A (eterna) busca por representação política | The (eternal) search for political representation

Um espaço dedicado ao exercício da democracia – com direito a seus erros e acertos. Um espaço para a troca de ideias, para o diálogo e (por que não?) para a busca de consenso. E, principalmente, um espaço para que expor as diversidades regionais que, ora aproximam ora afastam aqueles que fazem a dança brasileira. Todos esses espaços, na verdade, se encontraram em apenas um: a Pré-Conferência Setorial de Dança, que aconteceu entre domingo e terça-feira (7 a 9/03), em Brasília.

Nos quase três dias de conferências (domingo foi apenas à abertura), cerca de 2 mil pessoas circularam pelas tendas montadas na Esplanada dos Ministérios. Estiveram reunidos profissionais de 14 linguagens artísticas para discutir questões ligadas às suas áreas de atuação, escolher delegados e definir estratégias a serem apresentadas na II Conferência Nacional de Cultura (CNC), que começa já nesta quinta-feira (11/03).

“A diversidade é o maior patrimônio brasileiro. Só constituiremos uma identidade brasileira se respeitarmos as diferenças. Temos que saber ouvir uns aos outros”, declarou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante a abertura.

Para discutir o presente e o futuro da dança, se reuniram mais de 150 profissionais da área, entre professores, produtores, bailarinos e coreógrafos de todos os estados. Além de dialogar sobre estratégias divididas em cinco eixos propostos (Produção Simbólica e Diversidade, Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura), os presentes votaram nos delegados que participarão da IICNC.

Mesmo com o pouco tempo disponível – o que causou cansaço e discussões muitas vezes atropeladas –os delegados (escolhidos em assembléias realizadas em seus estados) ainda assim conseguiram avanços em termos políticos, como a eleição do novo Colegiado de Dança e mais visibilidade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste durante a II CNC – cada uma dessas regiões ganhou mais uma cadeira de delegado – e também dentro do Colegiado.

A estrutura montada para o evento

A estrutura montada para o evento

Plano Nacional de Dança: caminho longo pela frente

Paralelamente às discussões sobre as estratégias que deveriam ser enviadas à CNC, o Plano Nacional de Dança (PND) ganhou grande destaque na plenária. Com um texto provisório pronto desde o meio de 2009, o documento elaborado pelo então Colegiado Setorial de Dança ainda aguarda o envio para consulta pública, onde deve ficar por, no mínimo, 45 dias (clique aqui para saber mais sobre o Plano).

“Nosso foco é no Plano, temos que garantir a permanência do projeto e seu envio logo para consulta pública. Esperamos que o novo Colegiado dê continuidade ao nosso trabalho. No geral, a metodologia das pré-conferências é frágil, com espaço dialógico muito restrito. Mas temos que aprender a trabalhar com nossas diferenças, pensar de forma colaborativa”, analisa a pesquisadora Lúcia Matos, que participou do Colegiado nos últimos dois anos e participou da elaboração do Plano.

Outra tema que gerou grande preocupação durante o encontro – e que resultou em reuniões extras – foi a renovação do Colegiado. Preocupação louvável já que os escolhidos serão o canal de diálogo direto com o Ministério da Cultura (MinC) nos próximos dois anos. Depois de uma votação no mínimo tensa, foram apontados os 15 nomes que formarão o novo Colegiado. A composição segue a seguinte divisão: cinco delegados por macro-região, nove delegados divididos pelos eixos Formação, Criação e Produção e um delegado extra que seria um participante do antigo Colegiado. Confira abaixo a nova formação.

Delegados/suplentes por região:

Região Norte
Meire Maria Monteiro Reis (TO) / Silvestre Antônio Gomes Santos (RO)

Região Nordeste
Liana Gesteira Costa (PE) / Maria Sofia Vilas Boas Guimarães (BA)

Região Centro-Oeste
Rosa Maria Leonardo Coimbra (NATO) / Kelson Joemir Panosso dos Passos (MT)

Região Sul
Marilia Annibelli Vellozo (PR) / Marta César (NATO)

Região Sudeste
Solange Borelli (SP) / Lourdes Braga de Souza Carijó (NATO)

Por eixos:

Formação
Dulce Aquino (BA) / Valéria Figueiredo (GO)
Cássia Navas (SP) / Mônica Dantas (PR)
Ana Cláudia Pinto (PA) / Denise Acquarone (RJ)

Criação
Silvia Moura (CE) / João Fernandes (AM)
Marcos Moraes (SP) /  Berenice Cruzeiro (RS)
Denise Parra (MS) / Luciana Caetano (GO)<

Produção
Claudir Cruz (RR) / Hipólito Lucena (PB)
Marise Siqueira (RS) / André Durand (AM)
Sacha Witkowski (GO) / Leonardo Serra (ES)

15º delegado
Lúcia Matos (BA) / Rosane Gonçalves (RS)

A preocupação com o PND também aparece nas estratégias elaboradas pelos participantes da Pré-Conferência para serem apresentadas na Conferência Nacional. Uma das propostas para os cinco eixos da CNC é justamente “assegurar que a versão completa do Plano Setorial de Dança (…) seja disponibilizada por um prazo mínimo de  45 dias para consulta pública e que todas as sugestões e alterações sejam consideradas pela nova composição do Colegiado Setorial de Dança, e sua versão final seja legitimada pelas instâncias legislativas em caráter de urgência”.

Estes são os nomes dos delegados/suplentes apontados para defender os interesses da categoria durante a Conferência: Rosa Coimbra (DF)/Denise Parra (MS), Sacha Witkowski (GO)/Luciana Caetano (GO), Waldemar Santos (PI)/Sidelmonio Ribeiro (PI), Silvia Moura (CE)/Liana Gesteira (PE), Odara Freitas (MA)/Jaquelene Linhares (RN), Meire Maria (TO)/Claudir Cruz (RR), Marcos André Durand Pereira (AM)/Junior Uchoa (AC), Paulo Rodrigues (RO)/João Fernandes (AM), Solange Borelli (SP)/Leonardo Serra (ES) e Marise Siqueira (RS)/Rosane Gonçalves (RS).

Mesmo diante de todas as restrições de tempo, para o diretor de Artes Cênicas da Funarte, Marcelo Bones, o resultado da Pré-Conferência foi positivo. “Conseguimos cumprir as quatro responsabilidades obrigatórias, que eram definir os delegados para a CNC, promover os debates sobre as propostas que seriam levadas, renovar o Colegiado e discutir sobre o Plano Setorial. Acho que o encontro trouxe ânimo novo, mais articulação, surgiram temas novos”, avalia.

A II CNC começa nesta quinta-feira (11/03) e vai até domingo (14/03). Para saber como foram as outras Pré-Conferências, confira os blogs setoriais criados pelo site do MinC para cada um dos segmentos.

Leia também: II Conferência Nacional de Cultura termina com a aprovação de 32 prioridades

A space dedicated to the exercise of democracy – with all of its rights and wrongs. A space to exchange ideas, a space for dialogue and (why not?) to search for consensus. Most importantly, a space to display the regional diversity that sometimes pulls apart and sometimes brings Brazilian dance closer. All of those can actually be found in the same place: Pré-Conferência Setorial de Dança (“Dance Sectoral Pre-Conference”), which took place from Sunday to Tuesday (March 7 to 9), in Brasília.

During three days of conference (on Sunday there was only an opening ceremony), about 2 thousand people circulated through the tents set up at the Ministries Esplanade. Professionals from 14 different artistic languages gathered to discuss issues related to their areas, choose delegates and trace strategies to be presented at the II Conferência Nacional de Cultura (CNC – “National Culture Conference”), which already starts this Thursday (11/03)

“Diversity is Brazil’s greatest asset. We will only build a Brazilian identity if we respect differences. We must listen to one another”, declared Culture Minister Juca Ferreira during the opening ceremony.

To discuss the present and the future of dance, more than 150 professionals, among teachers, producers, dancers and choreographers from every state got together. Besides debating strategies in the five proposed axis (Symbolic Production and Diversity, Culture, City and Citizenship; Culture and Sustainable Development; Culture and Creative Economy; and Culture Management and Institutionalization), the participants voted on the delegates who will participate in the II CNC and the new names that will compose the Sectoral Dance Electoral College.

Even with the short time available – which caused weariness and often hurried discussions – the delegates (chosen in assemblies held in their states) still managed to make political advances, such as the election of the Dance Electoral College and to bring more visibility for the North, Northeastern and Mid-Western regions during the II CNC. That is because each of these regions won the right to send more than one delegate to the National Conference.

Parallel to the discussions about the strategies that should be sent to CNC, the National Dance Plan ended up getting much attention during the assembly. With a temporary text ready since the middle of 2009, the document elaborated by the time’s Sectoral Dance Electoral College is still waiting to be put up for public consultation, where it must stay for at least 45 days.

“Our focus is on the Plan, we must assure the permanence of the project and its ready availability for public consultation. We hope the new Electoral College will continue our work. In general, the methodology of the pre-conferences is fragile, with a very restricted space for dialogue. But we must learn to work with our differences, to think in collaborative way”, analyses researcher Lúcia Matos, who was part of the Electoral College for the last two years and participated in the Plan’s preparation.

Another theme that generated much worry during the encounter – and resulted in extra meetings – was the renewal of the Electoral Collee. It was an honorable worry, since the chosen representatives will be the direct dialogue channel with the Culture Ministry (MinC) in the next two years. After a tense voting session, to say the least, 15 names were chosen to compose the new Electoral College, which was divided as follows: five delegates for each region, nine delegates divided in the areas of Training, Creation and Production and one extra delegate from the previous College.

Delegates/substitute for each region:

Northern region Meire Maria Monteiro Reis (TO) / Silvestre Antônio Gomes Santos (RO)

Northeastern region Liana Gesteira Costa (PE) / Maria Sofia Vilas Boas Guimarães (BA)

Mid-western region
Rosa Maria Leonardo Coimbra (NATO) / Kelson Joemir Panosso dos Passos (MT)

Southern region Marilia Annibelli Vellozo (PR) / Marta César (NATO)

Southeastern region Solange Borelli (SP) / Lourdes Braga de Souza Carijó (NATO)

By area:

Training Dulce Aquino (BA) / Valéria Figueiredo (GO) Cássia Navas (SP) / Mônica Dantas (PR)
Ana Cláudia Pinto (PA) / Denise Acquarone (RJ)

Creation Silvia Moura (CE) / João Fernandes (AM)
Marcos Moraes (SP) / Berenice Cruzeiro (RS)
Denise Parra (MS) / Luciana Caetano (GO)

Production
Claudir Cruz (RR) / Hipólito Lucena (PB)
Marise Siqueira (RS) / André Durand (AM)
Sacha Witkowski (GO) / Leonardo Serra (ES)

15th delegate
Lúcia Matos (BA) / Rosane Gonçalves (RS)

The preoccupation with the National Dance Plan also appears in the strategies traced by the participants of the Pre-Conference. One of the proposals for the five axis of the CNC is exactly to “make sure that the complete version of the Dance Sectoral Plan (…) is available for public consultation for at least 45 days and that all suggestions and changes are considered by the new members of the Dance Sectoral Electoral College, and its final version is legitimized by the legislature as a matter of urgency”.

Even with all the time restrictions, Marcelo Bones, director of FUNARTE’s performing art department, the result of the Pre-Conference was positive. “We were able to fulfill all four of the mandatory responsibilities, which were to define the delegates fro the CNC, to promote debates about the proposals, to renew to Electoral College and discuss the Sectoral Plan. I think the meeting brought a new breath, more articulation, new themes emerged”, he evaluates.

The II National Culture Conference starts this Thursday (11/03) and will go on until Sunday (14/03), with the participation of the delegates chosen during the Pre-Conference.