Alkantara Festival
Começa nesta quarta-feira, 23 de maio, e se estende até, 10 de junho, o Alkantara Festival em Lisboa, Portugal. O festival que teve início em 1993, com o nome de, Danças na Cidade, consolida sua importância na cena contemporânea internacional, abrindo espaço para novos criadores, diálogos artístico culturais, difusão e promoção das artes contemporâneas internacionais, ultrapassando fronteiras territoriais, de tempo e eixos políticos. Nesta edição, que acontece em meio à crise do modelo cultural, social e econômica européia, Alkantara recebe artistas que possuem uma visão do todo, do entorno, que tendem a ser bons observadores e têm a capacidade de exprimir em suas artes os questionamentos e mudanças da contemporaniedade. Durante os dezenove dias, vinte espetáculos levarão aos palcos de Lisboa as interrogações dos novos tempos, os arquétipos sociais, políticos e de gênero.
Para o lançamento, no Teatro São Luiz, Boyzie Cekwana e Panaibra Canda, apresentam o espetáculo, The Inkomati (dis)cord, onde inspirados no acordo Inkomati contra o apartheid, que não se concretizou, abordam, com experiência de causa, a identidade e exploram as barreiras coloniais interiorizadas que continuam a alienar aspirações e histórias partilhadas. Confira a programação completa aqui.
Em paralelo acontecerão shows, palestras, workshops, seminários e lançamentos de livros. Toda a programação acontecerá em dez espaços distintos tendo como ponto de encontro a sede da Assossiação Alkantara. Confira a lista dos espaços aqui.
A sede da Alkantara fica na Calçada Marquês de Abrantes 99, Santos-o-Velho, Lisboa, Portugal.
#Siga o idança no twitter.