Uma agenda de encontros | A meetings agenda

A prática de acompanhar festivais, encontros ou eventos de dança pelo Brasil apresenta uma dificuldade real das distâncias e, conseqüentemente, dos valores consideráveis de transporte e hospedagem. No entanto, muitos profissionais optam pelo tráfego na área e usufruem destes momentos de troca. Perguntar por quê seria redundante, mas parece que há uma necessidade iminente sobre tais encontros, sobretudo quando sugerem novos formatos de festivais de dança. Este artigo propõe uma reflexão, ao mesmo tempo, apresenta uma agenda de festivais com intuito de ajudar aos profissionais que sabem que tal prática vem acompanhada de uma atitude artística engajada com novas possibilidades.

Importante esclarecer que não se trata de um levantamento completo. Utilizamos a fonte do Banco de Dados do Rumos Dança Itaú Cultural [1] e a constatação de que alguns festivais com repercussão nacional acabam se espalhando rapidamente no meio da dança, portanto, referimo-nos a alguns dos quais temos mais acesso. Estes festivais não tratam somente de mostrar danças e sim, são oportunidades de entender a curadoria, articular os tipos de dança que se mostram naquela edição e, com isso, incentivar um debate sobre os modos de organizar da dança que interessam a muitos.

Opta-se também por não considerar os festivais competitivos em razão do foco em dança contemporânea apontar para uma pesquisa de linguagem, investigação ou simplesmente uma forma de articular um pensamento crítico diante da dança que se faz.

Dito isso, vamos a alguns festivais ou encontros ou eventos que, além de exibirem uma programação de danças da qual se evidencia a curadoria, também articulam tais escolhas e apontam para um debate, com mesas, palestras, residências ou oficinas. Considera-se também encontros teórico-práticos ou congressos que reflitam a dança de maneira aprofundada.

O Festival Panorama de Dança (www.panoramafestival.com) é reconhecido dentro e fora do país como uma referência, pela ousadia da curadoria – 10 anos na mão da coreógrafa Lia Rodrigues, mais alguns anos em colaboração com Roberto Pereira e Sílvia Soter e nos últimos 3 anos coordenado por Eduardo Bonito e Nayse Lopez – e pela intensa irrigação de novas idéias e formatos. Destaca-se o projeto Novíssimos que inclui coreógrafos e críticos. As residências internacionais, caracterizadas como a visita de coreógrafos tais como Thomas Lehmen, que novamente esteve na programação este ano, e outros. Este ano, o Panorama aconteceu na sua versão Encontros Imediatos (ver detalhes no site) e, no Rio de Janeiro, ocorreu de 10 a 22 de novembro.

O FID (www.fid.com.br) – desde recentes anos chamando Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte – tem a curadoria de Adriana Banana, também coreógrafa e ativista de uma prática crítica em dança. A troca do nome de festival para fórum não foi sem propósito. Um projeto com diversos programas e ações ao longo do ano: Circulando BH (setembro), Território Minas (julho a novembro) e Conexão InterNacional (novembro). Traz consigo, portanto, uma preocupação em estender as atividades ao longo do ano e de não limitar o evento em poucos dias. Desde ano passado, o FID lançou uma editora própria. Com a necessidade de não mais depender das regras comerciais de editoras convencionais, o FID novamente inova, promovendo a publicação de importantes teses de pesquisadores brasileiros. Para detalhes, consulte o site. Destes dois últimos, vale a pena visitar o site como meio de estudo de sua trajetória ao longo destes anos.

Para seguir a agenda do ano, o Festival de Dança do Recife (http://www.recife.pe.gov.br – site oficial) aconteceu de 5 a 14 de outubro. Com a apresentação e curadoria de Ernesto Gadelha e com o tema Encontros e Deslocamentos, a décima primeira edição do Festival de Dança do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura, traz atividades de oficinas gratuitas de Dança Contemporânea e Dança de Rua, Residência Artística e Curso Teórico-Prático de Vídeo-dança e Seminário Dança e Novas Tecnologias. Também conta com a Mostra Dança em Foco, e a série de encontros Dança em Palavras.

Referências do Nordeste/Norte também poderiam ser citados. Apesar de extinto, o Festival Interates, organizado por Lina do Carmo, devido à sua repercussão em seus dois anos de apresentações polêmicas e de invasão cultural positiva em meio à Serra da Capivara.

Situado em outro extremo geográfico e dentro da agenda deste ano, a 6ª Mostra de Dança de Corumbá (www.dancacorumba.com.br), de 9 a 15 de outubro deste ano. Com a coordenação de Márcia Rolón, reúne artistas da região e promove um importante fluxo no contexto rico mais distante do Mato Grosso do Sul. Para informações, consulte contato@dancacorumba.com.br.

Dois outros exemplos interessantes de contextos tidos como áridos, apesar de situados no interior de São Paulo – estado considerado como pólo artístico – são o Festival de Dança de Araraquara, que teve sua 6ª edição setembro deste ano, e o Publica Dança em Votorantim que ocorreu em maio deste ano. Demonstram como é vital, além de possível, articular novos formatos, inclusive o boletim com pequenos artigos de várias pessoas da dança.

O primeiro (festivaldedanca@araraquara.sescsp.org.br) teve, em 2004, o encontro de articuladores da Red Sudamericana de Danza (www.movimiento.org) que catapultou uma forma de agregar e debater projetos de dança entre países latino-americanos, o que vem acontecendendo paulatinamente desde então. Demonstra uma postura motivadora de ações em dança na cidade, que abrange a iniciativa pública municipal, com a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, e a compreensão engajada da coreógrafa e pesquisadora Gilsamara Moura, curadora e organizadora do evento, que tornou factível o entendimento de como a dança pode transformar o contexto local. Prepare-se para a edição do ano que vem.

O segundo projeto citado é organizado pelo Quadra – pessoas e idéias (www.quadrapessoaseideias.com.br), no qual poderíamos situar a coordenação de Marcelo Proença e Rodrigo Chiba, mas seria um equívoco não conjecturar a equipe dos jovens, mas articuladores profissionais de dança da cidade, que guiam e decidem coletivamente sobre o evento e suas características. No encontro, entre muitas atividades, chama-se atenção para a iniciativa da “Traição da dança”. Quem pode modificar a dança e o contexto em que se encontra é um traidor, como fazem os roceiros do interior de São Paulo quando visitam uma fazenda e coletivamente fazem o trabalho do dia em uma manhã, como uma espécie de traição positiva com o dono da fazenda. Uma ironia bem vinda na área. Apesar de já ter ocorrido, o Quadra também guarda o hábito em promover encontros e projetos ao longo do ano, como foi o Programa de Vídeo dança (meados de março de 2006) e o Dança Chiclete (apresentado em setembro). Vale a pena acompanhar pelo site.

Se fóssemos agora seguir a agenda, provavelmente encontraríamos duas importantes bienais para o ano de 2007. A Bienal de Santos, promovida pelo SESC Santos e organizada por Rosa Freire, começou em 1998 e, em sua 4ª edição teve como tema o corpo brasileiro na dança. Seguindo o intuito inicial, a bienal busca se misturar à cidade e trazer convidados e selecionados para promover um debate acerca do tema proposto. Para mais informações, consulte www.sescsp.org.br ou anote o telefone (13) 3278-9800.

Outro festival que se mostrou importante dentro do contexto nordestino e também vem chamando atenção de vários profissionais é a Bienal de Dança do Ceará que em 2007 vai promover sua quinta edição. Com companhias da França, Suíça e do Brasil, ocupando espaços da cidade, a bienal acontece em Fortaleza e também se ramifica para o interior do estado, como aconteceu ano passado. Com ateliês guiados por coreógrafos internacionais, tem uma rede de instituições apoiadoras, além do apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult).

Aqui, uma reflexão. Os festivais, de fato, tem o compromisso de ocupar a cidade e, com seu impacto, proporcionar o público conhecer outras danças. Deve-se lembrar também que este movimento deixa ecos, marcas nas cidades, que devem também ser nutridas com iniciativas de continuidade.

Outro constante hábito é trazer artistas internacionais para lecionar oficinas ou fazer residências ou mostrar seus trabalhos coreográficos. Vale lembrar que não são modelos nem tampouco falamos aqui de importações estéticas. Cada vez mais, o profissional estrangeiro nos interessa tanto quanto interessamos a eles, ao mesmo tempo que muitas companhias, professores ou teóricos brasileiros anseiam por ocupar o mercado e ter o espaço de circulação aberto pelos festivais no seu próprio país. A isso, soma-se também uma dificuldade de pagar as custas de profissionais brasileiros, sobretudo passagens áreas, ao contrário da facilitadora política de instituições de intercâmbio cultural que pagam as passagens internacionais de artistas estrangeiros. Curioso, não?

Eventos de outra natureza, teórica, fazem da dança um lugar rico de reflexão e troca entre quem pensa e quem faz dança. O Condança, organizado por Maria Valeska van Helden (condanca@terra.com.br) reuniu em muitas de suas edições pesquisadores e professores de dança do contexto universitário a fim de pensar estratégias de desenvolvimento da dança dentro das faculdades, sejam os cursos técnicos, graduações, especializações e pós graduações, ou até mesmo os grupos de pesquisa, que cresceram muito nos últimos anos. Tais encontros acabam por reunir novas idéias para fomentar o ensino da dança e sua reflexão teórico-prática só tem a ganhar com isso. Maria Valeska van Helden também coordena a Associação Dança Alegre Alegrete que ano que vem completa aniversário e planeja um evento bastante promissor.

Outro exemplo recente e marcante é o II Encontro de Dança e Filosofia (www.dancaefilosofia.net/index.htm e o email de contato dancaefilosofia.inscr@gmail.com) que ocorreu em setembro último, na cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o SESC Copacabana. Idealizado e organizado por Charles Feitosa, Roberto Pereira e Thereza Rocha, vigora uma função muito específica na área e bastante inovadora: promover uma reflexão teórica aprofundada, ao mesmo tempo em que busca o encontro fértil entre os artistas e os teóricos.

Apesar de todos lamentarem a extinção do Dança Brasil (www.dancabrasil.com.br), evento promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, dois outros foram idealizados por Leonel Brum e seus colegas. Aconteceu pela terceira vez o Dança Criança (www.dancacrianca.com.br), um festival de dança dedicado ao público infantil. Com realização da Arte em Foco, direção artística de Leonel Brum e curadoria dele e de Sílvia Soter, o festival conta com o patrocínio do Teatro da Caixa Cultural da cidade e também com a promoção de uma mostra de vídeo de dança para crianças, com curadoria de Luciana Ponso, Lucas Rodrigues e Caví Borges e produção de Cavídeo e Espaço Café Cultural (CDPD-RJ).

Além de Leonel Brum e Paulo Caldas, os idealizadores iniciais deste projeto, o Dança em Foco (www.dancaemfoco.com.br), desde o ano passado, conta com a direção de Eduardo Bonito e Regina Levy. O festival internacional de dança e vídeo vem atendendo uma necessidade urgente de muitos coreógrafos de, como diz a apresentação do evento, se utilizar da imagem como possibilidade de criação de novos parâmetros estéticos. Criado em 2003, no Rio de Janeiro, dedica-se à interface vídeo / dança, do documentário de dança à instalação coreográfica interativa. Em 2004, associa-se Festival Internacional de Videodanza del Uruguay e ao Festival Internacional de Video-Danza de Buenos Aires no Circuito Videodança Mercosul. Este ano, foi publicado o livro Dança e Tecnologia (Volume I), com formato trilíngüe com a presença de muitos autores especializados na área – citamos Armando Menicacci, italino radicano em Paris e Ivani Santana, doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e atualmente professora na Escola de Dança da UFBA. Neste mesmo ano, conta com a realização do Centro Telemar e o continuado apoio do SESC Rio de Janeiro. Os emails de contato e para quem interessa adquirir o livro, as informações encontram-se na página da internet.

Com outro propósito, em Belo Horizonte, pelo terceiro ano consecutivo, ocorreu o 1,2 na Dança, promivodo pelo Teatro Alterosa e idealizado por Jaqueline de Castro. Traz artistas de todo Brasil para mostrar solos e duos em dança contemporânea. Para mais informações, contacte jackiecastro@uol.com.br.

Em Florianópolis, o Tubo de Ensaio também conta com a presença de artistas interessados em mostrar seus trabalhos e trocar entre si. Coordenado por Sandra Meyer, Vera Torres e Jussara Xavier, este ano lançou um livro que conta sobre o evento e repercussões a partir do mesmo, que foi inclusive comentado em recente artigo neste site. Para mais informações, contacte sandrameyer@globo.com.

Segue-se então escolas de referência que promovem ao longo do ano encontros e projetos que valem a pena ser conhecidos. Citamos aqui a Casa Hofmann de Curitiba. Você pode receber as informações inscrevendo-se na mala direta através do email nucleodancapr@yahoo.com.br ou ver os eventos ocorridos e por vir no site da Fundação Cultural de Curitiba, a quem a Casa está subordinada, no site www.fccdigital.com.br. Com a coordenação de Marila Velloso, há editais para criadores e orientadores artísticos, há encontros semanais e mostras de dança ao longo do ano.

O Estúdio Nova Dança, em São Paulo, depois de longos anos promovendo o Terças na Dança, desde 2004 promove o Sexta na Tomada (estudio@novadanca.com.br), como se define no site, um “espaço livre e avançado e que, tecnicamente, traz o desafio para o interprete e se resolver com uma lâmpada e um cd player”. O projeto abarca processos finalizados ou não. Acontece na última sexta do mês e tem a coordenação de Érika Moura.

O Estúdio Move juntamente com o Núcleo Artérias realiza pelo terceiro ano o Teorema (e-mail de contato é o teorema@estudiomove.com.br e mais informações no site www.estudiomove.com.br), com idealização de Adriana Grecchi, formatação conceitual, coordenação e curadoria de Fabiana Dultra Britto e colaboração de Platô Produções. Abre inscrições, seleciona e apresenta trabalhos coreográficos junto com o desafio de cada propositor, que pode ser teórico, artista ou interessado, propor um teorema ao final de cada noite de apresentações. A programação acontece uma vez por mês no segundo semestre do ano.

Por fim, deve-se dizer que, certamente, há muitos outros festivais, encontros e eventos de dança no país, cada qual guarda sua relevância e função no contexto da dança contemporânea, seja localmente, seja em toda extensão que possa abranger. A questão aqui colocada, além de uma pequena agenda que possa situar criadores e artistas interessados em trocar, é promover um reflexão de como se articulam estes festivais. É cada vez mais importante sabermos como e onde acontecem, uma vez que o material que produzem ou reúnem, sejam vídeos ou programas são materiais de estudo.

Alguns outros exemplos: Porto Alegre em dança, Festival de João Pessoa, Mostra XYZ de Brasília (www.dancaxyz.com.br) e a Mostra Sesi de Dança em São Paulo, assim como os de âmbito menor mas igualmente relevantes para a cidade de São Paulo, por exemplo, a série do Feminino e Masculino na Dança, Solos, Duos e Trios e Semanas de Dança, promovidos pelo Centro Cultural São Paulo.

Como é possível constatar, há muitas estratégias diferentes entre si e estão ocupando novos espaços, fazendo-nos refletir quais são nossas lacunas ou necessidades de circulação. Vale dizer que uma delas é termos malas diretas e sites sobre estes festivais que possam reunir informações precisas e também tornar facilitado o acesso das pessoas a sua agenda, suas programações, inclusive as já passadas.

Este artigo pretende ser informativo além de reflexivo sobre tais condições. Como nos relacionamos com as informações recolhidas por um festival? Como as usamos para nossa produção ou nosso posicionamento diante das provocações que eles suscitam? Como nossa circulação como profissionais, indepentedentes na grande maioria, faz daquilo que dançamos um lugar irrigado por quanto somos capazes de trocar nestes ou em outros ambientes que circulamos?

Os festivais ou afins promovem encontros, além de formar público; provocam novas idéias, além de reconsideramos aquelas que chamamos de velhas e, diante disso, resta-nos escolher que atitude tomaremos em frente a esta realidade. Participamos? Como? Temos novas opções ou repetimos velhos modelos de observadores passivos?

Um convite aos encontros.

Nota:

[1] Consulte em biblioteca no site www.itaucultural.org.br. No ínicio de 2007, na ocasião do Rumos Dança, será apresentada a edição atualizada no banco de dados.

The practice of following dance festivals, meetings or events throughout Brazil presents a real difficulty due to the distances and, consequently, the considerable prices of transport and lodging. However, many professionals choose to travel and take advantage of these moments of exchange. To ask why would be redundant, but it seems that there is an imminent necessity about such meetings, above all when they suggest new formats of dance festivals. This article proposes a consideration, and at the same time, presents an agenda of festivals with the intention of helping professionals who know that such a practice comes together with an artistic attitude linked to new possibilities.

It is important to clarify that this is not a complete survey. We used the Rumos Dança Itaú Cultural [1] data base as a source and the verification that some festivals with national repercussion are quickly known in the dance environment, therefore, we refer to the ones to which we have more access. These festivals do not only present dances but are also chances to understand the curatorship, articulate the types of dance that are shown in that edition and, with this, to stimulate a debate on the ways of organizing dance that interest many people.

We also chose not to consider the competitive festivals because of the focus contemporary dance has with respect to a research of language, investigation or simply a form to articulate a critical thought before the dance that it creates.

This said, we go to some festivals or meetings or events that, besides showing a dance program which evidences a curatorship, also articulate such choices and point to debates, with round tables, lectures, residences or workshops. We also consider theoretical-practical meetings or congresses that deeply think about dance.

The Festival Panorama de Dança (www.panoramafestival.com) is recognized in and out of the country as a reference point, for the audacity of its curatorship – 10 years in the choreographer Lia Rodrigues’ hand, plus some years in collaboration with Roberto Pereira and Sílvia Soter and for last the 3 years coordinated by Eduardo Bonito and Nayse Lopez – and for the intense irrigation of new ideas and formats. The project Novíssimos is highlighted, it includes choreographers and critics. The international residences, characterized with visits of choreographers such as Thomas Lehmen, who was in the program this year again, and others. This year, the Panorama has already happened in its version Encontros Imediatos (see details in the site) and, in Rio de Janeiro, occured from the 10th to the 22nd of November.

The FID (www.fid.com.br) – also known as Fórum Internacional de Dança de Belo Horizonte – has a curatorship by Adriana Banana, also a choreographer and activist of a critical practice in dance. The change of the name of the festival to fórum was not without purpose. A project with diverse programs and actions throughout the year: Circulando BH (September), Território Minas (July to November) and Conexão InterNacional (November). It brings, therefore, a concern to extend the activities throughout the year and not to limit the event to a few days. For the past year, the FID launched its own publishing company. Feeling the need not to depend on the commercial rules of conventional publishing companies, FID again innovates, promoting the publication of important theses by Brazilian researchers. For details, consult the site. Of these two past ones, it is worth visiting the site as a way of studying its trajectory along these past years.

To follow the agenda of the year, the Festival de Dança do Recife (http://www.recife.pe.gov.br – official site) happened from the 5th to the 14th of October. With the presentation and curatorship by Ernesto Gadelha and with the subject Meetings and Displacements, the eleventh edition of the Festival de Dança do Recife, promoted by the City hall of Recife, through the Secretariat of Culture and Culture Foundation, brings activities like free workshops of Contemporary Dance and Street Dance, Artistic Residence and Theoretical-Practical Courses of Video-dances and a Seminary: Dance and New Technologies. It also has the Mostra Dança em Foco, and a series of meetings Dança em Palavras.

References from the Northeast/North can also be cited, although extinct, Festival Interates organized by Lina do Carmo due to its repercussion in its two years of controversial presentations and positive cultural invasion in the middle of the Capivara Mountain range.

Situated at the other geographic extreme and in this year’s agenda, is the 6ª Mostra de Dança de Corumbá (www.dancacorumba.com.br) that happened from the 9th to 15th of October of this year. With the coordination of Márcia Rolón, it congregates artists of the region and promotes an important flow in the rich but distant context of Mato Grosso do Sul. For information, consult contato@dancacorumba.com.br.

Two other interesting examples of contexts seen as barren, although situated in the interior of São Paulo – a state considered as artistic – are the Festival de Dança de Araraquara that had its 6th edition in September of this year, and Publica Dança in Votorantim that happened in May of this year. They demonstrate how it is vital, as well as possible, to articulate new formats, including a bulletin with small articles by many dance people.

The first one (festivaldedanca@araraquara.sescsp.org.br), in 2004, had a meeting of articulators from the Red Sudamericana de Danza (www.movimiento.org) that launched a form of gathering and debating dance projects among Latin American countries that has been gradually happening since. It demonstrates a motivating position of dance actions in the city, which encloses the municipal public initiative, with the Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, and the engaged understanding of the choreographer and researcher Gilsamara Moura, curator and organizer of the event, that made feasible the understanding of how dance can transform the local context. It is preparing next year’s edition.

The second project mentioned is organized by Quadra – people and ideas (www.quadrapessoaseideias.com.br), where we can recognize the coordination of Marcelo Proença and Rodrigo Chiba, but it would be a mistake not to also think of the team of the young but articulate dance professionals of the city that collectively guide and decide about the event and its characteristics. In the meeting, among many activities, the initiative “Traição da dança” (Dance treason) calls our attention. Those who can modify the dance and its context are committing treason, like the farm workers from the interior of São Paulo when they visit a farm and collectively do the work of the day in one morning, as a sort of positive treason against the owner of the farm. In this case, a welcome irony. Although it has already happened, Quadra also keeps up the habit of promoting meetings and projects during the year, as was the Programa de Vídeo dança (middle of March of 2006) and the Dança Chiclete (presented in September). It is worth following in the site.

If we were now to follow the agenda, we would probably find two important biennials for the year of 2007. The Bienal de Santos, promoted by SESC Santos and organized by Rose Freire, started in 1998 and in its 4th edition, had as its theme the Brazilian body in dance. Following initial intention, the biennial searches to mix in with the city and bring guests and selected professionals to promote a debate concerning the proposed subject. For more information, consult www.sescsp.org.br or telephone (13) 3278-9800.

Another festival that was important in the Northeastern context and is also calling the attention of many professionals is the Bienal de Dança do Ceará that in 2007 promotes its fifth edition. With companies from France, Switzerland and Brazil, occupying spaces in the city, the biennial happens in Fortaleza and also branches out to the interior of the state, as happened last year. With workshops guided by international choreographers, it has a net of support institutions, as well as the support of the Government of the State of Ceará through the Secretariat of the Culture (Secult).

Here, a reflection. The festivals have, in fact, the commitment to occupy the city and, with their impact, provide the public the possibility of getting to know other dances. It must also be remembered that this movement leaves echoes, marks in the cities, which must also be nourished with continuing initiatives.

Another constant habit is to bring international artists to teach workshops or residencies or to show their choreographic works. It is worth remembering that they are not models nor do we speak here of aesthetic importations. More and more, foreign professionals interest us in as much as we interest them, at the same time that many Brazilian companies, professors or theoreticians yearn for to occupy the market and have circulation space opened by the festivals in their own country. To this, a difficulty is also added, to pay the costs of Brazilian professionals, above all air fares, in contrast to the facilitating politics of cultural interchange institutions that pay the international air fares of foreign artists. Curious, isn’t it?

Events of another nature, theoretical, make of dance a rich place of reflection and exchange between those who think and those who dance. The Condança, organized by Maria Valeska van Helden (condanca@terra.com.br) congregated in many of its editions researchers and university professors of dance in order to think about strategies of development of dance within universities, be the courses technical, graduations, specializations and post-graduations, or even research groups, that have grown a lot in the last years. Such meetings finish by bringing together new ideas to foment dance education and its theoretical-practical reflection only has to gain by it. Maria Valeska van Helden also coordinates the Associação Dança Alegre Alegrete that has an anniversary next year and plans a promising event.

Another recent and remarkable example is the II Encontro de Dança e Filosofia (www.dancaefilosofia.net/index.htm and contact email: dancaefilosofia.inscr@gmail.com) that occurred last September, in Rio de Janeiro, partnership with SESC Copacabana. Thought up and organized by Charles Feitosa, Roberto Pereira and Thereza Rocha, it strengthens a very specific and innovative function in the area: the promotion of deeper theoretical reflection, at the same time as it promotes the fertile meeting between artists and theoreticians.

Although all lament the extinction of Dança Brasil (www.dancabrasil.com.br), event promoted by the Centro Cultural Banco do Brasil, in Rio de Janeiro, two others have been created by Leonel Brum and his colleagues. Dança Criança (www.dancacrianca.com.br) happened for the third time, a dance festival for children. With the creation of the Arte em Foco, artistic direction by Leonel Brum and his curatorship of it with Sílvia Soter, the festival also relies on the sponsorship of the Teatro da Caixa Cultural of the city and on the promotion of a dance video exhibition for children, with curatorship by Luciana Ponso, Lucas Rodrigues and Caví Borges and production by Cavídeo and Espaço Café Cultural (CDPD-RJ).

As well as Leonel Brum and Paulo Caldas, the initial creators of this project, Dança em Foco (www.dancaemfoco.com.br), also count on the direction of Eduardo Bonito and Regina Levy this past year. The international dance and video festival has been attending an urgent need of many choreographers of, as the presentation of the event says, using images as a possibility of creation of new aesthetic parameters. Created in 2003, in Rio de Janeiro, it is dedicated to the interface video/dance, from the documentation of dance to the interactive choreographic installation. In 2004 it associated itself to the Festival Internacional de Videodanza del Uruguay and to the Festival Internacional de Video-Danza de Buenos Aires in the Videodança Mercosul Circuit. This year, the book Dance and Technology (Volume I) was published in a trilingual format with the presence of many specialized authors in the area – we cite Armando Menicacci, an Italian radicated in Paris and Ivani Santana, PhD in Communication and Semiotics (PUC-SP) and currently professor at the School of Dance at UFBA. This same year, it counts on the accomplishment of the Centro Telemar and the continued support of the SESC Rio de Janeiro. Contact emails of and for those who are interested in acquiring the book, information can be found on the internet site.

With another intention, in Belo Horizonte, for the third consecutive year, the 1,2 na Dança happened, promoted by the Alterosa Theater and created by Jaqueline de Castro. It brings artists from all Brazil to show solos and duos in contemporary dance. For more information, contact jackiecastro@uol.com.br

In Florianópolis, the Tubo de Ensaio also counts on the presence of artists interested in showing their work and exchanging among themselves. Coordinated by Sandra Meyer, Vera Torres and Jussara Xavier, this year launched a book that tells about the event and its repercussions, that was also commented on in a recent article on this site. For more information, contact sandrameyer@globo.com.

Now follow the schools of reference that promote meetings and projects that are worth getting to know throughout the year. We mention the Casa Hofmann in Curitiba here. You can receive information by registering in the mailing list through the email nucleodancapr@yahoo.com.br or see the past and future events in the Fundação Cultural de Curitiba site (www.fccdigital.com.br), to whom the casa Hoffmann is subordinated. With the coordination of Marila Velloso, it has edicts for creators and artistic orientators, it has weekly meetings and dance exhibitions throughout the year.

The Estúdio Nova Dança, in São Paulo, after long years promoting the Terças na Dança, since 2004 promotes the Sexta na Tomada (estudio@novadanca.com.br), as it is defined in the site, a “free and advanced space and that, technically, brings a challenge to the performer to decide with a light bulb and a cd player”. The project accepts finished and unfinished processes. It happens on the last Friday of the month and is coordinated by Érika Moura.

The Estúdio Move together with the Núcleo Artérias produces for the third year Teorema (contact email is teorema@estudiomove.com.br and more information on the site www.estudiomove.com.br) created by Adriana Grecchi, conceptual formatting, coordination and curatorship by Fabiana Dultra Britto and contribution of Platô Produções. It registers, selects and presents choreographic works together with the challenge of each person, who can be an academic, artist or an interested party, to propose a theorem at the end of each night of presentations. The program happens once a month in the second semester of the year.

Finally, it must be said that, certainly, there are many other dance festivals, meetings and events in the country, each one has its relevance and function in the context of the contemporary dance, either locally, or in all that the extension can enclose. The question placed here, apart from a small agenda that can point out creators and artists interested in exchanging ideas, is to promote a reflection of how these festivals are articulated. It is each time more important to know how and where they happen, once the material they produce or congregate, be they videos or programs is study material.

Some other examples: Porto Alegre em dança, Festival de João Pessoa, Mostra XYZ de Brasília (www.dancaxyz.com.br) and Mostra Sesi de Dança in São Paulo, as well as the ones of lesser scope but equally excellent for the city of São Paulo, for example, the series of Feminino e Masculino na Dança, Solos, Duos and Trios and Semanas de Dança, promoted by the Centro Cultural São Paulo.

As it is possible to see, there are many different strategies and they are occupying new spaces, making us reflect which are our gaps or necessities of circulation. It is worth saying that one of them is having mailing lists and sites about these festivals that can bring together necessary information and also facilitate people’s access to their agendas, their programs, including past ones.

This article intends to be informative as well as reflective on such conditions. How do we relate to the information collected from a festival? How do we use it for our production or our positioning facing the provocations they bring? How does our circulation as professionals, autonomously in the greater part, make of that which we dance a place irrigated by how much we are capable to exchange in these or other environments that we circulate?

Festivals or similar events promote meetings, besides forming a public; they provoke new ideas, as well as reconsidering those that we call old and, before this, it remains for us to choose what attitude we will take facing this reality. Do we participate? How? Do we have new options or do we repeat old models of passive observers?

An invitation to the meetings.

Note:

[1] Consult the site www.itaucultural.org.br. From the beginning of 2007, when Rumos Dança happens, the updated edition of the data base will be available.