11º Festival de Dança do Recife oferece curso de vídeo-dança

O Festival de Dança do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, este ano intensificou a programação de atividades de formação. Depois da realização do projeto Residência Artística e do Seminário Dança e Novas Tecnologias, a próxima atividade da 11ª edição do festival é o curso teórico-prático de vídeo-dança, categoria de criação coreográfica própria para veiculação através da linguagem audiovisual. O curso será ministrado pelos diretores do Núcleo de Vídeo-dança do Alpendre Casa de Artes Pesquisa e Produções (CE), Luiz Bizerril e Alexandre Veras. As inscrições para o curso podem ser feitas gratuitamente até 6 de setembro.

A atividade é destinada exclusivamente a bailarinos e coreógrafos. Estão disponíveis 20 vagas. Os interessados devem se dirigir ao Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife) e apresentar currículo para participar de seleção. As aulas acontecerão de 11 a 14 de setembro, das 9h às 13h, e de 15 a 16 de setembro, das 9h às 16h, na sala de dança do Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/nº, Bairro do Recife).

O curso teórico-prático de vídeo-dança é inédito no Estado e pretende incentivar os profissionais de dança pernambucanos a iniciar a produção desta arte híbrida surgida no fim do século 19. A iniciativa representa o investimento da produção do Festival na formação dos bailarinos e coreógrafos locais e dá continuidade ao curso teórico realizado pelo festival em 2003, este destinado a profissionais de dança e de audiovisual.