Uma reflexão crítica sobre o campo acadêmico da dança no Brasil|A critical reflection on the academic field of dance in Brazil

Identifica-se hoje uma considerável produção de pesquisas acadêmicas em dança no Brasil desenvolvida em diversos ambientes. Deste modo, surgem algumas perguntas preliminares: quais as principais características desta produção? Quais os pressupostos teórico-metodológicos? Quais os sujeitos envolvidos nesta produção? Que ambientes e possibilidades de circulação e consumo são próprios deste espaço?

A partir de questionamentos como estes, propomos aqui uma abordagem teórica com o intuito de possibilitar o estudo da produção de conhecimento acadêmico em dança, em uma discussão que aborda os produtos resultantes assim como os modos de produção subjacentes. É neste sentido que o conceito de campo formulado pelo sociólogo Pierre Bourdieu será apresentado: na perspectiva de constituir um profícuo sistema de análise das práticas sociais constituintes daquilo que denominamos como campo acadêmico da dança.

Um campo define-se como um espaço social de jogo consolidado, onde ocorre uma disputa pelo monopólio de um “capital comum”, construído num sistema de relações objetivas entre posições adquiridas por seus agentes. Instaura-se em processo contínuo e dinâmico de disputa pela conquista de uma autoridade, inseparavelmente definida como capacidade técnica-intelectual e como poder social.

O reconhecimento em meio aos pares-competidores diz respeito a uma construção da realidade, e tende a estabelecer uma ordem gnosiológica. Deste modo, as verdades em um campo são sempre parciais e circunstanciais, relativas às posições dos agentes reconhecidos como autoridades em determinado momento. Os conflitos são simultaneamente e indissociavelmente políticos e intelectuais, e os aspectos epistemológicos não se desvinculam das relações sociais.

Refletir sobre a produção acadêmica em dança sob esta perspectiva é uma tentativa de compreender esta produção enquanto prática social e seu ambiente, enquanto campo em processo de constituição. Como exemplo, faremos aqui uma breve análise da produção de teses e dissertações em dança no Brasil .

Entre os anos de 1987 e 2006, foram produzidas no país 111 teses e 553 dissertações em dança, havendo um considerável crescimento anual, principalmente a partir de meados da década de 90. Isto indica um acúmulo progressivo de capital simbólico específico concomitante a um processo de especialização dos agentes que, segundo Bourdieu, deve ser compreendido contextualmente: em uma perspectiva histórica, a pesquisa em dança é uma prática muito recente e que conta com poucos exemplares, de modo que ainda não é possível se referir a uma tradição de conhecimento acadêmico em dança no Brasil. Essas constatações apontam para um processo de constituição do campo em estágio relativamente inicial, com uma tendência de acentuação.

Observa-se também que esta produção se estende por todo o território nacional, mas se concentra em algumas regiões geográficas e unidades da federação – o Estado de São Paulo, por exemplo, abriga quase metade dos trabalhos. Tais fatores poderiam ser investigados identificando interesses e motivações dos agentes situados nessas regiões, sua capacidade de organização, demandas em função de disputas de mercado e outras pressões locais associadas a aspectos históricos e sócio-econômicos. Ressalta-se aqui a característica de não-uniformidade da oferta de condições para o desenvolvimento da produção de conhecimento acadêmico em dança, uma assimetria própria do campo que está diretamente relacionada aos seus produtos. Consequentemente existe uma dispersão dos trabalhos com formação de alguns focos de produção topograficamente localizados.

Em relação aos ambientes de produção, identificam-se hoje sessenta instituições de ensino superior e oitenta e nove programas de pós-graduação com pesquisas em dança.  Considerando que as posições ocupadas pelos agentes estão relacionadas aos seus produtos, as tendências epistemológicas se constituem enquanto negociações entre suas visões de mundo com tais ambientes. Isto significa que: (i) a construção do conhecimento acadêmico em dança não está circunscrita à programas com um perfil específico; (ii) o conhecimento se constrói de forma absolutamente diversificada no trânsito com outros saberes. Ou seja, à dispersão física das teses e dissertações acrescenta-se uma diversidade teórico-metodológica, que caracteriza esta produção de conhecimento como interdisciplinar.

A multiplicidade de perspectivas da produção de conhecimento no campo constitui uma demanda de que estes bens sejam publicamente confrontados. Em outras palavras, é reforçada a importância de mecanismos que favoreçam a circulação e o consumo dos produtos das pesquisas, estimulem o desdobramento dos conhecimentos produzidos e a especialização dos agentes em função das disputas pelas tomadas de posição e reconhecimento das autoridades, bem como propiciem a formação de outros modelos cooperativos de produção de conhecimento.

O estudo indica que o conceito é bastante fértil para refletir sobre a produção de conhecimento em dança. Acreditamos que esta iniciativa possa ganhar desdobramentos futuros e sugerimos que talvez fosse interessante discutir a constituição do campo a partir da perspectiva dos agentes envolvidos, ou dos processos de disputa simbólica. Também a discussão a respeito do reconhecimento da dança como uma área do conhecimento poderia ser amplamente explorada: de acordo com as contribuições de Bourdieu, embora a determinação da divisão das áreas possa parecer uma atribuição estritamente político-pragmática, possui critérios epistemológicos que se baseiam no grau de consolidação do campo.

[1] Os dados foram obtidos através do Mapeamento de Pesquisas Acadêmicas em Dança no Brasil realizado durante a pesquisa de mestrado da autora (2006-2008), cuja fonte foi o Banco de Teses e Dissertações da Capes e, o mecanismo operacional de busca, o termo ‘dança’ em títulos ou resumos ou palavras-chave.

Referências
AQUINO, Rita. A constituição do campo acadêmico da dança no Brasil. 2008. 146f. Mestrado em Dança – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

SOCIOLOGIE – MAGAZINE DE L’HOMME MODERNE
Disponível aqui. Acesso em: 20 jun. 2008.

It is possible to identify, nowadays in Brazil, a considerable production of academic research about dance being development in many areas. Thus, some preliminary questions arise: which are the main characteristics of that production? What is the theoretical and methodological background? Who are subjects involved in the production? What environments and circulation possibilities belong to this space?

From such questions, we propose a theoretical approach aiming to enable the study of the production of academic knowledge about dance, in a discussion that tackles both the resulting products and the underlying production methods. This way, the concept of field formulated by sociologist Pierre Bourdieu will be presented: from the perspective of constituting a useful analysis system of the social practices that make up what we call dance academic field.

A field is defined as a social arena of a consolidated game, where a dispute for the monopoly of a “common capital” occurs, built within a system of objective relationships between acquired positions and their agents. A field is established in a continuous and dynamic process of dispute for the acquisition of an authority, defined inseparably both as technical-intellectual capacity and as social power.

The recognition amongst peers-competitor is related to a construction of reality and tends to establish a gnoseologic order. Thus, the truth within a field is always partial and circumstantial, relating to the positions of the agents recognized as authority in a given moment. The conflicts are simultaneously and inextricably political and intellectual and the epistemological aspects are not separated from the social relationships.

To reflect upon the dance academic production from this perspective is an attempt to understand such production as social practice and its environment as a field going through the process of development. As an example, we will briefly analyze the production of thesis and dissertations about dance in Brazil[1].

Between 1987 and 2006, 111 thesis and 553 dissertations about dance were produced, there was a considerable annual increase, mainly after the mid 1990’s. This indicates a progressive accumulation of specific symbolic capital with a process of specialization of the agents who, according to Bourdieu, must be comprehended within its context: from a historical perspective, the research of dance is a very recent practice and has few specimens, in such a way that it is still not possible to talk about a tradition of academic dance knowledge in Brazil. Such realization points to a process of field development in a relatively initial stage, with a tendency to intensification.

It is also noted that the production is extended to the entire national territory, but is concentrated in some geographical areas and states – almost half the works are originated in São Paulo, for example. Such factors could be investigated, in order to identify interests and motivations of the agents situated in each region, their organizational capacity, demands due to market disputes and other local pressures associated to historical and socio-economical aspects. We emphasize the characteristic of non-uniformity of the conditions for the development of academic knowledge of dance, an asymmetry inherent to the field that is directly linked to its products. Consequently, there is a scattering of the works with the development of some production focuses that are topographically located.

Concerning the production environments, it is possible to identify sixty higher education institutions and eighty nine post-graduate dance research programs. Considering the positions occupied by the agents are related to their products, the epistemological tendencies develop as negotiation between their world-view and such environments. This means that: (i) the development of academic knowledge of dance is not limited to programs with one specific profile; (ii) knowledge develops in an absolutely diversified way in relation to other areas. In other words, added to the physical scattering of thesis and dissertations is the theoretical and methodological diversity, which qualifies this knowledge production as interdisciplinary.

The multiplicity of perspectives of the knowledge production in the field establishes a demand for these products to be publicly confronted. In other words, the importance of mechanisms that foment the circulation and consumption of the results of the researches is stressed, stimulating the development of the knowledge produced and the specialization of the agents of disputes for the establishment of positions and the recognition of authorities, as well as the development of other cooperative patterns of knowledge production.

The study indicates that the concept is pretty fertile to reflect upon the production of dance knowledge. We believe that this initiative can be further developed and we suggest it could be interesting to discuss the constitution of the field from the perspective of the involved agents, or of the symbolic dispute process. The debate about the recognition of dance as an area of knowledge could be widely explored: according to Bourdieu’s contributions, although determining the separation of the areas could seem as a merely political-pragmatic, it possesses epistemological criteria based on the degree of consolidation of the field.

[1]The data is taken from the Mapping of Academic Dance Research in Brazil, made during the author’s Masters research (2006-2008), the source was Capes Thesis and Dissertation Database and the operational mechanism was the search of the term “dance” in titles, abstracts and keywords.

References:
AQUINO, Rita. A constituição do campo acadêmico da dança no Brasil. 2008. 146f. Mestrado em Dança – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel e Bertrand Brasil, 1989.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

SOCIOLOGIE – MAGAZINE DE L’HOMME MODERNE
Available here.  Accessed June 20, 2008.