Idéias e corpos inteligentes | Intelligent ideas and bodies

Texto publicado no jornal Estado de São Paulo.

Como se sabe, a dança contemporânea não traz respostas – o que dificulta bastante a sua aceitação. A sua mais singular característica, exatamente a que atrapalha a sua comunicação, está no fato de sempre fazer perguntas. A nós, sujeitos que entramos em contato com as suas manifestações, cabe buscar descobrir qual é a pergunta. Evidentemente, essa pergunta não precisa se apresentar na forma de um enunciado com o sinal gráfico de interrogação. Trata-se do modo de transformar o assunto da obra numa questão, um jeito de problematizá-lo, investigá-lo, refletir sobre seus caminhos, desdobramentos, possibilidades de realização. Às vezes, como no caso do mais recente espetáculo de Dani Lima, a sua explicitação no título mais atrapalha do que favorece.

O título nos pergunta: Falam as partes do todo? e, quando se adentra, a hierarquia palco-platéia está dissolvida. Além de não existirem cadeiras propiciadoras de uma observação comandada pela perspectiva renascentista, estabelece-se um jogo entre o que se pode e o que não se pode ver. Com o espaço tomado por esculturas de Tatiana Grinberg, que convidam à circulação, os bailarinos exploram, com partes de seus corpos, os orifícios e as superfícies dasobras, também espalhadas aos pedaços.

As criações de Tatiana não serão tratadas enquanto cenário, no sentido habitual, mas como outros corpos e, portanto, também aos pedaços. Os bailarinos levam as peças daqui para lá e, tanto nos aquis quanto nos lás, vedam ou desobstruem alguns campos de visão. Nesse ato voluntário de recortar o espaço, como que aumentam a dimensão do que vinha sendo proposto desde o início, quando a companhia se dedicava a explorar as formas das esculturas preenchendo seus vazios com as partes de seus corpos. Ou seja, durante todo o tempo, há como que uma insistência em sublinhar que o ato de ver não é inocente, pois depende do ponto de onde se vê. Isto é, o que se vê é somente o que se pode ver, é sempre parcial, fresta ou janela – o que signifca dizer: vê-sesempre um pedaço, aquilo que se dá a ver a quem está olhando daquele lugar.

O que Dani Lima e sua companhia mostram, todavia, vai mais fundo do que somente deixar claro que nunca se vê a totalidade. Felizmente, embora pareça se deter na relação das partes com o todo (como a pergunta do título falsamente indica), o que o espetáculo propõe é a própria inexistência disso que se chama de todo. A obra demonstra, com soluções cênicas exemplares, que a totalidade não passa de uma convenção ontológica.

Quando especializa a discussão sobre o todo inexistente, detendo-se nessa outra forma de todo ao qual chamamos de pessoa, torna-se ainda mais instigante. Num movimento de montagem e desmontagem continuada, que ecoa o que vai sendo feito em tempo real com as peças de Tatiana, a companhia vai propondo que o conceito de pessoa também funciona por aí. Ao expor que as etiquetas de identificação exclusivas não existem, porque atributos são, quase sempre, compartilhados, instabiliza com grande sensibilidade a possibilidade de associação entre características e identidade. E depois de embaralhar quem é quem, vem o golpe magistral: nem o corpo, nem ele escapa. Os corpos sempre seprecisam, assim como as partes das esculturas.

Olhar, identidade, atributos pseudopessoais, de repente, tudo se revela fruto de construção e não de observação. Não há nada pronto no mundo na forma de um objeto à espera de ser colhido e reconhecido pelo olhar. E para que considerações tão complexas, necessárias e pertinentes tenham chegado à formulação tão clara empreendida nessa criação, os excelentes desempenhos de Dani Lima, Alex Cassal, Clarice Silva, Edney D´Conti, Monica Burity, Rodrigo Maia Vinicius Salles e Vivian Miller contaram muito. Ainda bem que, de vez em quando,companhias como essa nos lembram que a inteligência, quando existe, está nas idéias e nos corpos.

* Helena Katz é crítica e pesquisadora de dança.
Texto originally published at O Estado de S. Paulo.

Like we all know, contemporary dance doesn’t have answers – making its acceptance a sufficiently difficult matter. Its most singular characteristic, accurately the one that confuses its communication, is in the fact that it always makes questions. We, individuals that get in touch with its manifestations, must search for the question proposed. Evidently, this question doesn’t need to present itself in the form of a statement with an interrogation mark. It is about transforming the subject of the work into a question, a way of questioning it, investigating it, reflecting on its ways, unfoldings, possibilities of accomplishment. Sometimes, as it is the case in Dani Lima’s recent show, its explicitation in the title confuses more than helps.

The title asks us: Do the parts speak of the whole? and, when you get inside, the hierarchy stage-auditorium is dissolved. Apart from the inexistence of chairs promoting an observation commanded by the renascentist perspective, a game is established between what can be seen and what cannot be seen. With the space taken by sculptures of Tatiana Grinberg, that invite circulation, the dancers explore, with parts of their bodies, the orifices and the surfaces of the objects, also spread into pieces.

The creations of Tatiana will not be treated like a scenario, in the usual sense, but as other bodies and, therefore, also in pieces. The dancers move the pieces from here to there, blocking or opening vision fields. In this voluntary act of cutting the space, they kind of increase the dimension of what was being proposed from the beginning, when the company dedicated itself to explore the forms of the sculptures filling its emptinesses with the parts of their bodies. So, during all the time, there is an insistence in underlining that the act of watching is not innocent, because it depends on the point from where it is seen. That is, what it is seen is only what we can see, it is always partial, an opening or window – what means to say that we always see a piece, what it is possible to be seen for someone looking from that place.

What Dani Lima and her company show, however, goes deeper than just making clear that the totality is never seen. Happily, although it seems to be focused in the relation of the parts with all (as the question mark in the title falsely indicates), what the show considers is inexistence of what can be called the whole. The work demonstrates, with exemplary scenic solutions, that the totality is nothing more than an onthologic convention.

When it focuses on the inexistent wholesome, specially the form of it we call a person, the show becomes still more interesting. In an assembly and continued dismount mouvement, that echoes what is being done in real time with the parts of Tatiana’s sculptures, the company considers that the concept of person also functions likewise. By displaying that the exclusive labels of identification do not exist, because attributes are, almost always, shared, the show turn into instable _ with the great sensitivity _ the possibility of association between characteristics and identity. And after shuffling who is who, comes the skillful task: not even the body escapes. The bodies themselves always need eachother, as well as parts of the sculptures.

The act of seeing, pseudopersonal identities, attributes, suddenly appear to result from construction and not observation. There is nothing in the world in the form of an ready object waiting to be recognized and harvested by our look. And for complex, necessary and pertinent considerations to be taken into such a clear formularization in this creation, the excellent performances of Dani Lima, Alex Cassal, Clarice Silva, Edney D’Conti, Monica Burity, Rodrigo Maia, Vinicius Salles and Vivian Miller have to be accounted for. Fortunatelly, form time to time, a company makes us remember that intelligence, when it exists, is in the ideas and the bodies.

* Helena Katz is dance critic and researcher.