Cibernética ganha mostra a partir desta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (1/07), no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, a 5ª edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial 5.0. Esta edição encerra a trilogia de exposições inspirada no conceito de cibernética apresentando trabalhos norteados pela noção de autonomia – todos eles são sistemas ou obras de arte que determinam as próprias regras de interações.

Além de ver as obras, o público poderá ouvir as reflexões de pensadores de diferentes áreas no simpósio internacional, que será realizado entre quinta-feira e sábado. Quem não estiver presente tem a chance de acompanhar as discussões, ao vivo, por este link do site do Itaú Cultural. Quinta e sexta-feira, às 19h, e sábado, às 16h e às 19h.

Entre os participantes desta edição está a performer Lali Krotoszynski, que mostra a instalação Ballet digitallique (foto). Nela, “a silhueta dos espectadores é capturada por uma câmera e, em seguida, transformada e projetada sobre uma parede. O decalque da sombra se movimenta pelo espaço virtual segundo informações físicas e visuais decodificadas por um programa de computador, o qual aciona parâmetros relativos ao Sistema Laban, voltado à análise do movimento humano” (texto de apresentação da obra).

A mostra vai até 5 de setembro, na sede do Itaú Cultural (Avenida Paulista 149. Telefone: 11 2168-1776). De terça à sexta-feira, das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

Leia também: Mostra ON_OFF começa hoje em São Paulo