Um turbilhão antropofágico | An anthropophagous maelstrom

O artista e pesquisador Tales Frey mora em Portugal e assistiu lá ao espetáculo Pororoca , da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Aqui, ele contribui com o idança enviando uma breve crítica do mais recente trabalho da coreógrafa carioca.

::

Se para a curadoria do Théâtre de la Ville de Paris, uma das mais importantes casas de espetáculo do planeta,  o desaguar da Pororoca de Lia Rodrigues está ao nível da Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch, ou ainda, da Merce Cunningham Dance Company, e pode também fazer parte integrante da programação oferecida pelo espaço, a “invasão” de presença tão intensa não pode ser diferente para o Museu Serralves, espaço de renome internacional, situado na cidade do Porto, em Portugal, o qual abriu portas para esse trabalho em abril de 2010.

Lia Rodrigues, que desde a década de 70 afirma seu discurso através da dança, elabora, juntamente com os bailarinos da sua atual companhia (Lia Rodrigues Companhia de Danças), cuja sede é na favela da Maré, o espetáculo Pororoca.  É válido ressaltar que o processo de criação se deu a partir de improvisações e que, segundo a artista, “o reencontro entre os bailarinos vai tecendo o trabalho”, ou seja, o coletivo é um organismo vivo em constante mutação e evolui de forma incomensurável.

Antes do início do espetáculo, Lia coloca-se no meio do palco, com os pés no mesmo nível da plateia, para informar sobre o trabalho a ser assistido. Informal, o “bate-papo” apresenta, além do trabalho desenvolvido pela artista e pelo grupo e o contexto em que estão inseridos, o valor daquela troca que virá a seguir – embora essa troca já esteja acontecendo em parte -, pois evidencia o quanto as artes vivas (teatro e dança) são especiais nesse sentido e podem proporcionar esse encontro, por exemplo, entre os artistas brasileiros dessa companhia de dança e a plateia portuguesa.

Pororoca (o espetáculo) é mesmo um encontro, assim como o fenômeno natural provocado pelo encontro das águas do rio com as águas do mar. Esse encontro de correntes contrárias é resultado de um delicado balanço de fatores da natureza e, utilizá-lo como ponto de partida para elaboração de um espetáculo não só dialoga com esse presente instante em que uma série de fenômenos naturais têm vindo à tona, talvez em resposta às ações do homem, mas também com a necessidade da troca, do choque, da mistura que é cada dia mais intensa em um mundo que se torna a cada segundo mais globalizado. O mesmo se dá na arte e Lia tem consciência disso quando acarreta questões da pluralidade artística e cria uma fusão das artes cênicas com a música.

Palco vazio, até que o grupo de bailarinos entra como um arrastão, misturando cores, objetos e, corporalmente, ilustra a invasão de uma pororoca antropofágica. O calor das cores, a diversidade de tonalidades de peles, os sons emitidos pelos bailarinos imitando animais, as laranjas compartilhadas e devoradas por eles em cena com tamanha vontade, o sexo, enfim, essa miscelânea atribui ao trabalho um caráter especialmente brasileiro, carregado daquilo que o Tropicalismo e o Modernismo no Brasil foram únicos em um âmbito global e que tanto nos dá orgulho. A conceitual sujeira do palco lembra o chão da cidade do Rio de Janeiro em determinadas regiões, forrados de sacos plásticos, roupas velhas, objetos esquecidos, deixados ou perdidos que poluem o visual desses ambientes.

Não há música mecânica; esta se dá com a respiração interminável e cada vez mais intensa dos corpos que se encontram e reencontram de uma forma (des)equilibrada. A ausência dessa música mecânica reforça o encontro entre observador e obra, pois, à medida em que a calmaria é instaurada em cena (quase nunca), a tosse do espectador, a risada, o salto da madame indo embora por não ter suportado ver o calor e a sexualidade tão latente do espetáculo é diluído no som dos corpos que chocam-se no espaço. John Cage certamente se orgulharia de ver tamanha repercussão do seu conceito de música que continua sendo pensado no século XXI, no que diz respeito ao silêncio em 4:33, onde provou que não existe uma absoluta ausência de som e, com isso, proporcionou uma reflexão sobre o integrar desses sons. E se a música de ruídos produzida na primeira década do século XX pelos futuristas fez Cage chegar a essa conclusão, 4:33 se faz também perene nessa nossa primeira década não só para ser pensada na música, mas nas artes como um todo e Pororoca é uma prova disso.

Tales Frey é encenador, crítico de arte, artista performático e videoartista. É graduado em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem especialização (latu sensu) e mestrado (strictu sensu) em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em Portugal. É diretor da Cia. Excessos.

Artist and researcher Tales Frey lives in Portugal and there he watch Pororoca, the most recent piece of Lia Rodrigues Companhia de Danças. He contributed with idança with a brief critique of the work of the Brazilian choreographer.

::

If the curators of one of the world´s most important playhouses, Théâtre de la Ville de Paris, in Paris, consider Lia Rodrigues’ Pororoca to be in the same level as Pina Bausch’s Tanztheater Wuppertal de Pina Bausch or even Merce Cunningham Dance Company and able to be part of the venue’s program, the “invasion” of such intense presence couldn´t be different for Museu Serralves, an internationally renowned space located in Porto, Portugal that opened its doors for the company in April 2010.

Since the 70´s, Lia Rodrigues has been asserting her discourse through dance. She elaborated Pororoca along with the dancers of her current company (Lia Rodrigues Companhia de Danças), whose headquarters is located in the Maré slum, in Rio de Janeiro. It´s worth pointing out that the creative process took place through improvisations and that, according to the artist, “the encounter among the dancers weaves the piece”, which means the collective is a living organism in constant mutation and it evolves immeasurably.

Before the beginning of the show, Lia places herself in the middle of the stage, in the same level as the audience, to talk about they are about to watch.  Besides presenting the work developed by the artist and the group and the context in which they are inserted, the informal chat also indicates the value of the exchange that will take place next – even though this exchange is already happening –, because it brings light to how much the live arts (theater and dance) are special for being able to provide the encounter between the Brazilian artists of the company and the Portuguese audience.

Pororoca is the same as an encounter, just like the natural phenomenon that lends its name to the piece (Pororoca means tidal bore in Portuguese) and is caused by the encounter of the water of the river with the water of the ocean. This encounter between contrary streams is the result of a delicate balance of elements of nature and to use it as starting point for the elaboration of a show not only dialogues with the current time in which a series of natural phenomena arise, maybe in response to the actions of mankind, but also with the need for exchange, shock, the mixture that is getting more and more intense in a world that becomes more globalized each day. The same happens in art and Lia is aware of that when approaching issues of artistic diversity and merges performing arts with music.

The stage is empty until a group of dancers comes in , mixing colors, objects and illustrating with their bodies the invasion of an anthropophagous tidal bore. The heat of the colors, the diversity of skin tones, the sounds made by the dancers on stage, imitating animals, the oranges shared and devoured on stage with such eagerness, the sex, this whole miscellany gives the piece a Brazilian quality, filled with what makes Tropicalism and Modernism unique in a global scale and makes us so proud. The conceptual mess on stage reminds us of the streets of Rio de Janeiro in certain areas, filled with plastic bags, old clothes, forgotten objects, either disposed or lost, that pollutes the image of those environments.

There is no mechanical soundtrack, the sound comes from the endless and increasingly intense breathing of the bodies that meet once and again in an (un)balanced way. The absence of mechanical sound reinforces the encounter between observer and show, because as the calmness is established (almost never), the spectator’s cough, laughter, the high heels of the lady leaving the theater for not standing the show´s heat and latent sexuality, all those sounds are diluted in the bodies that collide in the space. John Cage would certainly be proud to see the repercussion of his music concept still being thought about in the 21st century, regarding the silence in 4:33, in which he proved there is no absolute lack of sound and thus brought a reflection about the integration of those sounds. And if the music of noises produced in the first decade of the 20thcentury by the futurists made Cage reach this conclusion, 4:33 is also still around in the first decade of this century, to be thought of not only in music, but in the arts in general and Pororoca is a proof of that.

Tales Frey is a director, art critic, performing artist and videoartist. He graduated in Performing Arts from the Rio de Janeiro Federal University (UFRJ) and holds a master’s degree in Artistic Studies – Art Theory and Critique from Porto University, in Portugal. He is the director of Cia. Excessos.