27ª edição do Festival de Joinville começa nesta quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (15/07) a 27ª edição do Festival de Joinville. O festival, que cresce a cada ano, terá uma vasta programação de espetáculos e workshops, além da 3ª edição do Seminários de Dança, série de palestras sobre o tema Dança e Educação (leia mais sobre o Seminários aqui). Ele vai até 25 de julho.

Entre os espetáculos programados está a Mostra Contemporânea de Dança, que começa na quinta-feira (16/07) e vai até dia 23 de julho com dez espetáculos bem diversificados do cenário da dança contemporânea brasileira, sempre às 22h. A mostra acontece desde 2001, mas este ano surge repaginada, a começar pelo novo nome. Entre as companhias convidadas estão Dimenti (Bahia), Núcleo de Criação do Dirceu (Piauí) e PIP Pesquisa em Dança (Paraná). Confira a programação completa da Mostra Contemporânea abaixo:

16/07
Auto-retrato (Erika Rosendo)
Sobre ossos e robôs (Núcleo de Criação do Dirceu)

17/07
E se eu te contasse o meu segredo? (Cia. Jovem Escola do Teatro Bolshoi no Brasil)
3 Mg – Gingaestética (PIP Pesquisa em Dança)

18/07
Estudo para UMA DANÇA (Cia. nósláemcasa)

19/07
Chuá (Dimenti) – o espetáculo infantil será apresentado às 16h

21/07
Tombé (Dimenti, na foto)

22/07
O corpo é a mídia da dança? – Outras partes (Vanilton Lakka)

23/07
Entre e saia para as entre salas (Cia. Etra de Dança Contemporânea)

Clique aqui para conferir mais detalhes da programação acima.

Outro destaque no vasto calendário de atividades do festival é o curso de videodança com a uruguaia Tamara Cubas. As aulas são voltadas para coreógrafos, videomakers e fotógrafos e abordarão temas como a percepção do espaço, corpo e imagem; a filmagem como processo criativo; dramaturgia do corpo filmado; criação de trilhas sonoras, entre outros. Ao final do curso, os participantes vão realizar uma obra de videodança. O curso terá 40 horas de duração.

Clique aqui para ver a programação completa do Festival de Joinville.