5ª edição da Bienal de Santos
De 14 a 18 de novembro, sob o tema Memória que se inscreve, o SESC Santos realiza a Bienal SESC de Dança nos espaços da unidade e em espaços públicos e históricos da cidade.
“Para público e artistas, o estranhamento do olhar que se depara com o movimento da dança em locais inusitados da cidade, faz surgir associações e reinterpretações do ambiente, cria novos repertórios e possibilidades de ação do futuro, e, por conseqüência, um referencial para a conduta no presente. Os mecanismos que fazem dessa produção cultural ser alusiva à propriedade do coletivo, nos direcionam a uma idéia de movimento, trocas de informação com a comunidade e expansão das expressões culturais”, dizem os organizadores.
É este movimento que direciona a idéia da quinta edição da Bienal SESC de Dança, evento que traz reflexões sobre qualidades diferentes de memória que o corpo inscreve, como a memória de espécie, a memória genética e a memória de linguagem, que além da artística, revela a nossa linguagem, enfatizada através do gestus social – gestos do cotidiano que pressupõem uma relação histórica, social e econômica reveladora na possibilidade de explorar como são inscritos esses movimentos.
Nesta edição, há diversos grupos convidados (como a Dani Lima Cia. de Dança, Ismael Ivo, Stéphany Mattanó & Neto Machado e Opiyo Okach) e 35 grupos selecionados (as coreografias, criadas especialmente para esta edição da Bienal, são de companhias e bailarinos de diversas cidades de todo Brasil).
Para saber a programação completa, os locais de apresentação e conhecer o blog da bienal, é só acessar www.sescsp.org.br.