Exposição Nureyev / Gravuras

Um mês de danças em Salvador

Pelo 5º ano consecutivo, o Vivadança Festival Internacional espalhará a dança por espaços de Salvador durante todo o mês de abril – quando se comemora o Mês da Dança. A programação, ampla e diversificada, terá espetáculos, mesas redondas, oficinas, exibições de filmes e performances. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos para os primeiros dias de festival já podem ser trocados na bilheteria central e também no Teatro Vila Velha (o principal espaço de apresentações).

Na edição 2011 do festival, um dos detaques fica com a volta do programa Encontro com os Mestres. No próximo domingo (3/04), Antonio Nóbrega, Luis Arrieta e Tadashi Endo vão se reunir no Teatro Vila Velha a partir das 11h para conversar com o público sobre suas trajetórias. O papo será transmitido ao vivo pelo site do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

A abertura, nesta sexta-feira (1º/04), será com Naturalmente – Teoria e jogo de uma dança brasileira, de Nóbrega, uma aula-espetáculo sobre as origens da dança brasileira e seus desdobramentos ao longo dos anos. É a primeira vez que o trabalho será apresentado em Salvador. A sessão será no Teatro Castro Alves, às 20h.

A primeira semana do Vivadança terá ainda Tango aDeus, de Luis Arrieta, e One-Nine-Four-Seven (foto), de Tadashi Endo. Tango aDeus é um solo em que o tango ultrapassa a fronteira da tradicional dança portenha e assume o lugar de linguagem intrínseca à alma de Buenos Aires. Ele será apresentado dias 2 e 3 de abril, às 19h, no Teatro Molière (Aliança Francesa). Já em One-Nine-Four-Seven, Endo revê sua própria vida e obra, o tempo dividido entre Japão e Europa etc. Não à toa, 1947 é o ano de seu nascimento. O espetáculo será mostrado também nos dias 2 e 3 de abril, às 20h, no Teatro Vila Velha.

Um dos programas mais antigos do festival – ele acontece desde a segunda edição – o Casa Aberta abre espaço para a nova produção artística em diferentes linguagens de dança. Este ano, ele acontecerá nos dias 5, 12 e 19 de abril, sempre às 20h, no Teatro Vila Velha. A programação já está fechada e pode ser consultada clicando aqui.

Programação paralela terá exposição sobre Nureyev

Em 2011 serão 10 oficinas, que ocuparão diversos espaços usualmente destinados à dança na capital baiana. Os interessados em participar ainda podem se inscrever em algumas delas (muitas já tiveram suas inscrições encerradas). Ainda há vagas para as oficinas de dança contemporânea (com integrantes da companhia La Intrusa Danza), Reeducação do movimento (com Ivaldo Bertazzo), oficina com Idan Cohen e Dança: uma experiência lúdico-criativa (com Mirian Druwe, da Cia. Druw). As informações sobre todas as oficinas estão disponíveis aqui.

Exposição Nureyev / Gravuras

Além do programa Encontro com os Mestres, já citado acima, o Vivadança terá outra mesa redonda. Numa parceria com a Red Sudamericana de Danza, a mesa Festivais Iberoamericanos de Dança: contextos e potencialidades para a colaboração discutirá a busca por colaborações e a construção de redes para a realização de festivais na América do Sul. Estarão presentes representantes da Red e curadores de festivais no Brasil e em outros sulamericanos. A conversa será realizada no dia 8 de abril, às 19h, no Teatro Vila Velha.

A programação paralela se completa com a exposição Nureyev (foto ao lado), com desenhos do bailarino feitos por Carybé, desenhista argentino radicadona Bahia. Os registros foram feitos em 1971, quando Carybé acompanhou ensaios da montagem de Apollon Musagète no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os desenhos foram publicados em álbum de gravuras em 1972, em pequena tiragem, tornando a coleção praticamente inédita para o grande público. A exposição – que também faz parte das comemorações pelo centenário do desenhista – ficará exposta de 2 a 30 de abril, no Teatro Vila Velha.

A programação completa do Vivadança, horários das atividades, endereços dos espaços e informações sobre a troca de ingressos estão disponíveis no site do festival. Também é possível acompanhar as novidades pelo perfil no twitter (www.twitter.com/@vivadanca).

Veja também: Entrevista com Tadashi Endo

# Siga o idança no twitter.