Uma demanda de mercado | A demand of market

Adaptação do texto original publicado no Jornal Dança Arte & Ação, edição 71, Março/Abril, ano 2006.

Há tempos venho procurando trazer um mapeamento da produção nacional e internacional de videodança através de eventos que se dedicam à exibição e à produção desse tipo de obra. Numa perspectiva brasileira, poucos são (ou foram) os festivais envolvidos com o tema. Entre eles, destaca-se o recentemente extinto Dança Brasil (CCBB – Rio de Janeiro e Brasília), onde eu fazia a direção artística, e o Festival Internacional da Novadança (Brasília). Ambos iniciaram suas mostras paralelas de vídeos de dança em 1997, além de realizar outras atividades, como palestras e debates sobre o assunto. Este ano o Festival Novadança promoverá também oficinas e a produção de três curtas-metragens. Outro destaque vai para o Rumos Dança (Itaú Cultural/São Paulo), uma iniciativa que em 2004 comissionou, pela primeira vez no Brasil, duas produções de videodança: Pé de Moleque, de Kiko Ribeiro e Dafne Michellepis; e Dentro do Movimento, de Chico de Paula e Patrícia Werneck. Recentemente, através do Rumos Dança 2006, lançou outra convocatória para a produção de mais cinco obras do gênero.

O Dança em Foco, festival que dirijo com Paulo Caldas e Eduardo Bonito no Rio de Janeiro, é o primeiro festival brasileiro inteiramente dedicado à interface videodança. Uma iniciativa única no país também na criação de parcerias com outros festivais da América Latina. Desde 2004, o evento é associado ao Festival Internacional de Videodanza del Uruguay e ao Festival Internacional de Video-Danza de Buenos Aires, formando o Circuito Videodança Mercosul, uma espécie de compilação de importantes obras dos três países. Na sua última edição, o Dança em Foco encerrou a temporada de lançamentos desse circuito que começou pelo Uruguai e Argentina. Na edição 2006, que começa dia 30 de agosto, ampliará as suas atividades para além do Espaço SESC, em Copacabana, com programação no Centro Cultural Telemar, MAM (Rio) e SESC/SP. Em dezembro, haverá uma edição internacional do festival em Berlim, que conta com o apoio da Copa da Cultura.

De fato, a videodança é uma forma artística em pleno desenvolvimento em vários países do mundo; unindo tecnologia, dança, vídeo e cinema em obras de grande visibilidade através de festivais, distribuição direta e apresentações na televisão. A videodança é definitivamente o veículo de maior alcance para a coreografia contemporânea. Seu espaço no cenário artístico nacional, ainda restrito, cresce visivelmente. Apesar disso, as tentativas de conceituação desse tipo de obra continuam limitadas, já que não conseguem abranger as inúmeras possibilidades de criação.

Pode-se pensar na videodança como o diálogo entre a dança e o vídeo cujo resultado gera um tipo de obra onde essas linguagens se tornam indissociáveis. Uma arte que existe apenas no vídeo e para o vídeo. Enfim, trata-se da materialização de um pensamento que integra as idéias do coreógrafo e do videomaker numa forma híbrida que não deixa distinções entre o vídeo e a coreografia. Mas essa é apenas uma das inúmeras leituras possíveis, pois encontramos variáveis a cada nova criação.

Do ponto de vista histórico, a bailarina e cineasta ucraniana Maya Deren foi quem introduziu um modo diferente de pensar e agir na convergência entre o audiovisual (no caso, o cinema) e a dança. Em seu artigo Choreography for the Camera, publicado na Dance Magazine, em outubro de 1945, ela afirmou que o bailarino e o cineasta deveriam saber um pouco do ofício do outro para que o filme se tornasse uma obra híbrida. Ela não acreditava numa criação onde o bailarino estivesse preocupado somente com a própria composição coreográfica e o cineasta com os efeitos pictóricos da fotografia. Os filmes mais conhecidos da coreógrafa foram: Meshes of the Afternoon (1943); A Study in Coreography for Camera (1945), Ritual in Transfigures Time (1945/6); e The Very Eye of Night (1952/59). Em 2002, através de uma parceria entre a Áustria e a República Checa, foi criado In the Mirror of Maya Deren, de Martina Kudlacek, um belo documentário sobre a vida da artista.

Ainda nos Estados Unidos, outras importantes contribuições vieram do coreógrafo americano Merce Cunningham, que desde a década de 1970 já trabalhava em parceria com o videomaker Charles Atlas e mais tarde com Elliot Kaplan. Na Bélgica, na década de 1980, a famosa coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker, diretora do grupo Rosas, criou uma obra com o famoso cineasta Peter Greenaway e outras com o músico e cineasta Thierry De Mey. Na Inglaterra, Lloyd Newson, diretor do grupo DV8, trabalhou com os diretores David Hinton e Clara Van Gool. Há outros artistas que não podem deixar de ser citados como importantes criadores de vídeos de dança, entre eles: Phillippe Decouflé, Angelin Preljocaj, Suzanne Linke, Meg Stuart, Mats Ek e Sylvie Guillem.

No Brasil a bailarina, coreógrafa e videomaker Analívia Cordeiro é considerada a pioneira tanto na videodança, como na videoarte. Entre suas criações destacam-se M3x3 (1973), Slow-Billie Scan (1977), Trajetórias (1984), 0°=45 (1974/1989), Ar (1985), Striptease (1997), e, mais recentemente, Carne I e II (2005). Outros nomes importantes de coreógrafos e videomakers que seguem pesquisando e produzindo videodança no Brasil são: Ivani Santana, Nelson Enohata, Cecília Lang, Henrique Rodovalho, Kleber Damaso, Lilyen Vass, Alex Cassal, Mara Castilho, Andréa Maciel, Paulo Mendel, Angélica Carvalho, Eduardo Sánchez, Andréa Bardawil, Alexandre Veras Costas, Karen Virgínia, Luiz Carlos Bizerril, Sheila Ribeiro, Rodrigo Raposo, Letícia Nabuco, Tatiana Gentile, Thelma Bonavita, Luciana Brites, João Andreazzi, Maíra Spanghero, Gilsamara Moura, Lara Pinheiro, entre outros. Uma lista bastante expressiva considerando que a maioria desses criadores produz suas obras com recursos próprios. Com efeito, essa demanda poderia ser atendida, por exemplo, por festivais brasileiros, seja abrindo janelas de exibição em sua programação, seja lançando editais que forneçam recursos financeiros para esse tipo de produção. Acredito que essas iniciativas, acompanhadas do apoio de canais de televisão e de outras instituições patrocinadoras, possam estabelecer, em médio prazo, um mercado brasileiro de videodança.

Adaptation of a text originally written to Jornal Dança Arte & Ação, nº 71, March / April 2006

I have been mapping the national and international production of videodance through events that dedicate themselves to exhibition and production of this type of work. In a Brazilian perspective, the festivals involved with the subject are (or had been) few. Among them, we emphasize the recently extinct Dança Brasil (CCBB – Rio De Janeiro e Brasilia), in which I worked as a artistic director, and the Festival Internacional da Novadança (Brasilia). Both had initiated their parallel dance videos showcase in 1997, alongside other activities, as lectures and debates on the subject. This year the Festival Novadança will also promote workshops and the production of three short films. Another initiative to highlight is Rumos Dança (Itaú Cultural /São Paulo), an initiative that commissioned in 2004, for the first time in Brazil, two productions of videodance: Pé de Moleque, by Kiko Ribeiro and Dafne Michellepis; and Dentro do Movimento, by Chico de Paula and Patrícia Werneck. Recently, Itaú Cultural, in the Rumos Dança 2006 project, launched another call for the production of five works of the genre.

Dança em Foco, that I direct with Paulos Caldas and Eduardo Bonito, in Rio de Janeiro, is the first Brazilian festival entirely dedicated to the interface between video and dance. An unique initiative in the country also in the partnership with other festivals of Latin America. Since 2004, the event is associated with Festival Internacional de Videodanza del Uruguay and Festival Internacional de Video-Danza de Buenos Aires, forming the Circuito Videodança Mercosul, a kind of compilation of important works from these three countries. In its last edition, Dança em Foco was the final step of the launchings season of this circuit that started in Uruguay and Argentina. In 2006, it will extend its activities beyond Espaço SESC, in Copacabana, to Centro Cultural Telemar, MAM (Rio) and SESC/SP. In December, it will have an international edition of the festival, in Berlin, with the support of Copa da Cultura.

In fact, videodance is an artistic form in full development in some countries worldwide; joining technology, dance, video and cinema in works of great visibility through festivals, direct distribution and presentations on television. Videodance is definitively the broader reaching vehicle for the contemporary choreography. Its space in the national artistic scene, still restricted, grows visibly. Despite this, the attempts of conceptualization of this type of workmanship continue limited, since they do not include the innumerable possibilities of creation.

We can think about videodance as the dialogue between dance and video whose results generate a type of work where these languages become indissociable. An art that exists only in video and for the video. At last, it is about materialization of a thought that integrates the ideas of the choreographer and videomaker in a hybrid form that does not make distinctions between video and choreography. But this is only one of the possible readings; therefore we find variables in each new creation.

From the historical point of view, the dancer and moviemaker from Ukraine Maya Deren introduced a different way to think and to act in the convergence between audiovisual (in this case, the cinema) and dance. In her article Choreography for the Camera, published in Dance Magazine, in October 1945, she affirmed that the dancer and the moviemaker should know a little bit of the other’s craft to the film became itself a hybrid work. She did not believe in a creation where the dancer was only worried about his choreographic composition and the moviemaker worried with the pictorial effects of the photograph. The most known films by Maya Deren were: Meshes of the Afternoon (1943); A Study in Coreography for Camera (1945), Ritual in Transfigures Time (1945/6); and The Very Eye of Night (1952/59). In 2002, through a partnership between Austria and the Czech Republic, In the Mirror of Maya Deren, a beautiful documentary on the life of the artist was created by Martina Kudlacek.

In United States, other important contributions came from the American choreographer Merce Cunningham, who since the 70’s already worked with videomaker Charles Atlas and later with Elliot Kaplan. In Belgium, in 80’s, the famous choreographer Anne Teresa De Keersmaeker, director of Rosas, created a film with the famous filmmaker Peter Greenaway and others with the musician and filmmaker Thierry De Mey. In United Kingdom, Lloyd Newson, director of british group DV8, worked with the directors David Hinton and Clara Van Gool. There are other artists who cannot be left aside as important creators of dance videos, including: Phillippe Decouflé, Angelin Preljocaj, Suzanne Linke, Meg Stuart, Mats Ek and Sylvie Guillem.

In Brazil, the dancer, choreographer and videomaker Analívia Cordeiro is considered the pioneer in videodance, as in video art. Among her creations the highlights are M3x3 (1973), Slow-Billie Scan (1977), Trajetórias (1984), 0°=45 (1974/1989), Ar (1985), Striptease (1997), and, more recently, Carne I and II (2005). Other important names of choreographers and videomakers that kept searching and producing videodance in Brazil are: Ivani Santana, Nelson Enohata, Cecília Lang, Henrique Rodovalho, Kleber Damaso, Lilyen Vass, Alex Cassal, Mara Castilho, Andréa Maciel, Paulo Mendel, Angélica Carvalho, Eduardo Sánchez, Andréa Bardawil, Alexandre Veras Costas, Karen Virgínia, Luiz Carlos Bizerril, Sheila Ribeiro, Rodrigo Raposo, Letícia Nabuco, Tatiana Gentile, Thelma Bonavita, Luciana Brites, João Andreazzi, Maíra Spanghero, Gilsamara Moura, Lara Pinheiro, among others. A sufficiently expressive list considering that the majority of these creators produce their works with their own resources. In fact, this demand could be taken care of, for example, by Brazilian festivals, either opening windows of exhibition in its programming, either launching calls that supply financial resources to this type of production. I believe that these initiatives, followed by the support of other institution and television channels sponsors, can establish, in medium term, a Brazilian market for videodance.