VAI TEC financia projetos sociais em São Paulo

O programa VAI TEC, da Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa), em cooperação com a Prefeitura, recebe até dia 17 de abril inscrições de projetos que colaborem para o desenvolvimento econômico e social da do município. Os projetos podem incluir o desenvolvimento de produtos, processos, aplicativos, jogos, técnicas ou metodologias que contribuam para solucionar problemas e desafios relacionados ao dia a dia da cidade.

Os projetos devem contemplar temas transversais de gênero, étnico racial, pessoas com deficiência, imigrantes, jovens ou idosos. As áreas de abrangência são: Economia Solidária e negócios, Economia Colaborativa, Água e Energia, Educação, Gestão Pública, Segurança Alimentar e Nutricional, Apoio ao Micro Empreendedorismo, Saúde, Meio Ambiente Urbano e Reciclagem de Resíduos, Cultura, Esporte e lazer, Desenvolvimento Local Sustentável, Assistência Social, Direitos Humanos, Trabalho, Mobilidade Urbana, Tecnologia Assistiva, Comunicação Social e Cidadania, Segurança Pública.

O valor destinado a cada projeto é de no máximo R$27 mil, e podem participar pessoas físicas, maiores de 14 anos de idade, grupos e coletivos, por meio de um representante, e pessoas jurídicas, sendo Microempreendores Individuais (MEI) ou cooperativas, desde que não ultrapassem o faturamento limite definido para microempresas.

A comissão responsável avaliará os projetos de acordo com critérios de viabilidade técnica e econômica, clareza e coerência, grau de inovação, inclusão social, interesse púbico etc. Além das notas de mérito os projetos poderão receber pontos extras caso os proponentes se enquadrem em alguma das categorias incentivadas no edital, tais como: mulheres, negros, pessoas de baixa renda, pessoas que residam nas áreas abrangidas pelas subprefeituras da cidade.

Os projetos com melhor colocação, somando as notas de mérito e os pontos extras, receberão subsidio, sendo que a quantidade de projetos aprovados estará dependente do total de recursos disponível. O edital completo pode ser encontrado aqui e mais informações estão disponíveis no site do programa.