A dança do cotidiano em uma semana de apresentações, oficinas e debates no Recife

Para finalizar a etapa 2013 do projeto de pesquisa “A Dança do Cotidiano”, que mobilizou a Compassos Cia. de Danças durante todo este ano, a companhia realiza desta sexta (29 de novembro) até 07 de dezembro uma série de ações que vai movimentar os profissionais e estudantes das artes do corpo na capital pernambucana.

A abertura do evento acontece nesta sexta (29), no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães), na Rua da Aurora, a partir das 19h. Num bate-papo informal, vários artistas em atuação na cidade vão conversar sobre os temas “Dança e Literatura” e “Dança e Memória”, com quatro convidados, artistas reconhecidos da cena local, que darão a sua contribuição à conversa a partir de suas experiências pessoais: Luís Reis, Kiran de Souza, Maria Agrelli (Coletivo Lugar Comum) e Saulo Uchôa.

O projeto tem o incentivo do FUNCULTURA. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral, mas é necessário se inscrever antecipadamente.

A programação, que também conta com o apoio do MAMAM, Coletivo Lugar Comum, Casa Mecane e Cia Etc, terá ainda três oficinas: “A Dança e o Cotidiano”, que será ministrada pelo diretor da Compassos e coreógrafo Raimundo Branco; “Corpo Cênico, Movimento e Autoimagem”, ministrada pelo bailarino Kiran de Souza e “Corpo, Som, Ruído e Silêncio”, por Marcelo Sena, bailarino e diretor da Cia Etc.

As inscrições estão abertas até esta quinta (28 de novembro).

Informações pelos telefones (81)4101.1640 ou (81) 9212.9791 (Claro). No dia 07 de dezembro, o encerramento das ações acontece na Rua da Alfândega, às 16h, com vários grupos e artistas convidados num Seminário Apresentação, com trocas regadas a vinho e café e muita dança ao ar livre.

SERVIÇO:

OFICINA: DANÇA DO COTIDIANO

Ministrante: Raimundo Branco
Período: 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013
Horário: 15 às 18 h.
Local: R. da Alfândega (ponto de encontro no Espaço Compassos Cia de Danças – Rua da Moeda, nº 93, 1º andar, Bairro do Recife Antigo)
Carga horária: 06 horas/aula (a ser complementada em uma segunda etapa)
Número de participantes: 20 pessoas
Público-alvo: bailarinos, coreógrafos, estudantes de dança, teatro e público em geral interessado.

Descrição: Criar uma linguagem em dança, a partir de ações cotidianas. Esta oficina é o resultado da pesquisa, que vem sendo desenvolvida pela Compassos nos últimos anos.

OFICINA: CORPO CÊNICO, MOVIMENTO E AUTOIMAGEM
Ministrante: Giordani de Souza (Kiran)
Período: de 02 a 06 de dezembro de 2013
Horário: 10 às 13 h.
Local: Espaço Compassos Cia de Danças – Rua da Moeda, nº 93, 1º andar, Bairro do Recife Antigo
Carga-horária: 15 horas/aula
Número de participantes: 20 pessoas
Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança

Descrição: É um desdobramento da pesquisa que resultou na monografia da pós-graduação da Faculdade Angel Vianna / Compassos, Dança como Prática Terapêutica , onde serão ofertadas práticas somáticas que fomentem a consciência corporal e a expansão da imagem corporal.

OFICINA: CORPO, SOM, RUÍDO E SILÊNCIO
Ministrante: Marcelo Sena
Período: de 02 a 06 de dezembro de 2013
Horário: 14 às 18 h.
Local: Espaço Compassos Cia de Danças – Rua da Moeda, nº 93, 1º andar, Bairro do Recife Antigo
Carga horária: 20 horas/aula
Número de participantes: 20 pessoas
Público-alvo: Bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança

Descrição: Trabalhar noções básicas da música, como tonalidade, ritmo, timbre, harmonia, polifonia, altura e estilos a partir de conceitos próximos no campo da dança, para um maior encontro entre as duas linguagens