Três solos e um dueto / Foto: Bengt Wanselius

Os melhores de 2010

Tirando os pés do chão, com a companhia Nau de Ícaros, foi eleito o melhor espetáculo nacional de 2010 em enquete promovida pelo Guia da Folha online. O trabalho ganhou 1.022 votos, 26% do total. Em seguida ficaram Tão próximo, da Quasar Cia. de Dança, com 771 votos (20%); e Marta Graham – Memórias, das companhias Studio3 e Sociedade Masculina, com 558 votos (14%). O resultado completo está disponível aqui.

Já na categoria Melhor festival, o campeão foi o 10º Panorama Sesi de Dança, com 42% dos votos (174), seguido pela Mostra de Processos Rumos Dança, com 28% (117 votos), e pelo dança em foco, com 64 votos (15%). Veja o resultado aqui.

A votação ficou aberta entre 19 e 24 de dezembro, no site. Na categoria Melhor espetáculo foram contabilizados 3.935 votos e a categoria Melhor festival somou 415 votos.

A versão impressa da Folha também elegeu os melhores de 2010 através de uma comissão de jurados. Segundo eles, o melhor espetáculo internacional foi Três solos e um dueto (foto), com Mikhail Baryshnikov e Ana Laguna. Eles votaram, ainda, na melhor estreia nacional. O primeiro lugar ficou com Jardim noturno, de Maurício de Oliveira, com sete votos. Em seguida ficou Delírio, nova produção de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Dividindo o terceiro lugar ficaram Adoniran, do Ballet Stagium; Matadouro, de Marcelo Evelin+Núcleo do Dirceu; e Pororoca, da Lia Rodrigues Companhia de Danças.

A comissão foi formada por Ana Francisca Ponzio, Ana Teixeira, Fabriela Gonçalves, Renata Xavier e Marcos Moraes. Veja aqui o resultado completo.

Três solos e um dueto, interpretado pela dupla Mikhail Baryshnikov e Ana Laguna, também ganhou destaque na seleção realizada pelos críticos do Segundo Caderno, do jornal O Globo. O espetáculo apareceu como um dos melhores do ano ao lado de L’après-midi, de Raimund Hoghe; Paisagem concreta, de João Saldanha/Atelier de Coreografia; Grafismos, de Paulo Caldas/Stacatto; Ballet du Grand Théâtre de Geneve; Ímã, do Grupo Corpo; a participação da Trisha Brown Dance Company no Festival Panorama; Carmen (interpretada pelo Ballet do Theatro Municipal); Pororoca, da Lia Rodrigues Companhia de Danças; Uma linguagem brasileira da dança, de Antônio Nóbrega. Leia aqui a matéria completa dos melhores nas artes cênicas em 2010. E confira aqui o resultado da pesquisa feita pelo site do Globo online.

Folha busca crítico de dança

A Folha de São Paulo está em busca de um crítico de dança. O candidato deve ter  amplo conhecimento da área, de preferência com pós-graduação; bom acompanhamento da programação de dança da cidade ou ter acompanhado a de outras cidades ou exterior; e disponibilidade para viajar. Também é desejável ter conhecimento do Manual da Redação da Folha.

Os interessados devem enviar currículo de uma página (com formação escolar, domínio de idiomas, cursos de especialização e experiência profissional) e dois exemplos de seu trabalho, até dia 14 de janeiro, para o email treina@uol.com.br. O campo ‘Assunto’ deve conter a sigla C-1.032. O currículo deve ser enviado no corpo da mensagem – anexos serão desconsiderados.

O processo de seleção inclui testes de conhecimentos gerais, conhecimentos específicos, português e regras de padronização estabelecidas pelo manual, além de entrevista.

Leia também: Votação aberta para os melhores de 2010 na Folha online

Globo online abre votação para os melhores do ano