V plataforma Proac recebe nova parceria de Claudia Palma e Armando Aurich

A V edição do projeto Plataforma Proac será palco para a pré-estreia de Platô, resultado da parceria dos bailarinos Claudia Palma e Armando Aurich, que voltam a criar juntos depois de um hiato de quatro anos de separação artística em trajetórias distintas. Com entrada gratuita, a temporada de apresentações começa no próximo dia 19 de julho, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O ponto de partida para o espetáculo é a possibilidade de estudo e criação corporal proporcionada por esse reencontro, não de modo autobiográfico, mas como metáfora de trajetos que se transformam e propõem mutações. Tendo como forte referência o livro Variações sobre o corpo, do filósofo Michel Serres, a pesquisa apoia-se em experiências corporais que acessam reflexões e propostas de ação, sem deixar de levar em conta que sentidos, sentimentos e imagens corporais que se integram e delimitam o mundo da vida.

Os artistas partem do pressuposto que dois pólos de ação podem ser complementares ou interdependentes entre si e percebem que estes caminhos que trilharam desenhos diferentes, depois de tanto tempo juntos, podem se reencontrar de forma resignificada. “Se, conforme o princípio socrático, a dúvida é o que fortalece a verdade, este caminho possibilita um reconhecimento permeado por novas perspectivas, permitindo a configuração de uma terceira imagem: nem um nem outro; um novo”, expressa Claudia Palma.

Trajetória Singular

Surgida em 1987, a parceria entre Palma e Aurich começa na Cisne Negro Cia. de Dança, lugar que proporcionou traçarem um início significativo para suas carreiras. Como dupla, conquistaram relevantes críticas e projeção para um futuro emblemático que faria de suas carreiras uma promissora trajetória. Juntos, passaram por coreógrafos importantes no cenário da dança, que deixaram muitas informações registradas em seus corpos e os ajudaram a traçar o caminho onde se encontram hoje.

Após quatro anos de separação artística e o retorno de Armando para São Paulo, ambos perceberam que muitas coisas mudaram nesse caminho, mas permanece o desejo da união, de compartilhar pensamentos sobre dança contemporânea, que é o que de fato os movimenta, de modo que novas paisagens possam surgir. Foram aproximadamente 20 anos de cena ininterruptas, passando pelas companhias Cisne Negro, República da Dança e Balé da Cidade de São Paulo – Cia. 1 e Cia. 2, tempo no qual surgiram muitas criações em conjunto. 

 

O projeto Plataforma Proac é uma mostra anual que busca dar visibilidade aos artistas e às produções contemplados pelos Editais do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Além da estreia da dupla, que segue com apresentações em outros espaços na capital, a edição recebe outros seis espetáculos de dança. Confira a programação completa aqui.

Foto: © Claudio Higa

Serviço:

“Platô”, com Claudia Palma e Armando Aurich

Pré-estreia:

Data: 19 de julho
Horário: 20h30
Local: Teatro Sergio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo. Tel (11) 3288-0136.
Duração: 60 min.
Livre.
Entrada gratuita.

Estreia:

Data: 24 a 27 de julho
Horário: De quinta a sábado, às 20h e domingo, às 19h
Local: Galeria Olido – Sala Paissandu (Av. São João, 473 – 2º andar – República, tel: 11 33970170).
Entrada gratuita.

Próximas Apresentações:

Data: 2 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro Adamastor Centro (Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP).
Grátis.

Data: 9 de agosto
Horário: 17h
Local: CEU Alvarenga (Estrada do Alvarenga, 3752 – Balneário São Francisco – Zona Sul – São Paulo/SP
Grátis.

Data: 16 de agosto
Horário: 17h
Local: CEU Aricanduva – Profa. Irene Galvão de Souza (Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Jardim Santa Terezinha – Zona Leste – São Paulo/SP
Grátis.

Data: 17 de agosto
Horário: 17h
Local: CEU Quinta do Sol (Av. Luiz Imparato, 564 – Parque Císper – Zona Leste – São Paulo/SP – tel: (11) 3396 3430).
Grátis.

Data: 30 de agosto
Horário: 21h
Local: Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania (Av. Fausta Duarte de Araújo, 23 – Jardim Santista – Mogi das Cruzes/SP).
Grátis.