Vários minutos para a dança do Piauí

Numa iniciativa inédita que uniu as Universidades Federais do Piauí (UFPI) e da Bahia (UFBA) e a Cia. Luzia Amélia, começa nesta quinta-feira (29/04) o Fórum Nacional 1 Minuto para a Dança, em Teresina. É a primeira vez que a cidade recebe um fórum voltado para o pensamento e a formação na área de dança.

“O Piauí possui muitas academias e escolas de balé clássico, ainda estamos muito voltados para a produção e pouco para a reflexão. É a primeira vez que vamos pensar a dança neste formato, com essa amplitude”, explica Luzia Amélia, que idealizou o encontro durante o período em que fez o curso de especialização em Estudos Contemporâneos em Dança na UFBA.

O Fórum será composto de workshops, palestras e residências, numa programação voltada especialmente para a formação. Em todas as ações, os eixos temáticos estão baseados no tripé formação, produção e políticas públicas.

A parceria entre as duas universidades federais também tem um objetivo bem urgente: a criação de uma graduação em Dança no Piauí. O assunto é de tamanho interesse da comunidade local que será tema da primeira mesa do Fórum e terá a participação de Dulce Aquino (UFBA), Zozilena Fróz (UFPI), Rosa Primo (UFC), entre outros convidados. Ela acontecerá nesta sexta-feira (30/04), às 10h, na Sala Torquato Neto.

De acordo com Luzia, ainda não há um projeto concreto de graduação para o estado, mas há apoio e interesse da UFPI em implementar o curso. “Com a ajuda da Dulce (Aquino) e da Christine Greiner (que está em Teresina por conta do coLABoratório), queremos discutir um formato que reflita nossa realidade. A ideia é criar primeiro uma especialização para preparar profissionais e, em seguida, abrir o curso no segundo semestre de 2011”, afirma com otimismo Luzia.

Na segunda etapa do evento – dias 13 e 14 de maio – serão realizados workshops de dança criativa (para crianças de 7 a 10 anos) e a oficina Dança, corpo e criação, ambos com Lenira Rengel. Também no segundo dia, Lenira dá a palestra Laban, Corponectividade e Educação Contemporânea.

Já a terceira etapa acontecerá entre os dias 24 e 28 de maio, numa residência artística de Gilsamara Moura para bailarinos, atores, performers e criadores. Dia 28 de maio também será realizada a palestra Redes colaborativas em dança como ação política, com Lúcia Matos e participação de Marcelo Evelin. Para todas as atividades é necessário se inscrever, gratuitamente, diretamente nos locais onde elas serão realizadas ou pelo telefone (86) 3221-1977.

Além dessa programação, serão realizadas algumas atividades extras, como workshop com o Grupo Cordão de Ouro (dia 6 de maio), apresentação do espetáculo Sangue, da Cia. Luzia Amélia (dia 7 de maio), workshop para crianças com a Cia. Luzia Amélia e Lenira Rengel e a intervenção 1 Minuto para dança (15 de maio).

“Este Fórum é uma possibilidade de fazer conexões com outras áreas de saber, como comunicação, semiótica etc. Dança não é só estar nos palcos, mas também em outros espaços. As dificuldades são muitas, mas é o momento”, encerra a organizadora.

A programação completa, horários e endereços estão disponíveis aqui. A foto, de Rebeca Santos, é da edição de dezembro de 2009 da performance 1 Minuto para a Dança.