4ª edição do Correios em Movimento faz o Rio dançar

Foto_luis_castilla Pelo quarto ano consecutivo, a série Correios em Movimento, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 1º e 14 de agosto, privilegia a diversidade estética da dança contemporânea. As edições anteriores contaram com importantes nomes: Renato Vieira, Paulo Caldas, Dani Lima, Maria Alice Poppe, Carlos Laerte, Ana Kfouri, Ana Vitória (Salvador), Quasar (Goiânia), Compagnie Pernette (França), Steven Harper (EUA), Ana Rita Barata (Portugal), Rami Levi (Israel), Márcia Milhazes Dança Contemporânea, Geração Hip Hop, índios Wauja do Alto Xingu (Amazonas), Cristina Moura, Frederico Paredes e Gustavo Ciríaco, Michel Groismann (SP); Clara Scotch (SP), Membros Cia de Dança (Macaé), Grupo Tápias, Cie Ladainha (França), Cie à Fleur de Peau (França), Cie Beau Geste de Dominique Boivin (França), entre outros.

Na edição 2006 participam Affari Esteri (França), Cia Nacho Duatto (Espanha), Filippo Armati (Suíça), Juscka Weigel (Alemanha), Ana Vitória Dança Contemporânea (Salvador), Maria Alice Poppe (RJ), Mariana Muniz (SP), Ana Paula Bouzas (RJ), Gícia Amorim (SP), X-Style (RJ), e Juscka Weigel (Alemanha) e Edmond Russo (França) ministram oficinas.

O Correios em Movimento é um evento de dança voltado para a criação de solos, duos e trios. A seleção de companhias convidadas fica a cargo da comissão curadora, composta por Giselle Tápias, Ana Vitória e representante do Correios. O conceito do evento reflete a idéia de que a diversidade cultural, fonte de intercâmbios, de inovação e de criatividade, é tão necessária para o gênero humano, como a diversidade biológica é indispensável para a natureza. Nesse sentido, constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras.

A partir do dia 1º de agosto, o público carioca terá oportunidade de conferir, no Centro Cultural Correios, espetáculos de dez companhias de dança profissionais, que representam as tendências coreográficas no cenário atual da dança em seu país. Das seis companhias brasileiras, sediadas em diferentes estados brasileiros e que empregam abordagens distintas a fim de associar linguagens e estéticas diversas capazes de constituir mosaico significativo da diversidade coreográfica de nosso país, três representarão o Brasil na INTERNATINALE TANZMESSE NRW 2006, como parte da programação oficial da Copa da Cultura.