89plus busca jovens criadores no Brasil

O 89plus, projeto internacional de pesquisa multiplataforma de longo prazo cofundado por Simon Castets e Hans Ulrich Obrist, que investiga a geração de inovadores nascidos em ou após 1989, está em busca de jovens criadores no Brasil. O projeto está convocando artistas, escritores, arquitetos, cineastas, músicos, designers, cientistas e tecnólogos para apresentarem seus projetos e discutir suas idéias. Existe apenas uma regra: os inscritos devem ser “89plus” – nascidos em ou depois de 1989.

1989 foi um ano marcado por diversos eventos de mudança paradigmática: a queda do Muro de Berlim e o início do período pós-Guerra Fria; o surgimento da World Wide Web e a popularização da Internet, além do primeiro satélite do sistema de posicionamento global (GPS), colocado na órbita da Terra. Construindo uma relação entre esses eventos que mudaram o mundo e a produção artística em geral, o 89plus apresenta o trabalho de alguns dos protagonistas mais inspiradores dessa geração.

Sem fazer previsões de tendências artísticas ou de futuras criações, o projeto se manifesta através de painéis, livros, periódicos e exposições, reunindo indivíduos de uma geração cujas vozes estão apenas começando a ser escutadas, mas que é responsável por quase metade da população mundial.

O 89plus faz sua próxima parada no Museu de Arte Moderna – MAM, no Rio De Janeiro, dia 22 de Fevereiro. Em ocasião da exposição EXPO 1: Rio, em cartaz desde 18 de dezembro de 2013 e até 23 de fevereiro de 2014, os curadores Hans Ulrich Obrist, Klaus Biesenbach e Simon Castets farão uma seleção de dez portfólios para um workshop e participarão de uma conversa na exposição.

Para se inscrever e não perder os vários eventos futuros e projetos, acesse 89plus.com/submit e envie seu portfólio. Sem prazo, as inscrições são mantidas em um banco de dados de pesquisa privado, para serem consideradas pelos cocuradores do projeto. Com a continuidade do projeto nos próximos anos, os selecionados serão notificados de sua inclusão em novos empreendimentos.

O 89plus conta com o apoio da Fundação LUMA e o projeto DLD – Digital, Life, Design e é patrocinado por MoMA, MoMA PS1 e Volkswagen do Brasil.

 

Serviço:

89plus busca jovens criadores no Brasil

Inscrições: (sem prazo) 89plus.com/submit

22 de fevereiro 

14h – Conversa na exposição EXPO 1: Rio, com Hans Ulrich Obrist, Klaus Biesenbach, Luiz Camillo Osorio e Simon Castets
15h – Workshop com Hans Ulrich Obrist, Klaus Biesenbach e Simon Castets
17h – “Ilha Praça” festa orquestrada por Arto Lindsay (jardins do MAM)

23 de fevereiro

15h – “Ilha Praça” festa orquestrada por Arto Lindsay (jardins do MAM)

A exposição EXPO 1: Rio é possível graças a uma parceria com a Volkswagen do Brasil.

Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM – Av. Infante Dom Henrique 85 -Parque do Flamengo, Rio de Janeiro/RJ

Mantenedores: Petrobras, Bradesco Seguros, Light, Organização Techint
Parceiros: Bolsa de Arte do Rio de Janeiro, Credit Suisse Hedging-Griffo, Investidor Profissional, Klabin SA, Mica Mídia Cards, Revista Piauí, Salta Elevadores
Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura
Projetos especiais: Projeto Arte no Arquivo CAIXA