A dança do mercado | The market´s swing

Como se sabe, o mercado funciona como um termostato para a criatividade. Uma vez que os artistas são cidadãos como eu e você, que pagam as suas contas, precisam, em primeiro lugar, que aquilo que produzem seja respeitado como trabalho e remunerado como tal. Isso significa que seus produtos – a sua arte – precisa ser distribuída. Como em qualquer outro mercado, mecanismos de oferta e procura definem consumo de massa e nichos.

A informação, claro, faz parte disso. Quando se sabe que as empresas de comunicação no Brasil acumulam uma dívida estimada de R$10 bilhões, que nos últimos dois anos foram cortados 17 mil empregos, que ano a ano a circulação de jornais e revistas cai, bem como o bolo pulblicitário que as sustenta, fica evidente o tamanho da crise que hoje abala a mídia. As consequências com respeito à qualidade da informação (sua matéria prima), bem como o encolhimento da sua diversidade, já são sentidas por todo leitor/telespectador atento.

Esse cenário atinge muito diretamente quem cria arte no nosso país. Porque se aquilo que é produzido não encontra sequer espaço de divulgação – uma vez que espaço custa e vai custar cada vez mais caro – o mercado fica inviabilizado como tal. Basta pensar em quão poucos são os jornais que ainda mantêm cadernos culturais com jornalistas e críticos especializados para identificar uma tendência que parece irreversível. Se o público é direcionado pela notícia publicada a acreditar que não se produz dança, sites, teatro, vídeo, criações na web, pintura, performances, escultura, música erudita, instalações, intervenções, se ele não fica sabendo que cada uma dessas áreas é muito mais ampla do que parece, evidentemente não pode desfrutá-las nem lutar pela expansão do espaço que não lhes é atribuído no cotidiano da imprensa.

O contrário disso pode ser visto no que aconteceu com o cinema – que se tornou o futebol da cultura no Brasil da Lei do Audiovisual: o acompanhamento diário pela mídia de todo o seu sistema de produção (fabricação de estrelas, defesa e expansão de mercado, manutenção e ampliação de privilégios, premiações, etc) resulta em aumento de público, que retroalimenta a necessidade desse espaço reservado para o cinema. Sem jornalismo cultural ativo em todas as outras áreas artísticas, os criadores precisam repensar a sua atuação.

Evidentemente, longe da ingenuidade de choramingar pedindo por um espaço e um tempo que não vão retornar. O dia a dia na imprensa agora é o dos números acima, publicados por Elvira Lobato no jornal Folha de São Paulo (15/02), que também lembra que em outubro passado os principais grupos de mídia estiveram no BNDES (Banco Nacional de Desenvolmento Econômico e Social) pedindo a criação de uma linha de financiamento para a compra de papel de imprensa e um refinanciamento de 50% da dívida do setor em 10 anos.

Nichos diversos proliferam, coletivos surgem como respostas criativas a esse contexto. Talvez seja a tendência artística mais interessante do momento. Mais que elocubrar quem vai criar o quê em 2004, vale aguçar a percepção nisso que se desenha como estratégia de sobrevivência. O Mobilização Dança (que conseguiu uma verba na Câmara dos Vereadores que resultou na circulação de 35 grupos em fevereiro/março, bem como um andar e um teatro para a dança na futura Galeria Olido) e o Fórum Nacional de Dança (que vem conseguindo desmascarar a ganância comercial do Confef e evitar o seu avanço predador) são as verdadeiras obras artísticas itransformadoras da dança hoje, pois fruto de criação coletiva de artistas de olhos abertos para a sociedade.Translation by Sarah Hyde, Ccaps Translation and Localization.

As we all know, the market functions as a thermostat for creativity. Since artists are citizens like you and me who pay their bills, they require most importantly that what they produce be respected as work and be paid as such. This means that their products – their art – must be distributed. Like any other market, offer and demand mechanisms define mass consumption and niches.

Of course, information plays a role. When it is known that communication companies in Brazil accumulated an estimated debt of R$ 10 billion, that in the last two years 17,000 jobs were cut, that from year to year the circulation of newspapers and magazines drops, as well as the advertising budget that sustains them, the size of the crisis that has hit the media becomes evident. The consequences with respect to the quality of information (the raw material), as well as the shrinking amount of diversity, are already felt by each attentive reader/viewer.

This situation directly affects those who create art in our country. Because if that which is produced does not find a space for diffusion – and this space is costly and will only continue to cost more – the market becomes an impossible outlet. One need merely think about how few newspapers still feature cultural sections with specialized journalists and critics to identify a tendency that seems irreversible. If the published news story directs the public to believe that dance, websites, theatre, video, web creations, painting, performances, sculpture, music, installations and interventions are not being produced, if the public is not informed that each of these areas is much more ample than they appear, then this public obviously cannot enjoy them or fight for the expansion of a space that does not exist in the daily press.

The contrary occurred with cinema – which became the cultural “soccer” of Brazil through the Audiovisual Law: the media’s daily coverage of the entire production system (the manufacturing of movie stars, the defense and expansion of the market, the maintenance and expansion of privileges, awards, etc.) results in an increased public that reciprocates the need for this space reserved for cinema.

Without an active cultural journalism in all other artistic areas, the creators need to re-think their actions. Evidently, they cannot plead for a space and a time that will never return. The day-to-day of the contemporary press is that of the numbers listed above, published by Elvira Lobato in the Brazilian newspaper Folha de São Paulo (02/15/04), which also reminds me that in October of last year, the principal media groups were at the Brazilian Development Bank (BNDES) requesting a line of financing for the purchase of newsprint and a 50% line of refinancing for the sector’s 10-year-old debt.

Diverse niches proliferate and cooperatives arise as creative responses to this situation. Perhaps this is the most interesting artistic trend of the moment. More than wondering who will create what in 2004, it is important to intensify the perception of that which is designed as a survival strategy. Mobilização Dança (Dance Mobilization) received a state budget that resulted in the circulation of 35 groups in February and March as well as an entire floor and a theatre for dance in the future Olido Gallery. The National Dance Forum has been able to expose the commercial greediness of the Confef (Federal Physical Education Council) and avoid its predatory advance. These two entities are truly artistic works that transform the dance of today, fruit of the collective creation of artists who have their eyes wide open to society.