Artistas de Campinas convocam para manifestação

Representantes da classe artística de Campinas convocam para manifestação pública de repúdio contra a política cultural da prefeitura nesta quarta-feira (9/09). O ato está marcado para começar às 10h30, com concentração no Centro de Convivência. Em seguida o grupo sai em passeata até o Palácio dos Jequitibás, sede da prefeitura, onde os manifestantes lerão uma carta aberta ao prefeito.

Abaixo, leia as reivindicações da classe artística de Campinas:

1. Ausência de políticas públicas continuadas, o que configura desorganização, falta de planejamento e desconhecimento em relação ao desenvolvimento cultural da cidade.
2. Histórico de “vergonhosos calotes” a contratos assumidos com músicos, atores, dançarinos, artistas plásticos, representantes da cultura popular, cineastas, produtores áudio-visuais, escritores e poetas.
3. Desamparo a grupos e espaços culturais que desenvolvem atividades voltadas à comunidade, enriquecendo culturalmente cidadãos que estão à margem dos acessos a cultura como, por exemplo, os pontos de cultura.
4. Sucateamento e abandono dos equipamentos públicos tais como: casas de  cultura, bibliotecas, museus e teatros.
5. Ausência de programas de capacitação e treinamentos dos funcionários da cultura ligados à administração pública e, descaso com a consequente estagnação, desconhecimento e  morosidade nos atendimentos das demandas dos artistas e produtores culturais.
6. Morosidade para criação de editais transparentes e de livre concorrência para ocupação de equipamentos públicos, impossibilitando assim, a dinamização do giro cultural da cidade que proporcionaria à população uma vida cultural ativa, como em qualquer centro urbano desenvolvido.
7.  Impossibilidade do agendamento de pautas nos teatros públicos, para grupos e artistas com trabalho profissionalmente reconhecido em território nacional, obrigando as melhores produções da cidade a se apresentarem fora de seu município de contribuição fiscal.
8. Ignorância de programas e editais estaduais e federais de integração ao município que beneficiariam produtores culturais, artistas e a sociedade, e/ou falta de divulgação dos mesmos para a comunidade cultural.

POR TUDO ISSO APONTADO ACIMA DIZEMOS:
BASTA DE DESRESPEITO À CULTURA!!!!
E DE DESCASO COM SEUS ARTISTAS E PRODUTORES CULTURAIS