Videoinstalação “VOZ”, de Lilyen Vass, ocupa Caixa Cultural no Rio

A partir desta quinta-feira, 13, a Unidade Almirante Barroso da Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebe a videoinstalação VOZ, da diretora Lilyen Vass. Contemplada pelo Edital da Secretaria de Estado da Cultura – SEC em 2012, para desenvolvimento de pesquisa e criação, com supervisão de Márcia Rubin, e pelo Edital do Fundo de Apoio à Dança – FADA, da Secretaria Municipal de Cultura, a obra permanece exposta até dia 30 de março.

O projeto promove a exposição do corpo – não como identidade, mas pelo “ânimo” que expressa seu movimento, ação ou postura – na dificuldade de evidenciar sua própria voz. A ideia é dar voz a um corpo (incerto), considerando seus diferentes e contraditórios aspectos (força e fraqueza; presença e ausência), onde o cruzamento dos elementos (imagem, movimento e texto) reforçam sua potência.

“Comecei a escrever algumas frases sem nenhum propósito artístico, quando atravessava um período conturbado na vida. Depois, lendo o material, me veio uma imagem na cabeça, que imaginei projetada. Mas ficou só na imaginação, pois não dei andamento. Passado quase um ano, resolvi imprimir o texto num formato de livro pequeno, na impressora de casa mesmo. Meses depois, já com o livro caseiro na mão, recuperei a ideia inicial, transformando e adaptando num projeto maior”, conta Lilyen, que na ocasião também lança o livro de mesmo nome.

Pós-graduada em dança, a paulista Lilyen Vass já foi premiada dentro e fora do país. Com o projeto da videodança Perto Demais Se Enxerga de Menos (2009/2010), através do Edital Empac (NY), e no V Festival Internacional de Video Danza no Chile, com o prêmio de primeiro lugar na categoria Trajetória (2011).  Os prêmios no Festival InShadow, em Portugal,  e no Festival Gisele Tápias, no Brasil, foram conquistados com a videodança Mãos, em 2009. Já a premiação Talentos da Maturidade do Banco Real, com a monografia A ética do corpo idoso: reflexões em busca de um corpo autônomo e criativo, veio em 2009.

Serviço:

“VOZ” – Videoinstalação de dança, com lançamento simultâneo do livro que originou o projeto
Abertura: Dia 13 de março, quinta-feira, às 19h
Até o dia 30 de março
Local: Caixa Cultural (Sala Margot)
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Entrada Franca
Horário: de terça a domingo, das 10h às 21h

FICHA TÉCNICA:
Concepção, direção e performance: Lilyen Vass
Fotografia: Alessio Slossel
Edição: Valeria Valenzuela
Desenho sonoro: Andreas Weiser
Assessoria artística: Marcia Rubin
Cenografia e figurino: Raymundo Pesine
Colaboração artística: Juliana Terra, Milena Codeço, Raymundo Pesine e Valeria Valenzuela
Produção: NKV Produções Artísticas
Produção executiva: Neko Pedrosa
Direção de produção: Veronica Fernandes
Assessoria de Imprensa: Bia Sampaio/BriefCom Comunicação