Uma ponte para Recife | Bridge for Recife

O Festival de Dança do Recife poderia ter colocado uma dessas faixas “Mudamos e re-inauguramos sob nova direção dia 5 de novembro”, assim como vemos nos estabelecimentos que mudam de mãos. Se até então era de importância bastante localizada, a partir dessa 8ª edição o festival se alarga, abre, mas não a ponto de quebrar. Começa estabelecendo novas e boas conexões – é mesmo esse o início de qualquer movimento – com o Sindicato dos Artistas e com a Universidade Federal de Pernambuco, além de contar com três curadores: Arnaldo Siqueira, Ivonete Melo e Marcelo Zamora. Tudo isso sob a regência de Adriana Faria, que assina a coordenação geral. Espalhado por quatro teatros e dois pátios (belíssimos e invariavelmente lotados) a programação intensa de cinco dias exibiu novos coreógrafos e companhias pernambucanas estáveis como Cia. Vias de Dança, Grupo Grial de Dança, Cia. de Dança Artefolia, entre outros. Além de companhias do nordeste e sudeste (Balé da Cidade de São Paulo, Balagandanças (SP), Cia. Será Quê?(MG), Lia Rodrigues Cia. de Dança (RJ), Cia. Steven Harper (RJ), Marcia Milhazes Dança Contemporânea (RJ), Sua Cia. de Dança (BA) e Romero Mota (PB)). E os internacionais Sonia Baptista (Portugal) e Rachid Ourandame / Julie Nioche (França). E ainda uma longa noite dedicada a grupos de dança folclórica.

A primeira impressão é de uma programação irregular, cheia de franjas. Uma programação ansiosa por tudo, tentando acomodar o que já era do festival, a produção que existia mas não pertencia às edições anteriores e a perspectiva dos novos realizadores. Essa é uma maneira de mudar: romper sem rompantes. Sinalizando ao público fiel e participante que há aquilo que eles já admiram e muito mais, que dá para virar outras esquinas sem medo de se perder. Numa mesma noite Márcia Milhazes nos encaminha pelo desconhecido e a Icógnum Cia. de Dança traz o confortável teatro de manipulação, deixando claro um exemplo de acomodação. É como se eles estivessem – e estavam – dizendo ao público que podem, sim, dividir o mesmo palco eles e nós, o diferente e o conhecido.

Em que pese a importância de definições e distinções – distingüir significa especializar e especializar significa ir além da superfície comum – estratégia significa sobrevivência. Esse arranjo é estratégia de sobrevivência tanto perante os patrocinadores quanto perante o público. Além disso a programação espelha, em certa medida, a dança pernambucana. Não dá para pensar aquela dança contemporânea sem considerar que a arte popular está incrustada no corpo e no imaginário dessa dança.

A grande maioria dos bailarinos que formam hoje o campo da dança moderna e contemporânea passaram pelo Balé Popular do Recife. Diretamente como Maria Paula (Grial), Raimundo Branco (Compassos Cia. de Dança), Otacílio Junior (Cia. Trapia) e Ângelo Madureira, ou culturalmente como no ideário de Mônica Lira. “É contemporâneo com a intuição não articulada do artista popular”, diz Valéria Vicente sobre Mônica.Além da arte folclórica ser uma forte referência visual, cultural e corporal, eventos como o próprio Festival de Dança do Recife, que por sete anos legitimou um tipo de pensamento como sendo A dança e não UMA dança possível, acabam configurando equivocadamente todo um campo artístico de criadores, programadores, críticos, produtores e público. A pertinente e esperada transformação que esta 8ª edição iniciou tem mesmo que ser construída como ponte – tão emblemática da arquitetura da cidade – e não como aterro que cobre a água abaixo que tenta desesperadamente seguir.

A mudança no corpo exige mais tempo que a mudança no formato de um festival (formato que indica um pensamento). Como teoria e prática têm relação íntima, como uma alimenta e transforma a outra, está dada a largada. A música e o cinema pernambucanos chegaram ao ideal de tratar de qualquer questão com seu jeito absolutamente próprio, realizaram um projeto artístico tão pernambucano quanto universal. Isso tem a ver com a compreensão de que não é preciso se voltar só para si mesmo para guardar a necessária identidade. O novo Festival de Dança do Recife certamente compactua com esse entendimento.Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

The Recife Dance Festival could have used the following banner “Re-opened under new management on November 5”, similar to that which appears when establishments change hands. If until then the festival was of a rather localized importance, after its recent 8th edition it certainly widened and opened its scope, but not to the point of breaking. It all began with the establishment of new, solid connections (as with the beginning of any movement) with the Artists Union and with the Pernambuco Federal University, in addition to the participation of three trustees: Arnaldo Siqueira, Ivonete Melo and Marcelo Zamora. All of this happened under the masterful hand of Adriana Faria, who is in charge of general coordination. Distributed throughout four theatres and two patios (very beautiful and always sold-out) the intense programming exhibited both new choreographies and well-established Pernambuco companies, such as: Cia. Vias de Dança, Grupo Grial de Dança, Cia. de Dança Artefolia, among others. In addition to companies from the Northeast and Southeast: Balé da Cidade de São Paulo, Balagandanças (SP), Cia. Será Quê? (MG), Lia Rodrigues Cia.de Dança (RJ), Cia. Steven Harper (RJ), Marcia Milhazes Dança Contemporânea (RJ), Sua Cia. de Dança (BA) and Romero Mota (PB). There were also international participants, including Sonia Baptista (Portugal) and Rachid Ourandame/Julie Nioche (France). And another long night dedicated to folkloric dance groups.

The first impression is that it is an irregular programming, full of fringes. A programming that is anxious for everything, one that attempts to accommodate the festival aspects of the past, the production that existed before, but also one that does not belong to former editions and that includes the new perspectives of the new organizers. This is one way of changing: breaking without destruction. It works by showing the faithful and participatory public that you keep offering them what they have always admired and much more, assuring them that it is possible to turn around new corners without fear of getting lost. In the same evening, Márcia Milhazes leads us into unknown territory and Icógnum Cia. de Dança brings the comfort of the manipulation theatre, making it an example of accommodation. It is if they had been telling the audience – and were telling indeed – that these two companies can share the stage, the different and the well-known.

Considering the importance of definitions and distinctions – to distinguish means specializing and specializing means going beyond the common surface – strategy means survival. This arrangement is a survival strategy as much for the sponsors as it is for the public. In a certain way, the programming also reflects the dance from Pernambuco. One cannot think about this contemporary dance without considering that popular art is encrusted in the body and imagination of this dance.

The great majority of dancers that are today part of the modern andcontemporary dance scene at some level interacted with the Balé Popular doRecife. In person,as Maria Paula (Grial), Raimundo Branco (Compassos Cia. deDança), Otacílio Junior (Cia. Trapia) and Ângelo Madureira, or culturally,as in the imagery of choreographer Mônica Lira ” it is contemporary makinguse of the non-articulated intuition of the popular artist”, commentedValéria Vicente on her work.

In addition to folkloric art being a strong reference, whether visual, cultural or corporal, events such as the Recife Dance Festival, which for seven years legitimized a type of thinking as the dance and not as a possible dance, ended up configuring an entire artistic area of creators, programmers, critics, producers and the public. The pertinent and awaited transformation that this 8th edition initiated needs to be constructed as a bridge – so emblematic of this city’s architecture – and not as an embankment that covers the water below that tries so desperately to flow through.

The change in the body requires more time than the change in the format of a festival (format that indicates a thought). Because theory and practice share an intimate relationship, because one feeds the other, the starting gun is fired. Pernambuco’s music and cinema have reached the ideal of addressing any questions in their own way, organizing an artistic project that is as “pernambuco-style” as it is universal. This follows the understanding that it is not necessary to return to oneself to keep a necessary identity. The new Recife Dance Festival in line with this understanding.