ABRA, com Adriana Belbussi Figueroa e Aurora Riet

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, a ocupação “Dança de Todas as Tribos-Tribos de Todas as Danças” do Teatro Cacilda Becker abre as portas para receber o projeto ABRA, das artistas uruguaias Adriana Belbussi Figueroa e Aurora Riet. A participação das artistas será dividida entre a realização de uma oficina de criação e investigação denominada “Proyecto ABRA: más de 100 abrazos”, gratuita e aberta ao público maior de idade, e a apresentação do espetáculo “ABRA#1 (auto-referencial)”.

ABRA propõe a criação de uma trilogia de dança contemporânea, a partir observação (quase) etnográfica, de uma olhar sensível e metódico, descritivo e atento às formas gestuais e aos usos corporais das pessoas frente a diferentes situações. As artistas tomam como base da trilogia ABRA a ideia do corpo como território do cultural, onde se encarna uma rede de expectativas comuns que condicionam o intercâmbio e a interação física entre os sujeitos sociais. Isto atribui aos gestos, mímicas, posturas, sensações e expressões, uma coerência grupal, em função de uma experiência somática compartilhada.

Na residência ‘Proyecto ABRA: más de 100 abrazos’, os grupos trabalham coletivamente, expondo-se à vivência e à observação, como protagonistas e observadores. A proposta é construir um material no qual é possível ver diferentes pessoas e a si mesmos, com seus modos de se mover e se relacionar com os outros, e experimentando o corpo como protagonista na comunicação.

As oficinas têm início no dia 21, às 14h e as inscrições podem ser feitas através do site ou pela página da ocupação no Facebook .

A ideia é despertar a atenção dos participantes para o relacionamento corporal-gestual na cidade, gerando um arquivo pessoal-grupal a partir dessa observação e das experiências cotidianas, para enriquecer os modos de estar no mundo. Ao final, será realizada uma mostra aberta com os resultados da oficina no dia 23, às 18h.

No domingo, dia 24, às 19h, Adriana e Aurora apresentam o espetáculo ABRA#1 (auto-referencial), investigando a vivência pessoal a partir das próprias biografias e corpos.

SERVIÇO: 

 

 PROYECTO ABRA: más de 100 abrazos
Dias 21, 22 e 23 (14h às 17h) e Dia 23 (às 18h)
Aberta ao público maior de idade.
Capacidade máxima de 30 pessoas.

Inscrição:
http://tinyurl.com/ayhd8xq
Mais informações
http://dancadetodasastribos.com.br/

ABRA#1 (auto-referencial)
Dia 24, às 19h
Entrada: R$20 (inteira), R$10 (meia)

TEATRO CACILDA BECKER  (Rua do Catete, 338)/ Informações ao público:(21) 2265-9933