé da Cidade from São Paulo (Desatino do Norte, Desatino do Sul) invested in more daring compositions, using videos, graphic animations and sonorous interventions on stage. Even so, there seems to have been a species of editorial misalignment, one that will require a more careful selection of the next curators in favor of a whole that is more corporified and perhaps even more free.

However, the national companies selected by the event were also highlighted, including Cia. 2 Nova Dança, from São Paulo, (Artérias.2), a sincere and well-humored dance by Minas Gerais artist Rui Moreira (Receita, a solo created specially for him by Henrique Rodovalho) and the improvisation of Peter Dietz (a Dannish artist who lives in Recife), who presented Versão: ao vivo with a substitute DJ since the scheduled Dolores from Pernambuco could not appear. The dance companies from Ceará, which at least in thesis were the main attraction of the Biennial, were represented by Dita Dança dance company (De-Vir) stood out, inspired by the literature of José Gil, and the Vatá dance company (Orixás), which uses the well-known rhythms of Candomblé and other traditional music of Brazil.

In addition to the 22 performances, there was a round-table entitled Production and Circulation and two lectures by French artist Armando Menicacci and dance critic and professor Helena Katz. The events sought to reflect on the movements backstage and behind the scenes that are necessary for dance to take place. “Before we had presence and absence, ‘I am here’ or ‘I am not here’, and now we have a hybrid form between presence and absence”, said Menicacci, in a speech that ware careful and attentive to new means of perception. These are concepts that served as guiding principles for the Biennial, similar to those proposed by Helena Katz, who before a captivated audience said: “There has never been a better time than now to think about public policies”.

This is an opinion shared by the Secretary of Culture of the state of Ceará, Cláudia Leitão, who, on the day of the event’s opening announced the first public program for dance: “We arrived at the fourth edition of the Ceará Dance Biennial in a particularly effervescent moment for public culture management in Brazil”. In total, R$ 158,000 (apx. US$ 54.000) will be destined for research projects (R$ 20,000 / US$ 6.900) production (R$ 90,000 / US$ 31.000) and circulation (R$ 48,000 / US$ 16.500) – the last will prioritize regions outside the capital. “It is a great beginning for many people who are currently producing without a single resource”, said the curator.

Starting now, the biggest challenge will be to transform the Biennial into a constant event, not only every two years. There will be the need for new investments in studios and workshops, just like what happened this year. The 2005 edition, which will benefit from the consulting services of Gilles Jobim, plans to form partnerships with Africa and other Latin American countries, placing the production axis at an international level. In addition, its efforts to situate itself firmly in the context of Brazilian cultural production will reinforce contact with other Northeastern states, such Recife, João Pessoa, Piauí and Bahia. In this way, in a continuous movement of contraction and dilatation, the event, which has already received international companies from countries like Holland, Belgium and Australia, at the same time penetrates the interior regions of the state and take a flight over possible landscapes. It is a process of rooting and improving the parabolic antennas, that despite being recently planted, struggle for a healthy and more consistent equilibrium. After all, even a body outside of the axis needs a balancing instrument. Moreover, it is the initiative of this dance “from there” that, in its own way, battles against the natural adversities for more days of rain. The strength of certain flowers that bloom from the dried earth. With the IV Dance Biennial, summer arrived earlier in Ceará.

Deborah Rocha was invited by the organizing committee of the IV Ceará Dance Biennial and is a writer at the website Cultura e Mercado.