Página Escena 2.0

Artes cênicas no formato 2.0

Os rápidos avanços tecnológicos e a expansão da internet por países antes excluídos digitais estão levando a área de artes cênicas a explorar novos espaços de atuação. De alguns anos para cá pipocam iniciativas de redes sociais e sites criados para agrupar profissionais e amantes de dança, teatro e artes do corpo em geral, com o objetivo de diminuir as distâncias e fortalecer as relações, independentemente do país de origem dos envolvidos.

Dentro desse contexto, há cerca de seis meses nasceu na Espanha o Escena 2.0, que funciona como um ponto de encontro de artes cênicas em espanhol, um lugar onde tanto profissionais quanto amantes do teatro, da dança e demais artes interpretativas podem interagir.

“A ideia foi de uma de nossas redatoras, que é atriz e diretora teatral. Ela via a necessidade de uma rede de serviços que, além de notícias, resenhas, críticas etc fosse uma janela para a participação de quem participa ativamente e de quem apenas assiste e admira. Com cinco meses de vida ainda somos pouco conhecidos, mas estamos planejando algumas iniciativas de divulgação”, afirma um dos criadores – para não criar uma hierarquia eles preferem assinar as respostas desta entrevista como ‘a redação’.

Inspirado pelo conceito de colaboração embutido na web 2.0, o site tem como objetivo principal ser aberto à inserção de notícias, eventos e ofertas de emprego. Ele funciona como uma mescla de rede social e site jornalístico, com espaço para a publicação de textos mais extensos. Nesse caso, é necessário que o autor faça um registro através do email escena20@gmail.com. Como as coisas ainda estão bem no início, porém, por enquanto todos os interessados em ver suas notícias no ar devem enviar seus conteúdos para que sejam postados pela equipe de redatores. “Para nós é importante que os próprios profissionais escrevam seus artigos. Quem melhor que eles para difundir seu trabalho?”, afirmam os criadores.

Atualmente, a estrutura do site é a seguinte: existe um coordenador e três redatores, que trabalham em diferentes pontos da Espanha de forma independente, porém coordenada. A ideia é que a equipe cresça e alargue também as fronteiras, com colaboradores de diferentes pontos do planeta. “Queremos investir no português para que a rede se torne latinoamericana”.

Uma das primeiras ações do novo site será a organização de mostra de videodança online, cujas inscrições estão abertas até 28 de fevereiro de 2011. Os vídeos entram no ar a partir de 1º de janeiro e ficam expostos até 31 de março.

A mostra está aberta a trabalhos de todo o mundo. Os vídeos devem estar publicados em qualquer plataforma de vídeo (com alta qualidade) e não podem ultrapassar os cinco minutos de duração. A data de realização deve ser posterior a 1º de janeiro de 2009.

As inscrições devem ser feitas pelo email escena20@gmail.com, mediante envio de nome completo do autor da obra, autorização de exibição na mostra, informações sobre o vídeo, foto etc (veja a lista completa de informações exigida clicando aqui).

“Ainda não sabemos como será. Muitos vídeos já estão disponíveis na internet, será que os criadores vêem a necessidade de participar de uma mostra online? Não há prêmios em dinheiro, será que eles vão se interessar por isso? Sabemos que estamos num terreno novo ainda, mas coisas novas sempre custam mais a emplacar”, acreditam os criadores do Escena 2.0.

Mesmo ainda engatinhando em suas propostas e ações, o site surge como mais uma ferramenta de difusão das artes cênicas. “A principal diferença entre os festivais tradicionais de videodança e este, online, é a difusão. Estamos falando de quantos espectadores cabem numa sala de exibição e de quantas pessoas podem assistir aos trabalhos em qualquer parte do mundo, no momento que queira e quantas vezes queira. Além disso, dentro da mostra, o espectador poderá comparar muitas obras entre si, escolher as melhores e opinar sobre elas. Isso é internet 2.0”.