Vida real x Ficção | Real life x Fiction

Performance-espetáculo-instalação. O mais recente projeto da Cia. Dani Lima, Vida Real em 3 Capítulos, está em cartaz no Conjunto Cultural da Caixa – Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro, até o dia 9 de julho. A estréia do Capítulo 1 (a performance Estratégia nº 1: entre) foi em junho, no Alkantara Festival, em Lisboa. Entre uma troca de fralda da pequenina Mia e checadas na produção, a coreógrafa Dani Lima conversou com o idanca.net.

Como surgiu a idéia do projeto Vida Real em 3 Capítulos?
Surgiu no final de 2004, quando fui convidada a fazer uma participação num projeto que integrava o Panorama Festival (o Encontros Imediatos 2005-2006*, em parceira com o Alkantara Festival, de Portugal). A Cláudia Müller, coreógrafa e bailarina carioca, partiu de uma frase do artista plástico brasileiro Leonílson que dizia: “tudo que você quiser, o que você desejar, estou aqui para servi-lo” que pretendia questionar a relação de o artista, o performer servir ao espectador, fazendo aquilo para seduzi-lo. Cláudia queria discutir isso e chamou vários artistas, entre eles eu, para criar uma cena de 5 minutos. Seria num hospital abandonado e cada um teria um quarto e trabalharia nesse local, com um espectador de cada vez. Então comecei a desenvolver o que hoje é a performance Estratégia nº1: entre. Ali foi só uma experiência. Segui desenvolvendo. Fiz uma residência de um mês em Praga, na República Tcheca, onde a apresentei como trabalho em processo no festival 4 Days In Motion, e finalmente o trabalho integrou o projeto Encontros Imediatos e estréia agora.

É mais fácil ou mais difícil quando se tem uma platéia tão “individual”?
Não sei dizer se é mais fácil ou mais difícil. A relação é bem diferente. Não só porque é um espectador, mas também porque não é um show. Não é o caso. Esta performance não é exatamente uma apresentação para alguém, é um encontro. A performance discute um lugar de intimidade, muito privado. São duas pessoas que produzem uma experiência sensível que coloca questões como identidade, o quanto a minha é estruturada a partir do encontro com alguém, numa relação muito pessoal.

E Estratégia nº 1: entre foi feita em colaboração com Sodja Lotker e Marcela Levi, não é?!
A Sodja Lotker apareceu justamente para o projeto Encontros Imediatos. Ela é dramaturga. Conheci ela em Praga e a chamei. No segundo momento do projeto (que tem três momentos: Lisboa-Rio-Lisboa), aqui no Rio, ela não pôde vir. Precisava de alguém para trabalhar comigo, então chamei a Marcela Levi. Então ficamos nós três trabalhando.

E o resultado final? O público respondeu às expectativas?
Foi super positivo. Foi super legal. Fizemos muitas apresentações. Foi cansativo, mas foi muito interessante porque não há só uma resposta. Cada pessoa é uma pessoa. Cada encontro é um encontro. Tem encontros bons, encontros ruins, encontros emocionantes, desagradáveis…

Já o Capítulo 2 – Manual de Instruções tem uma abertura maior de participação dos bailarinos, inclusive no figurino (criado por eles próprios, a partir de características de cada um …
No Capítulo 2 eu não estou em cena. São cinco bailarinos que são criadores também. O trabalho foi todo desenvolvido em colaboração com eles, todos somos autores dessa peça.
É um pouco um passeio pelas identidades deles, mas a partir de um outro lugar. Um lugar mais social. Essa parte traz as mesmas questões da performance, mas numa esfera pública, social. Os papéis sociais estão em jogo. O papel enquanto bailarino, enquanto brasileiro, enquanto pertencente a um grupo, seja de dança, uma nação, uma classe social ou um segmento de gênero.

E o nome? Como surgiu?
… A partir de regras e instruções, porque nos demos conta do quanto regras e instruções não falam diretamente de identidade, mas expressam todo um sistema cultural que tem um pensamento específico, ou que se expressa de um jeito específico. Você está revelando no jeito de propor, de dar uma instrução, todo um sistema de pensamento que compõe um contexto cultural em que se está inserido.

O Capítulo 3 – Eu é um outro já é uma instalação, renovada a cada dia. Por que este formato?
O projeto como um todo discute a relação vida real x ficção, um pouco colocando a pergunta: “existe vida real?”. A idéia é trabalhar a partir de registros que foram deixados durante a performance – fotografias, escritos, desenhos -, e durante o processo de criação do Capítulo 2. Trabalhamos com muitos objetos, então tem uma série de materiais que foram usados e que vão gerar uma instalação. Se o espetáculo é uma coisa tão efêmera, que acontece e acaba, e fica só na memória de quem estava ali, como isso é então trazido para uma idéia de permanência? A instalação pretende brincar com isso. É pensar a questão da efemeridade do espetáculo e a permanência do objeto, as coisas que passam e as coisas que ficam. E tudo a partir da experiência de quem viveu. Ao ver a instalação, a realidade na sua cabeça é construída a partir das ficções das experiências dos outros.

Como a questão da identidade, que tanto é abordada nos trabalhos da companhia, se relaciona com o desenvolvimento do que você chama de uma poética do corpo cotidiano?
O que eu chamo de poética do corpo cotidiano é trabalhar em termos de pesquisa de movimento e áreas de interesse em relação às questões do dia-a-dia da gente. Não são grandes questões, nem questões épicas ou filosóficas. Estamos sempre procurando como gerar movimentos não que fujam do padrão, mas me interessa observar como existe uma poética na vida cotidiana que a gente deixa de perceber… e isso também é dança. A questão da identidade entra aí e está em todos os meus trabalhos, pois me intriga. É uma questão do mundo, e que deixou – na segunda metade do século 20 pra cá – de ser um conceito fixo, uma idéia de algo estruturado. Começamos a ver a identidade como uma construção, que se forma a cada encontro. Não é estática como, aliás, todos os conceitos.

* Encontros Imediatos é um projeto realizado em parceria entre Alkantara (Lisboa) e Panorama Festival, onde coreógrafos do Rio e Lisboa colaboram com artistas de outras culturas em um projeto de residências em três fases (Lisboa – Rio – Lisboa).

Performance-show-installation. The most recent project of Cia. Dani Lima, Real Life in 3 Chapters, is now at Caixa Cultural – Nelson Rodrigues Theater, in Rio De Janeiro, until July 9th. The premiere of Chapter 1 (performance Strategy nº 1: in between) was in Alkantara Festival, in Lisbon, in June. Between some diaper exchange for the tiny baby Mia’s and production checks, the choreographer talked to idanca.net.

How did you come up with the idea of the project Real Life in 3 Chapters?

It appeared in the end of 2004, when I was invited to participate of a project that integrated Panorama Festival (Close Encounters 2005-2006*, in partneship with Alkantara Festival, in Portugal). Cláudia Müller, a choreographer and dancer from Rio de Janeiro, took a phrase by brazilian visual artist Leonílson that said: “everything you want, what you desire, I am here to serve you” that meant to question how the artist, the performer, serves the audience, making the performance to seduce. Cláudia wanted to discuss this subject and called several performers – I was among them – to create a piece with five minutes. It was in an abandoned hospital and each one had a room and worked in this place, with just one spectator at a time. Then I started to develop what today is the performance Strategy nº1: in between. But it was only an experience. I kept developing it. So I made a one month residence in Prague, in Czech Republic, where I presented it as work in process in the festival 4 Days In Motion, and finally the work integrated the project Close Encounters and premiered now in Brazil.

Is it easier or more difficult to have such an “individual” audience?

I don’t know if it is easier or more difficult. The relationship is very different. Not just because it is one spectator, but also because is not a show. It is not the case. This performance is not exactly a presentation for someone, it is a meeting. The performance discusses a place of intimacy, very private. They are two persons who produce a sensible experience that questions identity, how much my identity is structured from the meeting with someone, in a very personal relation.

Strategy nº 1: in between was created with collaboration of Sodja Lotker (dramaturg from Serbia) and Marcela Levi (choreographer from Rio de Janeiro), wasn’t it?

Sodja Lotker appeared for the Close Encounters project. I met her in Prague and invited her to participate. In the second moment of the project (there were three moments: Lisboa-Rio-Lisboa), here in Rio, she could not come. I needed someone to work with me, then I called Marcela Levi. So we kept working together.

And the final result? Did the audience respond to the expectations?

It was super positive, super nice. We did many presentations. It was tiring, but was very interesting because there is not just one response. Each person is a person. Each meeting is a meeting. I had good meetings, bad meetings, unpleasant, exciting meetings…

However, Chapter 2 – instructions manual has a bigger opening for participation from the dancers, including in the costumes (created by them, from their own characteristics …)

In Chapter 2 I am not on stage. They are five dancers who are creators too. The work was entirely developed in collaboration with them, everybody is an author of that piece. It is a little bit like a walk through their identities, but from another place. A more social place. That part brings the same questions of the performance, but in a social, public sphere. The social roles are at stake. Their roles while dancers, while Brazilians, while belonging to a group, a dance group, a nation, a social class or a segment, of genre.

And the name? How did it appear?

… From rules and instructions, because we noticed how much rules and instructions do not speak straightly about identity, but express a whole cultural system that has a specific thought, or that express itself in a specific way. In the way of a proposition, of giving an instruction, you reveal a complete system of thought that composes a cultural context in what you are inserted.

The Chapter 3 – I is another is an installation, renewed every day (that part is not ready to be presented yet). Why that format?

The project as a whole discusses the relationship between real life x fiction, questioning a little: “Does real life exist ?”. The idea is going to work from memories that were left during the performance – photographs, writings, drawings , and during the process of creation of the Chapter 2. We work with many objects, then a series of materials had been used and they will generate an installation. If the piece is such an ephemeral thing, that happens and finishes, and remains just in memory of those who were there, how is that then brought to an idea of permanence? The installation is going to play with that. It is going to think about the ephemerous of the piece and the permanence of the object, the things that pass and the things that stay. And everything from the experience of those who lived it. Upon seeing the installation, the reality in your head is built from the fictions of the others’ experiences.

How the identity question, that is so close to the company’s works, relates itself with the development of what you call “a poetics of the routine body”?

What I call “poetics of the routine body” is going to work in terms of movement research and areas of interest regarding the questions of the daily life of everyone They are not big questions, neither epic or philosophical ones. We are always finding how to generate movements not that escape the standard, but interests me to observe how a poetics exists in the routine life that people do not perceive… and that is also dance. The question of the identity comes there and is in all my works, because it intrigues me. It is a world question, and ceased to be – since the second half of the twentieth century –a fixed concept, an idea of something structured. We begin to see the identity as a construction, that forms itself from each meeting. It is not static as, by the way, are not any concepts.

* Close Encounters is a project where choreographers from Rio de Janeiro and Lisbon work together with artists from other cultures in a three-phase residence.