Arquitetura e realidade de conjunto habitacional inseridos na dança | The architecture and reality of a housing project become part of dance

Um conjunto habitacional construído nos anos 50, em Belo Horizonte, serviu de inspiração e locação para o média-metragem The big frost, mais recente projeto da Cia. Zikzira Teatro Físico. Com cerca de 5 mil habitantes, nove blocos de apartamentos, e uma arquitetura moderna belíssima, o Bairro Popular – mais conhecido como IAPI – se tornou o grande ‘achado’ da companhia e mudou o rumo inicial do filme.

“Durante nossa procura por locações, nos deparamos com um universo muito interessante no IAPI. No meio daquela arquitetura forte havia mais de 5 mil pessoas morando, sentimos ao mesmo tempo uma solidão e um formigueiro ali. A comunidade nos recebeu muito bem, foram todos receptivos. Conseguimos que três moradores cedessem seus apartamentos para nós morarmos e gravarmos”, lembra a coreógrafa da Zikzira, Fernanda Lippi. Para viver o cotidiano dos moradores do IAPI, a equipe envolvida na filmagem morou durante um mês no apartamento de dona Hermelinda.

Dirigido pelo suíço André Semenza – que também integra a Zikzira – o curta se passa em uma noite na vida de dois moradores do conjunto: uma mulher que nunca dorme e vive num mundo de fantasias e um homem sonâmbulo que vagueia cantanto pelos corredores. “Eles nunca se encontram, apesar de ele morar no apartamento embaixo do dela. O canto dele a leva a entrar na fantasia do único objeto que ela tem no quarto, o livro Orlando, de Virginia Woolf”, explica Fernanda. A mulher é vivida pela bailarina australiana Paula Lay e o homem, pelo sopranista Rodrigo Firpi.

A relação que se firmou entre a Zikzira e o conjunto habitacional fez com que a companhia modificasse o rumo inicial do projeto, que acabou se ampliando. Em poucos dias, todos os envolvidos já estavam inseridos no cotidiano do local, que tem horários e comportamentos específicos. Essa ligação entre dança, espaço e realidade suscita uma boa discussão: The big frost pode ser considerado videodança? “A arquitetura do lugar tem movimento, uma coreografia constante, mas eu não considero o filme reflexo da videodança feita hoje”, acredita Fernanda, lembrando que o ponto de partida do projeto foi a residência de Paula. “É difícil rotular, mas a motivação é diferente. Nosso objetivo não foi usar o corpo como ferramenta ou como elemento principal da história. Ele entrou no cotidiano realista”, acrescenta. Esse realismo também está simbolizado na figura do seu Chico, de 78 anos, há 50 morando no IAPI. Ele foi convidado pela equipe para encarnar um segurança que ajuda a guiar o sonâmbulo em uma das cenas. As filmagens duraram três semanas e terminaram no fim de julho e agora o material filmado está em fase de edição.

The big frost é o resultado da residência da australiana Paula Lay, que passou três meses em Belo Horizonte, trabalhando com a Zikzira dentro do projeto Artist in residence. “Estávamos sentindo a necessidade de trocar experiências com outros artistas. Esse programa teria os moldes dos realizados nos anos 60, em que os artistas tinham mais tempo para trabalhar”, explica a coreógrafa da Zikzira. “Queremos repetir a dose em 2010. Aceitamos inscrições de artistas nacionais e internacionais. Mas procuramos artistas realmente interessados em desenvolver uma pesquisa a longo prazo, aprofundada. Não queremos funcionar apenas como uma ponte para instituições internacionais”.

O idança quer saber: Para você, o que é videodança?

Leia também: O corpo na videodança

A housing project built in the 50’s in Belo Horizonte was the inspiration and location for the short-film em>The big frost, the most recent project of Cia. Zikzira Teatro Físico. Having about 5 thousand residents, nine apartment buildings and beautiful modern architecture, Bairro Popular – mostly known as IAPI – became the company’s big discovery and changed the original course of the film.

“During our search for locations, we encountered a very interesting universe at IAPI. There were over 5 thousand people living amidst that strong architecture, we felt loneliness and an anthill at the same time. The community received us warmly, everybody was very welcoming. We managed to have three residents borrow their apartments for us to live and film”, remembers Zikzira choreographer Fernanda Lippi. In order to experience the daily life of the IAPI dwellers, the film crew lived in Misses Hermelinda’s apartment for a month.

Directed by André Semenza, from Sweden – who is also part of Zikzira – the film takes place in one night in the life of two residents: a woman who never sleeps and lives in a fantasy world and sleepwalker who wanders around the hallways, singing. “They never meet, even tough he lives in the apartment below hers. His singing makes her get inside the fantasy of the only object in the room, Virginia Woolf’s Orlando”, explains Fernanda. The woman is played by Australian dancer Paula Lay and the man is played by sopranist Rodrigo Firpi.

The relationship established between Zikzira and the housing project lead the company to change the initial course of the project, which ended up expanded. In a few days, everybody involved in the shooting were already part of the routine of the place, which has specific schedules and behavior. The connection between dance, space and reality raises a very good debate: is The big frost videodance? “The place’s architecture has movement, a constant movement, but I don´t consider the film to be reflex of the videodance being produced nowadays”, states Fernanda, reminding that the project’s starting point was Paula’s residency. “It´s hard to label, but the motivation was different. Our goal was not to use the body as tool or as a main element of story. It entered the realist daily life”, she adds. This realism is also symbolized by 78 year old seu Chico, who has been living at IAPI for the last 50 years. He was invited by the crew to play a security guard who helps guide the sleepwalker in one of the scenes. Shooting lasted three weeks and was finished in the end of July and now the footage is being edited.

The big frost is the result Paula Lay’s residency. She spent three months in Belo Horizonte, working with Zikzira within the Artist in residence project. “We were feeling the need to exchange experiences with other artists. This program would follow the pattern of those carried out in the 60’s, when artists had more time to work”, explains the Zikzira choreographer. “We want to repeat the experience in 2010. We are accepting submission from national and international artists. But we are looking for artists who are really interested in developing a long term, insightful research. We don´t want to be just a bridge between international institutions”.

Idança wants to know: What is videodance for you?

Read also: The body in videodance